Pesquisar No Site

Caraguatatuba forma 1.140 estudantes no Programa Bombeiro na Escola

Publicado em: 23/11/2018
Destaques
IMG1
Caraguatatuba forma 1.140 estudantes no Programa Bombeiro na Escola

#PraCegoVer: O mascote faísca com braços erguidos animando os alunos (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, promoveu nesta sexta-feira (23/11) a formatura de 1.140 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II de 10 escolas municipais.

O programa tem como foco estimular os alunos à prática de princípios éticos e à prevenção de acidentes. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom) e os alunos tiveram aulas de Pronto Socorrismo, Prevenção de Acidentes Domésticos, Noções de Salvamento, Cidadania e Ética e Preservação do Meio Ambiente.

A cerimônia simbólica foi realizada no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas) do Travessão e contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas, o Cel PM Rogério Bernardes Duarte (diretor-presidente da Fundabom), o Cel PM Mauro Lopes dos Santos (sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo), o Cel Saint Clair (coordenador da Fundabom), o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar, a secretária de Educação, Márcia Paiva, o vereador De Paula, além do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Foram selecionados para a cerimônia os alunos das escolas EMEF Profº Euclides Ferreira e CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, ambas do Perequê-Mirim.

O mascote do evento, o dálmata Faísca, também esteve presente para animar os adolescentes ao som da Fanfarra Municipal Comunidade Alaor (Famcal) e sob a regência do maestro Marcos Silveira dos Santos, o Marcão.

O diretor-presidente da Fundabom, Cel PM Rogério Bernardes Duarte, destacou que o Bombeiro na Escola é um programa educacional e comunitário. “Estamos formando jovens que serão instrumentos de modificação da sociedade, ou seja, formando cidadãos”.

O Cel PM Mauro Lopes dos Santos, sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, destacou que Caraguatatuba é a primeira da região a ter a turma do Bombeiro na Escola. “É um projeto que estimula a referência: professores, policiais e Bombeiros. Porém, o mais importante são os pais e isso é bonito ver o envolvimento deles”.

O prefeito Aguilar Junior agradeceu a parceria com o Corpo de Bombeiros. “São projetos que visam à busca pela cidadania, envolvendo pais, professores e alunos. Antigamente existia o Bombeiro Mirim que formava 120 crianças por semestre. Hoje me sinto honrado em participar da primeira turma do Bombeiro na Escola para 1.140 estudantes da rede municipal. Somos uma das primeiras cidades do Estado a ter o projeto”, destaca.

Orgulho

O Soldado PM Bispo fez parte da equipe de instrutores que acompanharam os alunos no decorrer do curso. “Todos os alunos demonstraram interesse pelas aulas. Os resultados atenderam minhas expectativas e por isso sinto-me orgulhoso”, afirma.

O estudante Kauan Luiz, de 14 anos, diz que o projeto o motivou a ingressar na polícia. “Gostei muito da experiência de ter feito uma Ressuscitação Cardio-Pulmonar -RCP). É a sensação de salvar vidas”.

Já Renato dos Santos, da EMEF Profº Euclides Ferreira, ficou feliz após receber o certificado. “Foi uma oportunidade única. Além disso, pretendo passar adiante os ensinamentos”.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cultura Popular e Religiosidade – 16ª Cavalaria do Divino reúne mais de 200 participantes
Cultura Popular e Religiosidade – 16ª Cavalaria do Divino reúne mais de 200 participantes

Foi realizada no domingo (25/5), a 16ª edição da Cavalaria do Divino, em Caraguatatuba. Aproximadamente 200 pessoas e mais de 120 cavalos e charretes participaram do evento, que integrou a programação de encerramento da 34ª Festa do Divino Espírito Santo – uma das principais manifestações religiosas do município. A concentração

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/05/2025
Piquenique Literário é atração no Parque Juqueriquerê em junho
Piquenique Literário é atração no Parque Juqueriquerê em junho

A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza no dia 8 de junho (domingo), das 13h às 16h, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, um Piquenique Literário, como integração ao Projeto Literatura a Beira Mar. A ação é gratuita e aberta ao público.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/05/2025
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho

Os trabalhos descentralizados de zeladoria da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba percorrem na primeira semana de junho os bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina Ponte Seca, Sumaré, Jetuba, Capricórnio (I e II), Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 04/06/2025
Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio
Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio

As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não funcionam na próxima sexta-feira (13/6), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana monitoram as ruas

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/06/2025
Conselho Municipal de Segurança Alimentar elege representantes da sociedade civil
Conselho Municipal de Segurança Alimentar elege representantes da sociedade civil

A população elegeu os representantes da sociedade civil organizada no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Caraguatatuba para o Biênio 2025/2027 na última sexta-feira (6/6) em eleição realizada na sede da Casa dos Conselhos, no bairro Jardim Aruan. Os novos membros eleitos do COMSEA integram diversas entidades

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 09/06/2025