Pesquisar No Site
Feira da Agricultura Familiar de Caraguatatuba reúne produtores locais e surpreende moradores da cidade

Feira da Agricultura Familiar de Caraguatatuba reúne produtores locais e surpreende moradores da cidade

#PraCegoVer: Foto mostra as bancas com legumes, verduras e frutas dos expositores. Grande movimentação de pessoas no entorno de cada stand. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Na última sexta-feira (05/10), foi realizada na Praça do Caiçara, a 1ª Feira de Agricultura Familiar de Caraguatatuba. O evento, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reuniu cerca de 10 produtores rurais locais que expuseram e venderam seus produtos.
A feirinha, que começou às 16h, durou cerca de quatro horas e recebeu um fluxo de aproximadamente 200 pessoas durante o período. Os munícipes puderam conferir e levar para casa frutas e hortaliças fresquinhas produzidas em nossas terras, como banana, coco verde, berinjela, salsa, cambuci, nhame, alface,cenoura, abobrinha, couve, cacau, entre outras.
Os amantes das pimentas e molhos também puderam aproveitar para encontrar produtos artesanais fabricados na cidade, como molho de pimenta malagueta verde e vermelha, molho de alho com coentro, pimenta com Cambuci e diversos outros.
Os doces artesanais também tiveram seu espaço: Doce de banana artesanal na palha de bananeira, paçocas, amendoim, pé de moça e geleias de frutas em vários sabores estavam disponíveis para venda aos visitantes da feira.
Para José Carlos (75), morador do bairro Ipiranga, o evento foi uma ótima oportunidade para ‘fazer a feira’ e conhecer os produtos produzidos na cidade. “Estou admirado com isso tudo! É ótimo poder consumir produtos fresquinhos e de qualidade, que são produzidos com amor pelas pessoas da nossa cidade. Eu aprovei e estou na torcida para se torne uma feirinha periódica”, comentou.

#PraCegoVer Homem coloca na sacola bananas que acabou de comprar do agricultor. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Outra opção para aqueles que gostam de praticidade, sem abrir mão da qualidade, eram os mix de verduras e legumes prontos para consumo. Higienizados, descascados, cortados e embalados, os produtos são uma ótima opção para quem quer se alimentar de forma saudável no dia a dia. “Iniciei no plantio há seis meses já pensando em vender os produtos embalados. As pessoas querem coisas práticas e o fato dos produtos serem daqui ajudam muito a garantir a qualidade. Eu monto as melhores combinações conforme o que tenho e seguindo as tabelas nutricionais. Meu próximo passo é investir no suco detox e na salada no pote, ainda mais completa”, destacou o produtor e empreendedor, Evandro Pires.
As inovações são importantes para o movimento do mercado, mas no sítio da dona Eva Ana Pinheiro, a agricultura familiar tradicional segue firme e forte há mais de 10 anos. “Em casa somos eu, minha filha e genro. Nós plantamos, colhemos e vendemos. Vivemos disso. Hoje atendemos clientes que compram em grande quantidade e também atendemos pequenos pedidos”, contou. Os produtos mais produzidos no sítio de Dona Eva são salsinha, couve, abóbora seca e verde, entre outros. “Nós adoramos nosso trabalho. Trabalhar com terra é gratificante do começo ao fim”, ressaltou.

#PraCegoVer A feira, já em período noturno, com presença de diversas pessoas ao redor da exposição dos produtos. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
De acordo com Claudia Viana, técnica agropecuária da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a primeira edição da feira surpreendeu a todos. “Ficamos muito contentes com o resultado. Foi a primeira feira de produtores locais que realizamos e os moradores nos deram um retorno muito positivo. Além de divulgar a existência de agricultores rurais no município, queremos também incentivar a economia solidária. Consumindo esses produtos os munícipes apoiam os pequenos produtores locais e mantemos o giro financeiro dentro da própria cidade”, esclarece.
A 1ª Feira da Agricultura Familiar de Caraguatatuba contou com a parceria da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e da FUNDACC, com apresentações musicais durante a feira.
Veja Também Recentes

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.