Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove Caminhada Novembro Azul nesta segunda-feira (26/11)

Caraguatatuba promove Caminhada Novembro Azul nesta segunda-feira (26/11)

#PraCegoVer: Pessoas realizam caminhada vestidas de azul, em 2017, em menção ao Novembro Azul nas ruas de Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)
Em menção ao mês de prevenção ao câncer de próstata, Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira (26/11) a Caminhada Novembro Azul, em parceria com a Rádio Caraguá FM. A saída será às 16h30 em frente ao Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Madre Teresa do Calcutá.
A caminhada será encerrada na Praça Cândido Mota com sorteios de cortes de cabelo; canecas e saquinhos com kit Novembro Azul, contendo camiseta, boné e botom. O evento está aberto a toda população que é convidada a ir com peças de roupa azul para participação no sorteio.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, o mês de novembro tornou-se “Azul” para lembrar aos homens a partir dos 40 anos sobre a importância do combate à doença, por meio da prevenção. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos.
Por esta razão, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza mensalmente 380 vagas em urologia no município, distribuídas entre o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEM), Casa de Saúde Stella Maris e Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Além disso, durante o Novembro Azul, todas as Unidades Básicas de Saúde contam com uma programação especial voltada aos homens
Segundo o Ministério da Saúde, homens vivem, em média, sete anos e meio a menos que as mulheres. As principais causas de mortalidade masculina entre 20 e 59 anos são as causas externas, como agressões e acidentes de veículos, que correspondem a 89.528 óbitos (36,4%).
Em seguida, vêm as doenças do aparelho circulatório – infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca –, que correspondem a 43.518 óbitos (17,7%); neoplasias (brônquios e pulmões, estômago), que correspondem a 29.274 óbitos (11,9%) e doenças do aparelho respiratório (12.388 óbitos ou 5%).
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 84 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 84 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência

Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local
Quarenta estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR) concluíram o 1º evento Hackathon do litoral norte paulista, realizado no município entre os dias 5 e 7 de julho. A iniciativa do instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, desafiou os participantes em uma maratona

26º Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
Segue nesta semana, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão – uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais