Pesquisar No Site
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba promove mais cursos à população

Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba promove mais cursos à população

#PraCegoVer: alunos sentados dentro da unidade móvel com camisetas brancas ouvindo orientação do professor a frente da sala vestido de camiseta azul. (Foto: Luis Gava/PMC)
Caraguatatuba segue na oferta de qualificação profissional e geração de renda à população. Nesta terça- feira (14/08), o Fundo Social de Solidariedade iniciou os cursos de Impressor de Serigrafia em parceria com o Senai e de Pintura em Tecido.
Realizado em uma unidade móvel toda equipada e instalada na Praça do Caiçara, no Centro, o curso de Impressor de Serigrafia tem carga horária de 40h e será dividido em duas turmas, tarde e noite, com quatro horas de duração.
O treinamento é orientado pelo professor da escola de gráfica do Senai-SP, André da Silva Siqueira, que ensinará as principais técnicas de preparo de telas e impressão em serigrafia (silkscreen) sobre diversos materiais (camisetas, bolsas, garrafas, adesivos, etc).
“Pude observar que a cidade não possui uma loja de equipamentos de serigrafia, as empresas precisam se locomover para outros municípios da região. É mais uma oportunidade de negócio. Quanto ao manuseio do silk, garanto que os alunos sairão totalmente capacitados”, constatou o professor.
Já o aluno Marcos da Silva, de 25 anos, tem paixão pela serigrafia. “Comecei a trabalhar cedo com esse serviço e há um ano abri minha loja no Perequê-Mirim. Com esta oportunidade conseguirei o tão sonhado certificado e melhor ainda, com o nome Senai, estou animado!”, disse.

#PraCegoVer: quatro mulheres sentadas vestindo avental preto com logo do Fundo Social, manuseiam tecido brancos e pincéis enquanto a monitora dá as orientações . (Foto: Luis Gava/PMC)
Pintura em Tecido – Por amor ao que faz, a monitora voluntária, Izabel Parleta, de 84 anos, explica com muita calma às novas alunas as primeiras técnicas de pintura em tecido.
“O primeiro passo é riscar o pano. Após desenhar o tecido, vamos às técnicas de pintura, e isso só com a prática, tudo depende de como segura o pincel e aplica a tinta”, explica Izabel.
As alunas levam a primeira pintura ao final do curso, as restantes ficam à disposição do Fundo Social para venda. Todo valor arrecadado é revertido aos programas e ações do Fundo Social.
O curso tem duração de cinco aulas, sendo realizado às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, na sede do Fundo Social, no Centro.
Veja Também Recentes

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor