Pesquisar No Site
Banco de Leite recebe doação de 100 potes do Rotary Club Caraguatatuba Poiares

Banco de Leite recebe doação de 100 potes do Rotary Club Caraguatatuba Poiares
Nesta quinta-feira (31/01), o Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba recebeu um reforço no trabalho de apoio ao aleitamento materno no município. O Rotary Club Caraguatatuba Poiares doou à unidade 100 potes de vidro incolor de boca larga e com tampa plástica de 200 ml. São estas as características de potes que salvam vidas e, semanalmente, têm gerado o leite que é doado aos bebês recém-nascidos na Casa de Saúde Stella Maris.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, recebeu o presidente do Rotary Club Caraguatatuba Poiares, Dante Bachi Junior e sua equipe, na Secretaria de Saúde, para a cerimônia de doação e agradeceu o gesto de carinho e apoio às ações do BLH. “A parceria entre poder público e entidades filantrópicas é muito importante; pois sempre quem ganha é a população. Esta é uma iniciativa muito bem vinda pelo prefeito Aguilar Junior, pois faz parte da gestão humanizada da atual gestão”.
A coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), responsável pelo Banco de Leite Humano, afirma que existem 80 doadoras cadastradas, mas apenas 20 mulheres são doadoras ativas no momento, em razão da volta ao trabalho da maioria. Inaugurado em abril de 2018, no início, eram recebidos cerca de 6 litros de leite por semana. No momento, este número caiu para 4 litros doados semanalmente.
“O apoio ao aleitamento materno é um dever de todo cidadão. Por semana, nosso Banco de Leite tem doado 2 litros de leite para a Casa de Saúde Stella Maris, prioridade na recepção do leite armazenado. Assim, temos uma imensa alegria em receber este reforço por parte do Rotary Club Caraguatatuba Poiares com estas doações. Estamos extremamente gratos”, afirma.
O presidente do Rotary club Caraguatatuba Poiares, Dante Bachi Junior, destaca que o grupo tem um grande interesse em apoiar e continuar apoiando as ações do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba. “Queremos que este Banco de Leite seja um sucesso e sempre ajudaremos, por meio de nossos eventos para a arrecadação de fundos para apoiarmos às ações da comunidade”, ressaltou.

Imagem2: #PraCegoVer: Foto mostra os 100 potes de vidro incolor de boca larga e com tampa plástica de 200 mlcolocados em cima de uma toalha amarela. Frascos tem o nome Rotary Club de Caraguatatuba Poiares registrado de um lado do vidro e do outro lado do frasco tem um medidor de (Foto: Luis Gava/PMC)
Doações
O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba aceita constantemente doações de potes de vidro com tampa de plástico para armazenamento do leite recebido.
Além disso, mulheres em período lactacional (nutrizes), interessadas em doar leite materno, podem entrar em contato diretamente com o Ceami e BLH para agendar entrevista. Logo após contato, as candidatas à doação passarão por triagem para garantir a segurança da saúde da criança. Após análise e aprovação, a mãe doadora receberá frascos esterilizados para armazenamento do leite e informações sobre a devida forma de coleta.
Como preparar o frasco para armazenar o leite materno?
– Escolha um frasco de vidro incolor de boca larga e com tampa plástica;
– Retire todos os rótulos, inclusive os papéis da tampa;
– Lave bem o frasco com água e sabão e depois ferva a tampa e o frasco por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
– Escorra o vidro e a tampa sobre um pano limpo até secarem;
– Depois de secos, feche bem o frasco;
– Identifique o frasco de vidro com seu nome, a data e a hora da coleta.
Serviço:
Banco de Leite Humano de Caraguatatuba
Avenida Maranhão, n. 451 – 1º andar
Jardim Primavera
Telefone: 3897-2102
Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata
Veja Também Recentes

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela