Pesquisar No Site
Atribuições do Conselho Tutelar são alteradas para atendimento mais ágil
Atribuições do Conselho Tutelar são alteradas para atendimento mais ágil
Foi aprovado nesta semana um projeto de lei na Câmara de Caraguatatuba que dispõe sobre as atividades, composição e atribuições do Conselho Tutelar do município.
A proposta objetiva adequar a legislação em vigor no município às inovações trazidas pela Lei Federal e resoluções do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que alteraram vários dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, adequa a lei municipal às necessidades atuais dos serviços prestados pelos conselheiros tutelares face a criação de novo conselho tutelar.
Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, levando em consideração que hoje o município conta com 10 conselheiros titulares, fez-se necessário disciplinar, entre outras situações, a jornada de trabalho a ser realizada pelos mesmos. Com isso, o Conselho Tutelar deve funcionar 24 horas todos os dias.
Para tanto, foram previstas, entre outras, as regras mínimas para cumprimento dos plantões noturnos diários e de finais de semana e feriados, além da necessidade de atendimento em ações pré-programadas.
Em Caraguatatuba funcionam dois Conselhos Tutelares, cada qual composto por cinco membros efetivos e três suplentes, escolhidos mediante voto direto, secreto e facultativo.
O Conselheiro Tutelar cumprirá jornada de até 200 horas mensais, sendo 120 horas distribuídas em seis horas diárias, obrigatoriamente na sede do Conselho ou em desenvolvimento de atividades vinculadas ao atendimento à população, inclusive fora da sede.
As demais horas deverão ser distribuídas e executadas em regime de plantão no período noturno, finais de semana e feriados, conforme disposto em Regimento Interno, ou seja, no sistema de revezamento haverá sempre um conselheiro de plantão 24 horas em cada unidade.
Todas as propostas foram sugeridas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAC), cuja minuta foi aprovada em reunião extraordinária do colegiado, ocorrida em 13 de novembro do ano passado.
Veja Também Recentes
XV de Caraguatatuba/Secer empata em 1 a 1 pela Copa Ouro sub-20 e garante classificação
O E.C. XV de Caraguatatuba/Secer está classificado para a segunda fase da Copa Ouro Sub-20 – Torneio da Associação Paulista de Futebol (APF). No sábado (1º), os caraguatatubenses empataram com o São José E.C. em 1 a 1, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug. O gol do XV
1º Festival Literário de Caraguatatuba promove extensa programação cultural no Teatro Mario Covas neste sábado
Está chegando o primeiro Festival Literário de Caraguatatuba! Neste sábado (18/10), o Teatro Mario Covas recebe a partir das 10h, uma programação cheia de atrações gratuitas para o público de todas as idades, numa iniciativa da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de
E.C. Travessão e Vasco Caraguá são campeões da 1ª e 2ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol em Caraguatatuba
O Campeonato Municipal de Futebol 2025 chegou ao fim no último domingo (9) em Caraguatatuba. Organizada pela Secretaria de Esportes e Recreação, a competição teve o E.C. Travessão e o Vasco Caraguá como campeões das 1ª e 2ª Divisões, respectivamente. Na elite do futebol municipal, o E.C. Travessão conquistou o
Fundacc promove 9º Festival de Cinema ‘Curta Caraguá’ a partir de quarta-feira
Tem início nesta quarta-feira (29/10) a nona edição do Curta Caraguá – Festival de Cinema de Caraguatatuba, uma celebração da sétima arte, voltada ao incentivo da produção audiovisual, da formação de público e da valorização de talentos da região. A programação é gratuita e segue até o dia 7 de
Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre câncer de mama em Caraguatatuba
Profissionais da rede municipal de saúde participaram de uma capacitação promovida na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com palestras voltadas ao aprimoramento técnico e ao fluxo de atendimento de pacientes com câncer de mama na sexta-feira (24). A programação incluiu a palestra do ginecologista e obstetra Dr. Fernando