Pesquisar No Site
Agricultores participam de treinamento sobre Compostagem
Agricultores participam de treinamento sobre Compostagem

#PraCegoVer: Agricultores em sala de aula, à frente o professor ministra o treinamento. (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Cerca de dez agricultores familiares, cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), participaram na última terça-feira (28/08) do curso de “Compostagem”, ministrado pelo engenheiro agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Gilberto Figueiredo.
O curso é mais uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SMAAP e a CATI. Com carga horária de 7 horas, o treinamento foi realizado no Viveiro Municipal, onde os alunos aprenderam sobre os processos da compostagem, os benefícios para agricultura familiar, materiais adequados e técnicas para produção de fertilizantes a partir de resíduos orgânicos. Após ouvir atentamente a teoria, os alunos partiram para a prática e colocaram a mão na terra, testando todas as dicas que receberam.
“A agricultura não permite que tenhamos desperdícios. É um processo caro e precisamos sempre aperfeiçoar. Quando a cabeça não pensa, o corpo padece, então, vamos usar o conhecimento que temos para otimizar o trabalho que desenvolvem”, destacou Figueiredo.

#PraCegoVer: Em área externa, agricultores fazem uma roda e escutam o professor falar, sobre o processo de compostagem. (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Para o agricultor Alexandre Serra, que possui uma propriedade rural no Pegorelli, o tema tratado no curso foi de extrema importância, já que a compostagem é o primeiro passo para garantir um bom plantio. “O curso nos auxiliou muito nessa fase da compostagem que é importante por ser o princípio da agricultura. Se a compostagem não estiver boa, o plantio também não vai pra frente”, comentou.
Serra, que já participou de diversos cursos oferecidos pela SMAAP em parceria com a CATI, SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), disse ainda que vale muito a pena investir no conhecimento. “Já participei de vários treinamentos oferecidos e muitas de nossas dúvidas são esclarecidas. Aprendemos sobre as tecnologias possíveis de serem usadas e os macetes que o Gilberto nos ensinou são muito bons, pois aceleram nosso processo de conhecimento”, finalizou.
De acordo com Robertinho Ferreira, secretário adjunto da pasta, as atividades junto aos agricultores têm gerados ótimos resultados. “Temos um grupo cada vez mais unido, temos trabalhado a divulgação das atividades de cada agricultor por meio das feiras e eventos que participamos. Nossa missão é fortalecer a agricultura familiar e oferecer esses momentos de aperfeiçoamento é uma das principais maneiras de fazermos isso”, ressaltou.
Veja Também Recentes
Espetáculo “Caravana do Circo sem Futuro” do grupo Nômade abre 3º Fecica neste sábado
A peça “Caravana do Circo sem Futuro”, do grupo Nômade, de São José dos Campos (SP), abre neste sábado (17/10), às 19h, na Praça da Cultura, a programação do 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. A mostra é gratuita e prevê até domingo (18/10) mais de 20 atrações
Caraguatatuba vence Taubaté por 87 a 37 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17
A equipe de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17. Em partida realizada no último sábado (10), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o time venceu o Tênis Clube Taubaté por 87 a 37 e manteve a invencibilidade na competição, completando 11 jogos e 11
4ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima terça-feira (20)
A 4ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga na terça-feira (20/10). As duas datas restantes de vencimento dos tributos são 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão disponíveis para
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba termina na próxima quinta-feira (29/10)
Os contribuintes têm até quinta-feira (29/10) para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Anteriormente, o Decreto Municipal nº 2.578, de 28 de agosto de 2026, tinha prorrogado o prazo da vigência do Refis por mais 60 dias, de
Fundo Social abre “Outubro Rosa” com palestra sobre saúde preventiva na Secretaria de Serviços Públicos
O Fundo Social de Caraguatatuba com apoio da Secretaria Municipal de Saúde reunirá nesta quinta-feira (1º/10), mais de 250 mulheres, trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD), servidoras efetivas e colaboradoras da empresa Molise, para abertura da programação do Outubro Rosa. No encontro haverá a palestra “Um Toque de Amor”,