Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades

Caraguatatuba realiza Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades
Em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da coordenadoria municipal de Proteção da Defesa Civil de Caraguatatuba, promoveu Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades do Estado de São Paulo nesta terça e quarta-feira (13 e 14/11) no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba.
Entre as cidades participantes, estavam representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, Aparecida, Caçapava, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, São Luis do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior fala a representantes da Defesa Civil de todo o Estado no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)
O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior esteve na abertura da oficina e falou sobre a importância do trabalho da Defesa Civil nas ações de prevenções do município. “Fico muito contente em recebê-los para esta oficina. Caraguatatuba é uma cidade em que chove muito, mas colocamos em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e conseguimos dar respostas rápidas à população. Dentro deste plano, cada profissional envolvido sabe qual é o seu papel. Importante que cada secretaria entenda o seu papel e coloque isso em prática. Caraguatatuba é uma cidade resiliente, que sabe o que é sofrer e aprendeu a levantar-se”, destacou.
Além do prefeito de Caraguatatuba, também estiveram presentes na abertura o vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior; o presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Tato Aguilar; o major da Polícia Militar, Marcelo Vieira, secretários municipais, servidores públicos e convidados.
Esta foi a 5ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão, ministrada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, que teve como objetivo capacitar os municípios participantes a atuarem preventivamente frente aos problemas típicos de verão. Os participantes têm como meta serem os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão para a divulgação da Defesa Civil na sociedade.

#PraCegoVer: Representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo participam da 5ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba (Foto: Talita Fernanda/PMC)
Na terça-feira, o vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior, falou sobre a relevância da humanização em todas as ações da Defesa Civil.
“Nos aproximamos das pessoas na hora mais difícil da vida delas; por isso, precisamos de humildade para lidar com indivíduos desde os mais carentes aos mais ricos. Toda técnica é importante, mas não se esqueçam da sensibilidade do ser humano na hora de abordar cada vítima das chuvas”, alertou. O vice-prefeito destacou ainda que o trabalho da Defesa Civil, muitas vezes, não pode evitar acidentes; mas poderá amenizar os impactos.
O treinamento teórico no auditório foi ministrado pelos profissionais da Defesa Civil de São Paulo, tenente Felipe Zaupa e a meteorologista, Adriana Iwashita. Os participantes também realizaram visita in loco próximo ao Morro Santo Antônio para averiguar os estragos feitos pelas chuvas de março de 2017. Nesta quarta-feira, os participantes reforçaram os conhecimentos sobre o preenchimento da ficha de vistoria técnica mediante atendimentos realizados da Defesa Civil.
Dentro desta ficha, os principais tópicos a serem preenchidos são: caracterização do local; evidências de movimentação; condições da concentração de água; vegetação no talude ou proximidades; tipo de moradia; tipo de movimentação ocorrida ou esperada e grau de risco.
Veja Também Recentes

Xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba se classificam para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
Caraguatatuba recebeu neste fim de semana (26 e 27) a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo masculino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Com os resultados, as equipes de xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba garantiram a classificação para a

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor