Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove Caminhada Novembro Azul nesta segunda-feira (26/11)

Caraguatatuba promove Caminhada Novembro Azul nesta segunda-feira (26/11)

#PraCegoVer: Pessoas realizam caminhada vestidas de azul, em 2017, em menção ao Novembro Azul nas ruas de Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)
Em menção ao mês de prevenção ao câncer de próstata, Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira (26/11) a Caminhada Novembro Azul, em parceria com a Rádio Caraguá FM. A saída será às 16h30 em frente ao Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Madre Teresa do Calcutá.
A caminhada será encerrada na Praça Cândido Mota com sorteios de cortes de cabelo; canecas e saquinhos com kit Novembro Azul, contendo camiseta, boné e botom. O evento está aberto a toda população que é convidada a ir com peças de roupa azul para participação no sorteio.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, o mês de novembro tornou-se “Azul” para lembrar aos homens a partir dos 40 anos sobre a importância do combate à doença, por meio da prevenção. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos.
Por esta razão, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza mensalmente 380 vagas em urologia no município, distribuídas entre o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEM), Casa de Saúde Stella Maris e Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Além disso, durante o Novembro Azul, todas as Unidades Básicas de Saúde contam com uma programação especial voltada aos homens
Segundo o Ministério da Saúde, homens vivem, em média, sete anos e meio a menos que as mulheres. As principais causas de mortalidade masculina entre 20 e 59 anos são as causas externas, como agressões e acidentes de veículos, que correspondem a 89.528 óbitos (36,4%).
Em seguida, vêm as doenças do aparelho circulatório – infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca –, que correspondem a 43.518 óbitos (17,7%); neoplasias (brônquios e pulmões, estômago), que correspondem a 29.274 óbitos (11,9%) e doenças do aparelho respiratório (12.388 óbitos ou 5%).
Veja Também Recentes

Mostra Novo Cinema Mexicano segue nesta sexta comexibição de filmes na Casa da Democracia
Segue nesta sexta-feira (30/5), às 19h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, a Mostra Novo Cinema Mexicano – uma realização do Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do Consulado

Abertas inscrições para “Caraguá a Gosto 2025 – origens”
Um dos eventos mais aguardados do ano, o Caraguá a Gosto, chega à sua 20ª edição e celebra a identidade local em diferentes culinárias. Restaurantes e quiosques já podem se inscrever para o concurso gastronômico a partir de terça-feira (20), até o dia 13 de junho, por meio de formulário

Governo atualiza dados de beneficiários do BPC na Casa de Repouso Clam em Caraguatatuba
A equipe do Cadastro Único do Governo Municipal esteve, na manhã desta quinta-feira (29), na Casa de Repouso Clam, no bairro Jardim Britânia, para atualização dos dados dos idosos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A visita integrou as ações da Secretaria de Assistência Social voltadas à regularização

Fundo Social de Caraguatatuba realiza primeira reunião do Conselho Deliberativo com apresentação de ações e metas
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou, na segunda-feira (26), a primeira reunião do Conselho Deliberativo, com a presença da primeira dama e presidente do Fundo Social, Dra, Talita Carneiro. No encontro, Dra. Talita agradeceu a presença e o engajamento dos conselheiros que aceitaram compor o grupo. Na sequência, foram apresentados

Administração convoca novos aprovados do Concurso de 2023 em quatro funções
Mais dez aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 são aguardados para entregar a documentação referente à posse até a próxima sexta-feira (30/5), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a convocação,