Pesquisar No Site

Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba promove mais cursos à população

Publicado em: 14/08/2018
IMG_5430
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba promove mais cursos à população

#PraCegoVer: alunos sentados dentro da unidade móvel com camisetas brancas ouvindo orientação do professor a frente da sala vestido de camiseta azul. (Foto: Luis Gava/PMC)

Caraguatatuba segue na oferta de qualificação profissional e geração de renda à população. Nesta terça- feira (14/08), o Fundo Social de Solidariedade iniciou os cursos de Impressor de Serigrafia em parceria com o Senai e de Pintura em Tecido.

Realizado em uma unidade móvel toda equipada e instalada na Praça do Caiçara, no Centro, o curso de Impressor de Serigrafia tem carga horária de 40h e será dividido em duas turmas, tarde e noite, com quatro horas de duração.

O treinamento é orientado pelo professor da escola de gráfica do Senai-SP, André da Silva Siqueira, que ensinará as principais técnicas de preparo de telas e impressão em serigrafia (silkscreen) sobre diversos materiais (camisetas, bolsas, garrafas, adesivos, etc).

“Pude observar que a cidade não possui uma loja de equipamentos de serigrafia, as empresas precisam se locomover para outros municípios da região. É mais uma oportunidade de negócio. Quanto ao manuseio do silk, garanto que os alunos sairão totalmente capacitados”, constatou o professor.

Já o aluno Marcos da Silva, de 25 anos, tem paixão pela serigrafia. “Comecei a trabalhar cedo com esse serviço e há um ano abri minha loja no Perequê-Mirim. Com esta oportunidade conseguirei o tão sonhado certificado e melhor ainda, com o nome Senai, estou animado!”, disse.

#PraCegoVer: quatro mulheres sentadas vestindo avental preto com logo do Fundo Social, manuseiam tecido brancos e pincéis enquanto a monitora dá as orientações . (Foto: Luis Gava/PMC)

Pintura em Tecido – Por amor ao que faz, a monitora voluntária, Izabel Parleta, de 84 anos, explica com muita calma às novas alunas as primeiras técnicas de pintura em tecido.

“O primeiro passo é riscar o pano. Após desenhar o tecido, vamos às técnicas de pintura, e isso só com a prática, tudo depende de como segura o pincel e aplica a tinta”, explica Izabel.

As alunas levam a primeira pintura ao final do curso, as restantes ficam à disposição do Fundo Social para venda. Todo valor arrecadado é revertido aos programas e ações do Fundo Social.

O curso tem duração de cinco aulas, sendo realizado às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, na sede do Fundo Social, no Centro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social entrega certificado aos alunos do curso de Pães Artesanais no Núcleo Social e Cultural João Bolinha
Fundo Social entrega certificado aos alunos do curso de Pães Artesanais no Núcleo Social e Cultural João Bolinha

Alunos do curso gratuito de Pães Artesanais promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba foram certificados na última segunda-feira (24) durante a solenidade de entrega à comunidade das obras de revitalização do Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Casa Branca. A capacitação foi ministrada pela instrutora Patrícia Chagas entre

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/08/2026
Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos do Projeto Digital Jovem SP
Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos do Projeto Digital Jovem SP

A Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Instituto Cequalis e o Ministério do Trabalho e Emprego, traz para Caraguatatuba o Projeto Digital Jovem SP, que oferece três cursos gratuitos de tecnologia e capacitação profissional. O projeto é destinado a jovens de 16 a 29 anos, e as inscrições

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 31/08/2026
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX

Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, a 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, na Pista de Bicicross Ton Ferreira, no bairro Indaiá. A competição deve reunir cerca de 400 pilotos de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Para receber a etapa estadual, a pista passou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 21/08/2026
Procon de Caraguatatuba reforça dicas de compra dos presentes da garotada no Dia das Crianças
Procon de Caraguatatuba reforça dicas de compra dos presentes da garotada no Dia das Crianças

O Procon de Caraguatatuba fornece algumas recomendações para o consumidor evitar transtornos na hora da compra do presente do Dia das Crianças, celebrado anualmente em 12 de outubro. O supervisor de governança do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, enfatiza a importância da realização de uma pesquisa rigorosa

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/09/2026
Mostra Mentes Brilhantes transforma ciência e matemática em descobertas nas finais da rede municipal
Mostra Mentes Brilhantes transforma ciência e matemática em descobertas nas finais da rede municipal

Mentes brilhantes, curiosidade e vontade de aprender marcaram a sexta-feira (11) dos estudantes da rede municipal de Caraguatatuba. As finais da Mostra Mentes Brilhantes movimentaram a EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, com experiências, maquetes, desafios científicos e muita matemática. A programação da Mostra foi transferida para

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 11/09/2026