Pesquisar No Site

Capacitação aborda prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes

foto lucas carvalho
Capacitação aborda prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes

#PraCegoVer: Auditório do teatro visto de cima, com os participantes sentados enquanto ocorre a palestra

Por dia, uma em cada cinco crianças sofre algum tipo de violência sexual. Até os 12 anos de idade, 36% das meninas e 27% dos meninos passam ou passaram por algum tipo de abuso.

Com o tema “Prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção”, profissionais das áreas de saúde, educação e social participaram de uma capacitação nos dias 2 e 3 de outubro.

O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no Teatro Mario Covas, que reuniu mais de 300 pessoas que atuam diretamente com crianças e adolescentes (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADI), educadores sociais, agentes comunitários de saúde, professores, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.

Ministrada pela pedagoga e especialista em Educação Sexual, Caroline Arcari, a capacitação mostrou a importância de promover a educação sexual, como forma de prevenir e detectar a violência sexual infanto-juvenil, por meio da formação dos atores que atuam diretamente com esse público.

“Ao contrário do que muitos pensam, falar sobre o assunto de forma lúdica com as crianças, não faz com que incentive algo, mas sim, quanto mais informadas sobre o que pode e o que não pode, serão mais protegidas e reconhecerão qualquer prática que não seja normal”, explica Caroline.

A pedagoga ainda conta que, em 80% dos casos, o abusador é alguém conhecido da vítima. “Ela conhece a pessoa, tem afeto, carinho e cria uma dependência emocional. É uma situação progressiva. Quando chega ao serviço de denúncia, geralmente já acontece há muito tempo”.

Normalmente, quem violenta, quer que os episódios durem o mais tempo possível e cria um processo de sedução. “Ele faz com quem a vítima não sinta dor, mostra que ela é especial, dá presentes e tudo acontece aos poucos. Por isso, é muito importante conversar com a criança e saber com quem ela anda tendo contato, se é algo saudável ou não”, explica a palestrante.

Caroline é autora de quatro livros infantis da coleção PIPO E FIFI; um premiado livro infantil que funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos três anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.

Também estiveram presentes na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, a presidente do CMDCA, Cintia Alves e o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes.

A capacitação é promovida pelo CMDCA com recurso do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Ao final do encontro, os participantes receberam certificados e o livro da palestrante. Conheça mais sobre o projeto: https://www.pipoefifi.com.br/.

Denúncia – O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Os denunciantes também podem entrar em contato com o Conselho Tutelar; Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.

 

Serviço

Creas: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan – Telefone (12) 3882- 5236

Polícia Militar: 190

Conselho Tutelar: Rua Olimpio José de Oliveira, 779 – Jardim Jaqueira – Telefone: (12) 3882-1690 / 99723-6758 (Plantão)

Fotos: Lucas Carvalho & Cláudio Gomes/PMC

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação da rede de proteção
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação da rede de proteção

A Prefeitura de Caraguatatuba lançou, na última quinta-feira (24), a Trilha Formativa Freemind, iniciativa voltada à qualificação de servidores públicos, profissionais e voluntários que integram a rede municipal de proteção e cuidado. A ação é desenvolvida pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/09/2026
Caraguatatuba conta com 120 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
Caraguatatuba conta com 120 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 120 vagas de emprego nesta quarta-feira (7), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 07/10/2026
Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte completa cinco anos com expansão da assistência e novos tratamentos
Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte completa cinco anos com expansão da assistência e novos tratamentos

O Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte “Francine Maia França” (HRLN) completou cinco anos de atuação com atendimentos para Caraguatatuba, cidades vizinhas e Vale do Paraíba. Gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), o setor atende pacientes com consultas, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia desde 2021. No período,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/09/2026
Caraguatatuba é campeã invicta no Campeonato da Federação Paulista Regional de Basquete
Caraguatatuba é campeã invicta no Campeonato da Federação Paulista Regional de Basquete

A equipe masculina de basquete Sub-18 de Caraguatatuba conquistou, na última sexta-feira (2), o título do Campeonato da Federação Paulista Regional. Na decisão, disputada em Taubaté, os atletas caraguatatubenses venceram Guaratinguetá por 72 a 56 e encerraram a competição com 100% de aproveitamento. A campanha contou com sete jogos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Sem categoria Publicado em 06/10/2026
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13

A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba entrou em quadra na tarde de sábado (12), em Caçapava, para enfrentar Mogi das Cruzes por mais uma rodada da Copa Amizade – Série Prata. Com atuação consistente, as atletas caraguatatubenses venceram a partida por 2 sets a 0 e asseguraram a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/09/2026