Pesquisar No Site
FLIC impulsiona projeto Horta na EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues

FLIC impulsiona projeto Horta na EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues

#PraCegoVer: Professora Letícia Santos segura uma cesta de vime onde os rabanetes são depositados pelos alunos durante a colheita. Vários alunos entre meninos e meninas estão ao redor da horta de rabanetes. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A 8ª Feira Literária de Caraguatatuba será realizada somente em outubro, mas em sala de aula professores e alunos já desenvolvem várias atividades.
No 3º ano C da professora Letícia Santos, o estudo começou com a autora homenageada no Ensino Fundamental I – Tatiana Belink, com a história “O Grande Rabanete”. Daí surgiu a ideia de incrementar a horta da escola com o plantio de rabanetes.
“Perguntei aos alunos se conheciam rabanetes e para minha surpresa ninguém havia sequer experimentado. Então sugeri que plantássemos e todos ficaram animados. Trouxe as mudinhas preparadas e sementes. Lemos e pesquisamos a respeito, pois a leitura de textos informativos faz parte dos gêneros textuais estudados no 3°ano”, disse.
A professora afirma também que cada aluno plantou uma mudinha. “Cuidamos, regamos nossa horta com a ajuda do pessoal da escola. Aprendemos sobre a importância e benefícios do rabanetes, que é rico em fibras, ajuda no controle da pressão arterial, é um diurético natural e anticancerígeno, entre outras propriedades”.
A colheita foi realizada na quinta-feira (26/07) na parte da manhã. As crianças então foram pesquisar o gênero receita e qual a melhor forma de preparar o produto. Colocaram a mão na massa e fizeram uma grande salada, com vários temperos, que foi servida na hora do almoço.
O aluno Heitor Almeida, 8 anos, ficou empolgado com a experiência: “Vimos um vídeo com a história de um vovô que planta um rabanete e como ele cresce muito, não consegue puxar sozinho da terra. Aí ele chama a vovó, a neta, o cachorro, o gato e o rato. Todos juntos conseguem arrancar o rabanete. Achei a história divertida e aprendi a plantar e a comer rabanete. Além de aprender que ele ajuda a fortalecer o organismo” explicou.
A coleguinha Yasmim Oliveira de Moraes, 8 anos, acrescentou: “A história mostra como é importante as pessoas da família se ajudarem. Também achei interessante ver o crescimento do rabanete a cada semana. Conhecemos também o ovo da lagarta, depois a lagarta que virou borboleta. Muito legal”, afirmou.
Já Helena Monteiro, 8 anos, que nunca havia visto rabanetes, disse que o que mais gostou foi plantar as mudas e depois comer o rabanete numa salada com vinagre, limão, azeite e orégano.
“Para mim, enquanto professora, essa sequência didática desenvolveu habilidades e competências importantes nos dias atuais: aprender a preparar uma horta, desenvolver o gosto pela pesquisa, consumir alimentos saudáveis e orgânicos, produzir textos, trabalhar em equipe, ler diferentes produções, entre outras”, afirmou Letícia.
FLIC – A Feira Literária de Caraguatatuba foi idealizada com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e pela leitura, aprimorar as habilidades de leitura e escrita, descobrir diferentes autores e estimular a criatividade com a construção de trabalhos de dança, teatro e artes, a partir de obras literárias.
Este ano, a 8ª FLIC homenageará Eva Funari, no segmento Educação Infantil; Tatiana Belinky, no Ensino Fundamental I; Clarice Lispector, no Ensino Fundamental II; e Chico Buarque no segmento Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A apresentação nas unidades escolares será no dia 20 de outubro e no dia 27 no Serramar Shopping.
Veja Também Recentes

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da

Governo Municipal participa da Operação Caminho Inverso no combate de furtos de fios de cobre
O governo municipal de Caraguatatuba participou da Operação Caminho Inverso no combate ao furto de fios de cobre e outros metais, deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da Delegacia Sede de Caraguatatuba e com apoio da Delegacia Seccional de São Sebastião e do Departamento

Caraguatatuba recebe limpeza de praia no mangue do Camaroeiro neste domingo com comemoração especial
Entre várias atividades planejadas para este domingo (27) em Caraguatatuba, o dia será marcado também pela ação ambiental de limpeza de praia no mangue do Camaroeiro. O evento começa às 8h, com concentração na Rua Sebastião Izidoro, e segue até às 12h. A atividade é organizada pelo “Guardião da Costeira”,

Projeto piloto “Colônia de Férias” leva crianças do residencial Getuba ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Terça-feira (15) foi dia de passeio no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba com crianças do Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, dentro do projeto piloto “Colônia de Férias”, realizado pelo governo municipal de Caraguatatuba. No passeio, a criançada pode conhecer um pouco sobre a

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais