Pesquisar No Site
Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) visita Estação de Tratamento de Esgoto

Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) visita Estação de Tratamento de Esgoto

#PraCegoVer: Técnico retira líquido de um pequeno poço e mostra aos visitantes a qualidade da água após tratamento.
Na ultima semana, integrantes do Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) de Caraguatatuba realizaram uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp – ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Porto Novo, acompanhados por técnicos e a analista de gestão e comunicação da Sabesp, Diná Santos.
Durante a visita de aproximadamente 2 horas, eles conheceram todas as etapas de tratamento do esgoto recebido na ETE, desde a retirada de areia e materiais metálicos, até a decantação e por último a cloração, o último processo antes de ser lançada a carga líquida, já tratada, aos cursos d’água.
Essa atividade fez parte do cronograma de ações de educação ambiental do município, que proporcionam que funcionários de diversas secretarias participem de atividades in loco, para conhecer melhor alguns serviços relacionados ao meio ambiente. No início do ano, os integrantes conheceram também o aterro da ENGEP, em Jambeiro, local de destinação dos resíduos urbanos gerados no município.
“É muito importante que todos conheçam como funciona uma Estação de Tratamento de Esgoto e uma Estação de Tratamento de Água, bem como os locais que destinamos os resíduos do nosso município. Essa visita à Sabesp foi importante, pois pudemos visualizar o percurso das águas tanto quando chegam às nossas torneiras, quanto depois que escorrem pelo ralo. O tratamento é extenso e demorado”, destacou Tatiana Scian, diretora de Meio Ambiente, Saneamento e Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
A próxima visita do grupo será no Ecoponto Golfinho, onde poderão conhecer a dinâmica do espaço, todos os tipos de resíduos recebidos e entender a destinação de cada um. O objetivo do Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) é fazer o acompanhamento das questões ambientais municipais e alinhamento entre secretarias e instituições de ensino sobre as ações voltadas para o meio ambiente.
Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Veja Também Recentes

Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em

Próxima oficina do Pontos MIS “Da ideia ao roteiro” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc, promove no dia 5 de agosto (terça-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos

Caraguatatuba reforça apoio à Pesca Artesanal em Audiência Pública
Vinte e uma pessoas, entre pescadores e pescadoras da pesca artesanal de Caraguatatuba, participaram da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última quarta-feira (13). O debate discutiu a adequação da atividade pesqueira artesanal às normas previstas na legislação, e a busca de soluções

Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais
Caraguatatuba oficializa nesta sexta-feira (8), um acordo de cooperação com a organização Parceiros da Educação, dentro do programa Parceiros pela Aprendizagem. A cerimônia será às 9h30, no Teatro Mario Covas, e deve contar com a presença de autoridades municipais e representantes da organização, que incluem o diretor e a gerente

Caraguatatuba forma jovens líderes em sustentabilidade com Programa RYLA Ambiental
O Rotary Club de Caraguatatuba promoveu o Programa RYLA Ambiental, na terça-feira (12), na ETEC de Caraguatatuba. A iniciativa, que teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap), é voltada ao desenvolvimento de liderança juvenil com ênfase em questões ambientais e na importância da sustentabilidade. O