Pesquisar No Site

Exposição de presépios ‘Família, Arte e Fé’ chega ao MACC na quarta-feira

Publicado em: 11/12/2018
presepio
Exposição de presépios ‘Família, Arte e Fé’ chega ao MACC na quarta-feira

#PraCegoVer – Presépio de cerâmica colorida com três Reis Magos ao menino Jesus, Maria e São José. (Foto: Divulgação)

No clima do Natal, o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe, a partir de quarta-feira (12), às 19h, a exposição da coleção de presépios da professora Evania Escudeiro, ‘Família, Arte e Fé’. A mostra fica em exibição até 7 de janeiro de 2019 e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 13h às 21h.

Ao todo, são 77 peças das mais variadas formas. Dos itens que estarão em exposição, 34 representam a Sagrada Família, variando em esculturas e guirlandas. Tem também itens de madeira, livro, quadro com cartões de Natal, imagens de papel, panos de prato, panô de Natal e 35 presépios de materiais variados como madeira, gesso, porcelana, resina, papel, vidro, biscuit, pedra sabão, sabonete, cerâmica, feltro, juta e até mesmo de bucha, confeccionado pela própria artista que, atualmente, trabalha em um novo presépio produzido de embalagens plásticas.

Para a colecionadora, artista, professora de arte e pedagoga Evania Escudeiro, “colecionar presépios é mais que uma forma de entretenimento, é um hobby. É uma atividade importante pela qual consigo acessar um mundo formado por minha memória familiar, minha fé, minha imaginação e meu senso estético e artístico”.

Evania conta que seu interesse por presépios surgiu ainda na infância e adolescência quando ajudava sua mãe a montar um presépio que ela havia ganhado de sua tia. Já adulta, ela decidiu resgatar a tradição para suas filhas e adquiriu um lindo presépio de madeira que viu em uma vitrine de loja.

Mas a idéia de colecionar só surgiu muito tempo depois. Em 2010, Evania conheceu seu segundo marido, João Carlos de Brito, e após algum tempo desanimada de enfeitar a casa, a motivação dele a fez retomar suas tradições nas festas de fim de ano.

Ela conta que eles começaram com novas luzes para a varanda, enfeites e um novo presépio de resina. Nos anos que se seguiram vieram novos presépios e mais luzes. “De ano em ano e a cada lugar que íamos ficávamos mais eufóricos”. Assim surgiu a coleção, na busca de presépios que fossem confeccionados de materiais diferentes e inusitados.

Evania diz que a busca pela materialidade nos presépios começou com seus estudos sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, que representava em uma de suas situações de aprendizagem

#PraCegoVer – Anjo envolve São José, Maria e o menino Jesus com suas asas em escultura de mármore branco da Sagrada Família. (Foto: Divulgação)

a questão ‘Com que material você faz arte?’.

A arista desenvolveu, ainda, com seus alunos da Escola Estadual Mário Trombini, em 2009, um projeto de confecção de presépios pesquisando os mais diferentes tipos de materiais e montou um presépio vivo para apresentar na Mostra Cultural, realizada pela Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, onde trabalha desde 2010 como professora coordenadora do núcleo pedagógico.

A cada Estado, cidade ou loja que visita, o foco da artista é na busca da cor, textura, materialidade e na representação de algo que é sagrado para ela, “A família, a Fé e a Arte”.

Evania Escudeiro destaca que “a exposição é uma forma de homenagear meu esposo João Carlos de Brito, falecido em março de 2016. Grande incentivador do meu “colecionismo” e parceiro na busca das mais lindas e significativas peças”.

 

Serviço

Exposição ‘Família, Arte e Fé’ – Coleção de Presépios de Evania Escudeiro

Dia: 12/12

Abertura: 19h

Visitação: de terça-feira a sábado, das 13h às 21h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba

Mais informações: (12) 3883-9980

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Futsal (1)
Caraguatatuba conquista bons resultados no futsal feminino

O futsal feminino de Caraguatatuba vive um momento de afirmação nas competições regionais, com resultados importantes tanto na categoria adulta quanto nas categorias de base. No último domingo (12), a equipe adulto (Geração) venceu o Fúria/São José dos Campos por 2 a 0, em partida válida pela quarta rodada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 16/04/2026
Graduandos da Universidade Belas Artes ministram oficina “Arte no Cinema” nesta sexta-feira em Caraguatatuba
Graduandos da Universidade Belas Artes ministram oficina “Arte no Cinema” nesta sexta-feira em Caraguatatuba

O Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) recebe nesta sexta-feira (10/4), das 14h às 18h, a oficina “Arte no Cinema”, uma imersão fotográfica e audiovisual da teoria à prática. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link https://tinyurl.com/ys6nv6a2. A atividade é uma iniciativa da Café Cosmos

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2026
Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade 2026 começam nesta quinta-feira
Corrida de Aniversário da Cidade 2026: entrega de kits começa neste sábado

Caraguatatuba se prepara para uma das principais atrações da programação de 169 anos de história. A Corrida de Aniversário da Cidade 2026 já é sucesso antes mesmo da largada. As inscrições estão encerradas, com mil atletas confirmados na prova principal de 6,5 km e outros 100 participantes na categoria Kids.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 17/04/2026
54710914619_6ebdc97cc1_o
Rock & Beer 2026 abre inscrições para expositores e traz programação com shows e gastronomia em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba abriu inscrições para interessados em participar do festival Rock & Beer 2026, que será realizado de 21 a 24 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. O evento promete reunir shows de rock, cerveja artesanal e oferta gastronômica. O chamamento público é destinado a produtores

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/04/2026
Caraguatatuba se prepara para 16ª encenação da Paixão de Cristo
Caraguatatuba se prepara para 16ª encenação da Paixão de Cristo

Os preparativos para a 16ª edição da Paixão de Cristo em Caraguatatuba estão a todo vapor. A produção do espetáculo avança intensamente na preparação de figurinos, montagem de cenário e organização de toda a estrutura necessária para receber moradores e visitantes em um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/03/2026