Pesquisar No Site
Caraguatatuba intensifica a guerra contra a dengue

Caraguatatuba intensifica a guerra contra a dengue
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou hoje (08/02) uma força-tarefa para realizar o bloqueio mecânico da dengue, que consiste na verificação e retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, em ruas do bairro Martim de Sá, região central da cidade. No bairro, foi registrado um caso de dengue hemorrágica, cujo morador veio a óbito. Está em investigação se a doença foi contraída em Caraguatatuba ou fora do município.

#PraCegoVer: Dois funcionários da Sesep carregam resíduos com pás para uma escavadeira (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Após o bloqueio mecânico, o bairro também receberá equipes para pulverização de inseticida. No bairro Casa Branca, onde foi registrado outro caso positivo de dengue, o CCZ já está realizando hoje a aplicação de inseticida de casa em casa. Amanhã, as operações prosseguem.
Capacitação
A Secretaria de Saúde realizou ontem (07/02), em caráter extraordinário, uma “Sala de Situação Emergencial”, reunindo representantes de unidades de saúde consideradas portas de entrada, para estabelecer medidas de combate à dengue em toda a cidade.
Participaram representantes das Unidades de Pronto Atendimento, das Unidades Básicas de Saúde, da Casa de Saúde Stella Maris, do Centro Médico São Camilo, do Hospital Santos Dumont, da Vigilância Epidemiológica da cidade, entre outras.
Uma das ações definidas será a realização, no dia 15 (sexta-feira), de um curso para capacitação de médicos e enfermeiros, que serão multiplicadores de informações atualizadas sobre a doença, levando para demais profissionais da área.

#PraCegoVer: Agente do CCZ com uniforme e equipamentos de segurança e pulverizador entram em uma casa Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Outra medida será o treinamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que têm a atribuição de orientar a população sobre o agente transmissor, as doenças transmitidas e as formas de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do Aedes aegypti.
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, Caraguatatuba tem registrado cinco casos suspeitos de dengue, dois positivos, sendo que um deles foi à óbito. Em 2018, foram registrados apenas nove casos da doença e em 2017, foram 13 casos.
Operação Cata-Treco
A Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou para hoje e amanhã (sábado), duas retroescavadeiras e caminhões para uma Operação Cata-treco nos bairros Olaria, Casa Branca e Martim de Sá. Os moradores devem aproveitar a oportunidade para descartar materiais inservíveis, ou seja, objetos com risco de virarem criadouro do mosquito da dengue, que deixem estes objetos para fora de casa durante o horário da operação para que possam ser recolhidos.
Conheça os principais sintomas da Dengue:
Dengue Clássica
Febre alta com início súbito
Forte dor de cabeça
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
Perda do paladar e apetite
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
Náuseas e vômitos
Tonturas
Extremo cansaço
Moleza e dor no corpo
Muitas dores nos ossos e articulações
Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Sintomas:
Dores abdominais fortes e contínuas
Vômitos persistentes
Pele pálida, fria e úmida
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
Manchas vermelhas na pele
Sonolência, agitação e confusão mental
Sede excessiva e boca seca
Pulso rápido e fraco
Dificuldade respiratória
Perda de consciência
20 pontos que podem ser criadouros do Aedes aegypti
Aparadores de água de filtro
Área de descarte de sacos de lixo
Bandejas de ar condicionado/geladeiras
Banheiros/Instalações sanitárias
Caixas d’água/Reservatórios/Depósito de água
Tonéis, barris e tanques
Caixas de passagem de água
Calhas
Casas de máquinas de elevador
Geral de áreas externas
Escoadouros de áreas externas
Hortas e vasos em janelas e sacadas
Lajes
Lonas de cobertura
Marquises/Telhados
Móveis de jardim
Piscinas, fontes e espelhos d’água
Sucatas abandonadas/Objetos expostos ao tempo
Tanques, pias e ralos
Muros com cacos de vidro
Veja Também Recentes

Mais de 80 equipes disputam Copa da Criança de Futsal 2025 em Caraguatatuba
A Copa da Criança de Futsal 2025 começa no dia 11 de junho em Caraguatatuba com a proposta de incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O torneio reúne equipes das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, e será disputado nas categorias

Projeto Dentista na Escola chega ao último dia de atividades neste sábado no Perequê-Mirim
Estudantes e familiares que moram na região sul de Caraguatatuba estão convidados a participar do último dia de ação do projeto Dentista na Escola, que será realizado no CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, neste sábado (31), às 9h. Os participantes vão receber orientações sobre cuidados com a saúde bucal

Terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol é neste domingo em Caraguatatuba
O Torneio da Cidade de Caraguatatuba chega à terceira rodada neste domingo (25) com confrontos que reúnem tradicionais equipes locais e prometem agitar os torcedores com duelos disputadíssimos. Serão dez partidas ao longo do dia, distribuídas entre o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o Campo do Poiares e o

Audiências Públicas da Política Nacional Aldir Blanc iniciam na próxima quarta-feira
Na próxima quarta-feira (11/6), às 18h, iniciam as audiências públicas do 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, em Caraguatatuba. O primeiro encontro será realizado no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). No dia 17/6 (terça-feira), a audiência será

Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza descentralizada dos bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com os trabalhos de zeladoria ao longo da semana nos bairros Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jardim das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos, Indaiá, Ponte Seca, Caputera, Estrela D’Alva Casa Branca, Jetuba, Capricórnio II, Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da