Pesquisar No Site
Exposição de presépios ‘Família, Arte e Fé’ chega ao MACC na quarta-feira

Exposição de presépios ‘Família, Arte e Fé’ chega ao MACC na quarta-feira

#PraCegoVer – Presépio de cerâmica colorida com três Reis Magos ao menino Jesus, Maria e São José. (Foto: Divulgação)
No clima do Natal, o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe, a partir de quarta-feira (12), às 19h, a exposição da coleção de presépios da professora Evania Escudeiro, ‘Família, Arte e Fé’. A mostra fica em exibição até 7 de janeiro de 2019 e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 13h às 21h.
Ao todo, são 77 peças das mais variadas formas. Dos itens que estarão em exposição, 34 representam a Sagrada Família, variando em esculturas e guirlandas. Tem também itens de madeira, livro, quadro com cartões de Natal, imagens de papel, panos de prato, panô de Natal e 35 presépios de materiais variados como madeira, gesso, porcelana, resina, papel, vidro, biscuit, pedra sabão, sabonete, cerâmica, feltro, juta e até mesmo de bucha, confeccionado pela própria artista que, atualmente, trabalha em um novo presépio produzido de embalagens plásticas.
Para a colecionadora, artista, professora de arte e pedagoga Evania Escudeiro, “colecionar presépios é mais que uma forma de entretenimento, é um hobby. É uma atividade importante pela qual consigo acessar um mundo formado por minha memória familiar, minha fé, minha imaginação e meu senso estético e artístico”.
Evania conta que seu interesse por presépios surgiu ainda na infância e adolescência quando ajudava sua mãe a montar um presépio que ela havia ganhado de sua tia. Já adulta, ela decidiu resgatar a tradição para suas filhas e adquiriu um lindo presépio de madeira que viu em uma vitrine de loja.
Mas a idéia de colecionar só surgiu muito tempo depois. Em 2010, Evania conheceu seu segundo marido, João Carlos de Brito, e após algum tempo desanimada de enfeitar a casa, a motivação dele a fez retomar suas tradições nas festas de fim de ano.
Ela conta que eles começaram com novas luzes para a varanda, enfeites e um novo presépio de resina. Nos anos que se seguiram vieram novos presépios e mais luzes. “De ano em ano e a cada lugar que íamos ficávamos mais eufóricos”. Assim surgiu a coleção, na busca de presépios que fossem confeccionados de materiais diferentes e inusitados.
Evania diz que a busca pela materialidade nos presépios começou com seus estudos sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, que representava em uma de suas situações de aprendizagem

#PraCegoVer – Anjo envolve São José, Maria e o menino Jesus com suas asas em escultura de mármore branco da Sagrada Família. (Foto: Divulgação)
a questão ‘Com que material você faz arte?’.
A arista desenvolveu, ainda, com seus alunos da Escola Estadual Mário Trombini, em 2009, um projeto de confecção de presépios pesquisando os mais diferentes tipos de materiais e montou um presépio vivo para apresentar na Mostra Cultural, realizada pela Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, onde trabalha desde 2010 como professora coordenadora do núcleo pedagógico.
A cada Estado, cidade ou loja que visita, o foco da artista é na busca da cor, textura, materialidade e na representação de algo que é sagrado para ela, “A família, a Fé e a Arte”.
Evania Escudeiro destaca que “a exposição é uma forma de homenagear meu esposo João Carlos de Brito, falecido em março de 2016. Grande incentivador do meu “colecionismo” e parceiro na busca das mais lindas e significativas peças”.
Serviço
Exposição ‘Família, Arte e Fé’ – Coleção de Presépios de Evania Escudeiro
Dia: 12/12
Abertura: 19h
Visitação: de terça-feira a sábado, das 13h às 21h
Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba
Mais informações: (12) 3883-9980
Veja Também Recentes

Espaço da Memória celebra e divulga cultura tradicional caiçara no 26º Festival do Camarão
O 26º Festival do Camarão segue até o próximo domingo (27/7), na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Além da tradicional gastronomia caiçara à base do crustáceo, o evento promove diversas atrações culturais e artísticas. Entre os destaques da programação, está o Espaço da Memória, sob direção do Arquivo Municipal Arino

Alunos do Curso de Mecânica Automotiva Básica participam de aula prática em Caraguatatuba
Na aula de quinta-feira (17), do curso de Mecânica Automotiva Básica foi dia dos alunos colocarem a mão na massa. Os participantes conheceram peças desmontadas, que compõem os sistemas principais de um carro – direção, freios, motor e suspensão e também viram num automóvel modelo Corsa, onde estão cada uma.

Campeonato Municipal de Futsal 2025 abre inscrições para Séries Ouro Prata e Bronze
Está aberto o período de inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025 em Caraguatatuba. As equipes das Séries Ouro, Prata e Bronze já podem retirar as fichas de inscrição, com prazo até o dia 2 de setembro, data em que ocorre o Congresso Técnico, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Abertura do 20º Festival da Tainha reúne centenas de pessoas na região sul de Caraguatatuba
Teve início na última quarta-feira (9/7), na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul, a 20ª edição do Festival da Tainha. O evento celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara e é uma realização do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência