Pesquisar No Site
Atribuições do Conselho Tutelar são alteradas para atendimento mais ágil
Atribuições do Conselho Tutelar são alteradas para atendimento mais ágil
Foi aprovado nesta semana um projeto de lei na Câmara de Caraguatatuba que dispõe sobre as atividades, composição e atribuições do Conselho Tutelar do município.
A proposta objetiva adequar a legislação em vigor no município às inovações trazidas pela Lei Federal e resoluções do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que alteraram vários dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, adequa a lei municipal às necessidades atuais dos serviços prestados pelos conselheiros tutelares face a criação de novo conselho tutelar.
Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, levando em consideração que hoje o município conta com 10 conselheiros titulares, fez-se necessário disciplinar, entre outras situações, a jornada de trabalho a ser realizada pelos mesmos. Com isso, o Conselho Tutelar deve funcionar 24 horas todos os dias.
Para tanto, foram previstas, entre outras, as regras mínimas para cumprimento dos plantões noturnos diários e de finais de semana e feriados, além da necessidade de atendimento em ações pré-programadas.
Em Caraguatatuba funcionam dois Conselhos Tutelares, cada qual composto por cinco membros efetivos e três suplentes, escolhidos mediante voto direto, secreto e facultativo.
O Conselheiro Tutelar cumprirá jornada de até 200 horas mensais, sendo 120 horas distribuídas em seis horas diárias, obrigatoriamente na sede do Conselho ou em desenvolvimento de atividades vinculadas ao atendimento à população, inclusive fora da sede.
As demais horas deverão ser distribuídas e executadas em regime de plantão no período noturno, finais de semana e feriados, conforme disposto em Regimento Interno, ou seja, no sistema de revezamento haverá sempre um conselheiro de plantão 24 horas em cada unidade.
Todas as propostas foram sugeridas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAC), cuja minuta foi aprovada em reunião extraordinária do colegiado, ocorrida em 13 de novembro do ano passado.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe competição de Hyrox pela primeira vez no Litoral Norte
Neste sábado (1º), das 8h às 21h, Caraguatatuba será palco, pela primeira vez no Litoral Norte, de uma etapa da Hyper Fitness Racing, competição que reúne corrida e exercícios funcionais em um dos formatos esportivos que mais crescem no mundo: o Hyrox. O evento será realizado na Praça da Cultura,
Caraguatatuba recebe workshop sobre navegação com especialistas e apoio da Marinha do Brasil
Um dos eventos planejado para agosto em Caraguatatuba é o Workshop de Navegação Porto do Rio 2026, marcado para o dia 8, com palestras sobre segurança no mar, meteorologia e preservação ambiental. A atividade é aberta ao público, mediante inscrição prévia pela plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/workshop-de-navegacao/3483921. As vagas são
Fundo Social entrega cobertores ao Lar São Francisco de Assis dentro da Campanha do Agasalho 2026
O Fundo Social de Caraguatatuba entregou cobertores e kits alimentação ao Lar São Francisco de Assis, que assiste atualmente aproximadamente 87 idosos e familiares no município, além de administrar uma Instituição de Longa Permanência no Pontal de Santamarina e um Centro de Convivência, na sede, no Perequê-Mirim. A ação faz
27º Festival do Camarão de Caraguatatuba valoriza cultura caiçara e fortalece economia local
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza de 16 a 26 de julho, a 27ª edição do Festival do Camarão, na Praça da Cultura, no Centro. Promovido em parceria com o Governo Municipal, a Secretaria Municipal de Turismo e a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, o
Instituto de Pesquisas Técnicas realiza levantamento das áreas de risco em Caraguatatuba
Equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba e da Secretaria Municipal de Habitação acompanharam os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o pesquisador e geólogo, Lucas Henrique Sandre, e o técnico especializado em edificações, Rogério Luiz Bastos, em visita aos bairros Jardim Santa Rosa, Olaria, Casabranca, Rio do Ouro e