Pesquisar No Site
Semana de Meio Ambiente oferece plantios, palestras e cursos abertos ao público

Semana de Meio Ambiente oferece plantios, palestras e cursos abertos ao público

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior fala ao microfone ao lado de um banner da Semana do Meio Ambiente. (Foto: Cláudio Gomes / PMC)
A Prefeitura de Caraguatatuba, realiza entre os dias 04 e 08 de junho, diversas ações, atividades e palestras em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída em todo o país, por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho em todo o mundo. A Semana do Meio Ambiente tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
Em Caraguatatuba, a programação começa no dia 04/06 (segunda-feira), com a abertura oficial, que será às 9h, no Mirante Pôr do Som, no Camaroeiro, um dos cartões postais da cidade. Após a cerimônia, os presentes seguem para um Mutirão de Limpeza nos arredores. O evento é aberto ao público, haverá um momento de integração, alongamento e serão distribuídos kits de apoio para realização da coleta de resíduos. Às 14h, haverá palestra sobre Resgate de Animais Marinhos, no PESM – Parque Estadual da Serra do Mar.
“Preparamos uma semana intensa, cheia de atividades voltadas a ampliar o conhecimento das pessoas sobre pequenas atitudes que podem fazer a diferença no cuidado com o nosso meio ambiente. Nosso desejo é que a população participe com a gente”, ressaltou Marcel Giorgeti, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Palestras, apresentações e plantios fazem parte da programação
Dos dias 05 a 08/06 a programação é variada e acontece em diversos pontos da cidade. O destaque fica para os cursos gratuitos de Arborização Urbana, ministrado pela Analista Ambiental, Priscila Barsotti, que se realizam no dia 05/06 (terça-feira), às 9h, no auditório da SEPEDI – aberto ao público; e o curso de Reaproveitamento Integral de Alimentos, com a nutricionista Fernanda Fernandes, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Este curso será na sede do Banco de Alimentos, às 9h e é necessário realizar a inscrição antecipada pelo telefone (12) 3883-6548. As vagas são limitadas.
O PESM também recebe outras palestras, como “Operação Estiagem” (05/06 às 14h); apresentação do projeto “Meu Pequeno Caiçara” – resgate da cultura da pesca tradicional, palestra com o tema “Conhecendo o Parque Estadual da Serra do Mar” e “A importância dos Primatas como sentinelas do surto e febre amarela no estado de São Paulo” (06/06, às 9h, 14h e 15h, respectivamente); palestra sobre Agricultura Familiar Sustentável, “Bromélias da Mata Atlântica” e Apresentação do Projeto Jacutinga (07/06 às 9h, 14h e 15h, respectivamente); e Apresentação do Programa de Coleta Seletiva de Caraguatatuba e palestra “Arquivo histórico e Patrimônio Ambiental” (08/06 às 9h e 14h). O PESM recebe também a exposição do “Arquivo Histórico – Um olhar Ambiental”.
O encerramento das ações será no dia 08, às 18h, na Videoteca Lúcio Braun (MACC), com a transmissão do filme “Hans Staden – O filme”. Logo após, às 19h30, será realizado um Cine Debate com o tema “Praia de Plástico”, onde será apresentado um documentário com abertura para debate público após a exibição do mesmo, em parceria com a ONG SOS Mococa. Toda a programação é aberta ao público.
O plantio de mudas nativas também engloba a Semana de Meio Ambiente. Como parte do projeto de Arborização Urbana, as atividades estão programadas para os dias 05 (terça-feira), no Bairro Ipiranga, às 9h, com alunos da CEI EMEI Messias Mendes de Souza e no dia 06 (quarta-feira), no Residencial Getuba, também às 9h, com a comunidade local.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, pelo telefone (12) 3897-2530.
Programação Completa da Semana do Meio Ambiente de Caraguatatuba
De 04 a 08 de junho 2018
Dia 4 (segunda-feira)
- Das 9h às 11h30 – Abertura da Semana Integrada do Meio Ambiente com a presença do Prefeito José Pereira de Aguilar Junior
Local: Mirante Pôr do Som – Praia do Camaroeiro
Mutirão de Limpeza da Praia no Camaroeiro - 14h – Palestra- Resgate de Animais Marinhos
Palestrante: Equipe do Instituto Argonautas
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
Dia 5 (terça-feira)
- Das 9h às 11h30 – Arborização Urbana – Plantio de mudas nativas
Local: Bairro Ipiranga – Praça do Pau Brasil
ATIVIDADES COM OS ALUNOS DA CEI/EMEI Messias Mendes de Souza - Das 9h às 11h30 – Curso de Arborização Urbana
Analista Ambiental Priscila Barsotti – SMAAP e Representante da DEFESA CIVIL DE CARAGUATATUBA / Local: SEPEDI - 14h – Palestra “Operação Estiagem”
Palestrante: Paulo Cesar – Defesa Civil de Caraguatatuba
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
Dia 6 (quarta-feira)
- Das 9h às 11h30 – Arborização Urbana – Plantio de mudas nativas
Local: Residencial Getuba / “Sylvio Luiz dos Santos” – Casas Populares
ATIVIDADES COM COMUNIDADE LOCAL - Das 9h às 11h30 – Apresentação do Projeto “Meu Pequeno Caiçara” – Resgate da cultura da Pesca Tradicional
Palestrante: Profª Edna do Espírito Santo Assis
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 14h – Palestra: “Conhecendo o Parque Estadual da Serra do Mar”
Palestrantes: Monitores do PESM
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 15h – Palestra: “A importância dos Primatas como sentinelas do surto e febre amarela no estado de São Paulo “.
Palestrante: Monitores do PESM
Local: PESM.
Dia 7 (quinta-feira)
- Das 9h às 11h30 – Palestra sobre Agricultura Familiar Sustentável
Palestrante: Gilberto Figueiredo (CATI)
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - Das 9h às 11h30 – Curso: Reaproveitamento Integral de Alimentos
Palestrante: Nutricionista Fernanda Cardoso Fernandes – SEDESC
Local: Banco de Alimentos – Av. Min. Dilson Funaro, 287 – Jardim Britânia. (Necessário fazer inscrição pelo telefone (12) 3883-6548 – vagas limitadas)* - 14h – Palestra: “Bromélias da Mata Atlântica”
Palestrante: Monitores do PESM
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 15h – Apresentação do Projeto Jacutinga
Palestrante: Alecsandra Tassoni – Save Brasil
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
Dia 8 (sexta-feira)
- Das 9h às 11h30 – Apresentação do Programa de Coleta Seletiva de Caraguatatuba
Palestrante: Gestor Ambiental Reinaldo Gomes – SMAAP
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 14h – Palestra: “Arquivo Histórico e Patrimônio Ambiental”
Palestrante: Historiadora Denise Lemes – Arquivo Arino Sant’Ana de Barros
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 18h – “Hans Staden – O filme” / Local: Videoteca Lucio Braun
- 19h30 – Cinedebate – tema: Praia de Plástico / Local: Videoteca Lucio Braun
TODOS OS DIAS (04 a 08/06) – EXPOSIÇÃO DE FOTOS: “Arquivo Histórico – Um Olhar Ambiental” – no PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba prende dois homens por tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou a prisão de dois homens suspeitos de tráfico de drogas nesta segunda-feira (11). As ocorrências foram efetuadas durante ações de patrulhamento na região do bairro Casa Branca. Na primeira, registrada no período da tarde, os agentes receberam denúncia de que um homem

Última edição do Projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’ é neste sábado na Casa da Democracia
O Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (16/8), às 9h, o quinto e último encontro do projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’, na temporada de 2025. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com o tema ‘Brincar e Versejar a Cultura

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da

Guarda Civil de Caraguatatuba detém motorista com veículo clonado
Um homem foi detido dirigindo um carro com sinais de identificação adulterados na noite de quarta-feira (13). A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. Os agentes receberam um alerta do COI (Centro de Operações Inteligentes) que informou sobre a existência

Tênis de Mesa de Caraguatatuba se destaca no JEESP e conquista vaga na seletiva para Campeonato Brasileiro
A equipe de tênis de mesa de Caraguatatuba obteve resultados expressivos nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), e garantiu a classificação para a seletiva para disputa do Campeonato Brasileiro de duplas. A trajetória até a conquista envolveu diversas etapas e vitórias importantes. A primeira fase ocorreu no