Pesquisar No Site
FLIC impulsiona projeto Horta na EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues

FLIC impulsiona projeto Horta na EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues

#PraCegoVer: Professora Letícia Santos segura uma cesta de vime onde os rabanetes são depositados pelos alunos durante a colheita. Vários alunos entre meninos e meninas estão ao redor da horta de rabanetes. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A 8ª Feira Literária de Caraguatatuba será realizada somente em outubro, mas em sala de aula professores e alunos já desenvolvem várias atividades.
No 3º ano C da professora Letícia Santos, o estudo começou com a autora homenageada no Ensino Fundamental I – Tatiana Belink, com a história “O Grande Rabanete”. Daí surgiu a ideia de incrementar a horta da escola com o plantio de rabanetes.
“Perguntei aos alunos se conheciam rabanetes e para minha surpresa ninguém havia sequer experimentado. Então sugeri que plantássemos e todos ficaram animados. Trouxe as mudinhas preparadas e sementes. Lemos e pesquisamos a respeito, pois a leitura de textos informativos faz parte dos gêneros textuais estudados no 3°ano”, disse.
A professora afirma também que cada aluno plantou uma mudinha. “Cuidamos, regamos nossa horta com a ajuda do pessoal da escola. Aprendemos sobre a importância e benefícios do rabanetes, que é rico em fibras, ajuda no controle da pressão arterial, é um diurético natural e anticancerígeno, entre outras propriedades”.
A colheita foi realizada na quinta-feira (26/07) na parte da manhã. As crianças então foram pesquisar o gênero receita e qual a melhor forma de preparar o produto. Colocaram a mão na massa e fizeram uma grande salada, com vários temperos, que foi servida na hora do almoço.
O aluno Heitor Almeida, 8 anos, ficou empolgado com a experiência: “Vimos um vídeo com a história de um vovô que planta um rabanete e como ele cresce muito, não consegue puxar sozinho da terra. Aí ele chama a vovó, a neta, o cachorro, o gato e o rato. Todos juntos conseguem arrancar o rabanete. Achei a história divertida e aprendi a plantar e a comer rabanete. Além de aprender que ele ajuda a fortalecer o organismo” explicou.
A coleguinha Yasmim Oliveira de Moraes, 8 anos, acrescentou: “A história mostra como é importante as pessoas da família se ajudarem. Também achei interessante ver o crescimento do rabanete a cada semana. Conhecemos também o ovo da lagarta, depois a lagarta que virou borboleta. Muito legal”, afirmou.
Já Helena Monteiro, 8 anos, que nunca havia visto rabanetes, disse que o que mais gostou foi plantar as mudas e depois comer o rabanete numa salada com vinagre, limão, azeite e orégano.
“Para mim, enquanto professora, essa sequência didática desenvolveu habilidades e competências importantes nos dias atuais: aprender a preparar uma horta, desenvolver o gosto pela pesquisa, consumir alimentos saudáveis e orgânicos, produzir textos, trabalhar em equipe, ler diferentes produções, entre outras”, afirmou Letícia.
FLIC – A Feira Literária de Caraguatatuba foi idealizada com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e pela leitura, aprimorar as habilidades de leitura e escrita, descobrir diferentes autores e estimular a criatividade com a construção de trabalhos de dança, teatro e artes, a partir de obras literárias.
Este ano, a 8ª FLIC homenageará Eva Funari, no segmento Educação Infantil; Tatiana Belinky, no Ensino Fundamental I; Clarice Lispector, no Ensino Fundamental II; e Chico Buarque no segmento Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A apresentação nas unidades escolares será no dia 20 de outubro e no dia 27 no Serramar Shopping.
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes