Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba oferece esportes adaptados para pessoas com deficiência

divulgação
Prefeitura de Caraguatatuba oferece esportes adaptados para pessoas com deficiência

#PraCegoVer: duas pessoas sentadas em cadeira de rodas enquanto lançam a bola da partida do jogo de bocha. Técnico observa o jogo. (Foto: Luis Gava/PMC)

Pessoas com qualquer tipo de deficiência que queiram praticar esportes, com interesse em participar de competições ou em apenas realizar alguma atividade física, podem procurar a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer), para realizar a inscrição.

As modalidades oferecidas são natação, bocha, atletismo ou rollerski (esqui com rodas), este último, implantado neste ano. Dentro de cada categoria, o atleta pode seguir para diferentes segmentos.

As inscrições devem ser feitas na Secer, no endereço Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia (dentro do Centro Esportivo Municipal). Podem se inscrever pessoas com mais de 10 anos de idade, munidas de RG, CPF, atestado de aptidão física e avaliação médica da patologia.

Atualmente, o setor de esportes adaptados da Secer, possui 62 atletas, sendo 28 de alto rendimento, aqueles que treinam com foco em competição e representam o município em diferentes campeonatos.

Segundo o diretor de esportes adaptados, Marcio Prado, Caraguatatuba possui vários atletas competindo em grandes níveis, alcançando diversos títulos. “Temos atleta com recorde das Américas; vice-campeão sul-americano e até que compõem o ranking nacional”, disse.

“A prática de esportes é essencial para a saúde física e mental de qualquer pessoa e para as pessoas com deficiência pode significar muito além de apenas uma atividade física. Eles adquirem mais confiança em si mesmos, autoestima, além de benefícios de força e motivação”, destaca Marcio.

#PraCegoVer: atleta sozinha em cadeira do esporte rollerski na cor rosa, praticando esporte com auxilio de bastão, enquanto desce pequena ladeira. A cadeira é feita de ferro, com rodinhas no chão. Ao fundo uma grande árvore e um homem andando. (Foto: Luis Gava/PMC)

O professor de esportes adaptados, Rodrigo Brandt, conta que além atividades para atletas de alto rendimento, também oferecem aulas de iniciação, para quem busca inclusão social por meio do esporte.

“No convívio com os alunos, eles desabafam e contam que a iniciação no esporte, foi um divisor de águas em suas vidas. Muitos limites que eram impostos por eles mesmos foram superados. Hoje, alcançaram autonomia e independência na realização de tarefas simples do dia a dia, graças a melhora física conquistada pelo esporte”, conta Rodrigo.

Os treinos são realizados diariamente, nos períodos da manhã e tarde. Primeiramente os alunos passam por avaliação física para detectar os pontos fortes e fracos e qual modalidade seguir; preparação física; coleta de dados; treinamento e por último, equipe de alto rendimento, quando alcançam um nível mais alto e passam a receber bolsa paratleta.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última semana uma ação comunitária com o tema Abril Azul, em homenagem ao mês de conscientização sobre o autismo. O evento teve lugar no CRAS Sul, “Maria Luiza Bourabeby”, e contou com a participação de aproximadamente 40

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba recebe Torneio de Pesca neste final de semana
Caraguatatuba recebe Torneio de Pesca neste final de semana

A praia do Massaguaçu será palco de mais um Torneio de Pesca neste final de semana. O 55º Torneio de Pesca Adc Embraer “Ozires Silva” espera receber 200 competidores no sábado e domingo (27 e 28). A primeira etapa no sábado terá início às 13h até às 17h30 e no

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba Poiares assumiu a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Além disso, através da parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba está trabalhando na contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que teve as margens desmoronadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024