Pesquisar No Site
Agentes comunitários de saúde de Caraguatatuba podem receber adicional de insalubridade.
Agentes comunitários de saúde de Caraguatatuba podem receber adicional de insalubridade.
A Lei Municipal 2.450/2018 assegurou aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s o direito ao adicional de insalubridade, levando em consideração o exercício de trabalho de forma habitual e permanente em condições insalubres acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo órgão competente do Poder Executivo Federal.
Para requerer o direito, o trabalhador pode solicitar o adicional no setor de Protocolo Geral localizado no Paço Municipal, no Centro. Após o requerimento formal do interessado, o pedido será encaminhado ao Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho para análise com base nas Leis 11.350/2006 (Federal), 13.342/2016, Lei 1.990/2011 (Municipal/ cria o cargo de agente comunitário de saúde), Decreto 80/2013 (regulamenta o art. 103, da lei complementar nº 25/07 – Estatuto do Servidor, que dispõe sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade aos servidores públicos municipais de Caraguatatuba) e Anexo nº 14 da NR 15 (Atividades e Operações Insalubres) do Ministério da Justiça (responsável pela fiscalização das normas trabalhistas e a concessão de carteiras sindicais desde janeiro de 2019).
Os técnicos de segurança do trabalho vão até a local, onde o agente de saúde exerce as atividades inerentes ao cargo. Em seguida um relatório será elaborado para apreciação do médico do trabalho. A concessão do benefício levará em consideração a análise de cada caso de acordo com a situação de exposição insalubre do requerente.
Atualmente, a Prefeitura de Caraguatatuba possui 140 agentes comunitários de saúde em seu quadro. Pelo Decreto 80/2013, o exercício em atividade em condições insalubres, em caráter habitual ou permanente, garante ao servidor o recebimento de um adicional correspondente a 40%, 20% ou 10% sobre um salário mínimo nacional, com exceção do técnico de radiologia que será calculado sobre o salário base do cargo, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
O setor de Protocolo Geral da Prefeitura de Caraguatatuba fica na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro. O telefone é o (12) 3897-8100. Mais informações também podem ser obtidas pelo (12) 3897-8153. O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h30.
Veja Também Recentes
Conselho Municipal de Assistência Social inicia nova gestão com cinco comissões e medidas de transparência
O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba iniciou oficialmente os trabalhos da gestão 2026–2028 durante reunião extraordinária realizada na última quarta-feira (28), na sede dos Conselhos Municipais, no Indaiá. O encontro foi conduzido pela presidente Leda Maria Goulart de Oliveira e marcou o início das atividades dos conselheiros
3º Fecica leva atrações circenses gratuitas à Praça da Cultura na próxima semana
Nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), a Praça da Cultura recebe o 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Com programação gratuita, o evento é realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A programação tem início no sábado (17), com o corso de
Caraguatatuba conta com 120 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 120 vagas de emprego nesta quarta-feira (7), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Prefeitura de Caraguatatuba concede ponto facultativo do Dia do Servidor Público no dia 30 de outubro
A Prefeitura de Caraguatatuba terá ponto facultativo na próxima sexta-feira (30), após a transferência da data em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Com isso, o expediente regular nas repartições públicas municipais será retomado após o feriado de Finados, na terça-feira (3/11). A mudança foi
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba termina na próxima quinta-feira (29/10)
Os contribuintes têm até quinta-feira (29/10) para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Anteriormente, o Decreto Municipal nº 2.578, de 28 de agosto de 2026, tinha prorrogado o prazo da vigência do Refis por mais 60 dias, de