Pesquisar No Site
Especialista em prevenção à violência sexual contra crianças e adolescente ministra palestra em Caraguatatuba
Especialista em prevenção à violência sexual contra crianças e adolescente ministra palestra em Caraguatatuba

#PraCegoVer Capo de livro publicado pela palestrante
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promove nos dias 2 e 3 de outubro (terça e quarta-feira), no Teatro Mario Covas, capacitação sobre “Prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção”.
A abertura do evento inicia na terça-feira, às 19h com encerramento às 21h e segue na quarta-feira, das 8h às 17h. O encontro é destinado aos profissionais da rede de atendimento direto à criança e ao adolescente (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), educadores sociais, agente comunitários de saúde).
A capacitação é ministrada pela pedagoga e Mestre em Educação Sexual pela UNESP, Caroline Arcari, que também preside o Instituto CORES e é diretora da Escola de Ser.
Seu trabalho junto à instituição formou mais de 30 mil educadores em diversos municípios brasileiros e seus projetos beneficiaram mais de 1 milhão de alunos da rede pública desde 2006.
Consultora na área de Educação Sexual e enfrentamento da violência sexual, a palestrante é autora de quatro livros infantis da coleção PIPO E FIFI; consultora do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo e atuou em projetos e parcerias com Canal Futura, Unicef, Childhood, entre outros.
A capacitação integra o “Projeto PIPO E FIFI”, uma ferramenta de proteção, que explica às crianças, a partir de quatro anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos e emoções. De forma simples e lúdica, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda.
O projeto possui quatro prêmios nacionais e um internacional: Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, em Brasília; Prêmio Criança da Fundação Abrinq e Save the Children; Prêmio Cesmemi da Universidade do Minho, em Portugal e a Medalha Zilda Arns, por boas práticas para infância. Já chegou a outros seis países, atendendo crianças de várias nacionalidades: Inglaterra, França, Espanha, Portugal, EUA e Cabo Verde, na África.
Dados – De acordo com um manual produzido pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), estima-se que uma criança é sexualmente abusada a cada quatro segundos; uma em cada três garotas e um em cada quatro garotos são abusados sexualmente antes dos 18 anos de idade. Cerca de 90% das vítimas são abusadas por pessoas que elas conhecem e confiam (pais, padrastos, tios, tias, avôs, avós, amigos da família).
A capacitação é promovida pelo CMDCA com recurso do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
Fotos: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Prefeitura notifica concessionárias para garantir limpeza de áreas de domínio em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, notificou a Concessionária Tamoios e a ISA Energia Brasil (concessionária de transmissão de energia elétrica) para que realizem e mantenham a limpeza adequada de suas áreas de domínio no município. A medida visa assegurar não apenas a organização urbana,
Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em ação rápida em Caraguatatuba
A Polícia Civil do Estado de São Paulo prendeu, nesta terça-feira (14), um homem suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio registrada em Caraguatatuba. A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia do município durante diligências investigativas no bairro Tinga, com cumprimento de mandado judicial. O suspeito, um homem
Secretaria de Serviços Públicos terá divisão dedicada à limpeza de praias e rios de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou a criação da Divisão de Limpeza de Praias e Rios, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos, com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações de cuidado com os ambientes naturais do município. A iniciativa tem como foco não apenas a limpeza dessas áreas, mas
GCM de Caraguatatuba apreende menor por tráfico de drogas no bairro Casa Branca
Na tarde de domingo (29), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo no bairro Casa Branca, recebeu denúncia sobre a comercialização de entorpecentes na escadaria da Rua da Saudade. Segundo as informações, o suspeito seria um jovem trajando bermuda e camiseta de cor preta. Ao perceber a
Guarda Municipal prende suspeitos por tráfico nos bairros Olaria e Ponte Seca
Na tarde da última segunda-feira (23), na Rua Pedro Januário Leite, no bairro Olaria, a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizava patrulhamento de rotina, quando visualizou dois homens em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, os indivíduos se separaram, em direções opostas, sendo que um