Pesquisar No Site

27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba

27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba
27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba

Aproximadamente 45 mil pessoas prestigiaram o 27º Festival do Camarão, realizado entre os dias 16 e 26 de julho, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Consolidado como uma das maiores festividades do município, o evento tem como objetivo preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizando as tradições e os ofícios da comunidade pesqueira, além de fomentar o turismo e fortalecer a economia local.

Fotos: Hugo Labanca/PMC – Gianni D’Angelo e Natasche Annunciato/Fundacc

A realização é do Governo Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro.

Ao longo dos 11 dias de programação, os visitantes puderam apreciar a culinária caiçara à base de camarão e outras iguarias regionais nos 16 estandes gastronômicos. O cardápio incluiu pratos como risoto, bobó, yakisoba, camarão na moranga, camarão gratinado no abacaxi, estrogonofe, salgados e porções, além de diversos tipos de doces. Nesse período, estima-se que tenham sido comercializadas 8,5 toneladas de camarão e 1,9 tonelada de pescados.

A programação artística contou com grande palco 360 graus, que recebeu mais de 50 atrações musicais dos mais variados estilos, entre eles choro, forró, MPB, reggae, rock, samba e sertanejo, além de manifestações culturais, como as apresentações do grupo de Maracatu Odé da Mata, Fandango Caiçara, Ciranda com a Mestra da Cultura Popular Ana Maria Carvalho e Boi de Conchas.

Outro destaque foi a tradicional Casa Caiçara, criada especialmente para o festival. Construída com barro, bambu e pente de piaçava, a estrutura reproduziu a arquitetura típica das comunidades pesqueiras e proporcionou aos visitantes uma experiência imersiva, resgatando costumes, saberes e o modo de vida caiçara. No espaço, o público pôde degustar café com garapa, bolos, pães caseiros e produtos artesanais, além de acompanhar demonstrações da confecção de redes de pesca.

No Espaço da Memória, os visitantes conferiram registros e fotografias de edições anteriores do festival, em exposição organizada pelo Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. A tenda também exibiu o documentário sobre o pescador homenageado desta edição, o caiçara Carlos Rodrigues Nascimento, conhecido como “Guri”, além de oferecer espaço recreativo para crianças e apresentações de causos e lendas caiçaras.

Entre os destaques da programação também estiveram as atividades promovidas pela Comissão Municipal Setorial de Literatura, com painel de indicação de livros, estante para troca de exemplares, cantinho para colorir e pote de mensagens.

No último dia do festival, a programação começou mais cedo com a tradicional Corrida de Canoa Caiçara, uma das atrações mais simbólicas do evento. Mais do que uma competição, a atividade celebra a tradição das comunidades pesqueiras, resgatando uma prática centenária que faz parte da identidade cultural caiçara.

Ao todo, foram registradas 71 inscrições nas categorias solo feminino e masculino e duplas femininas, masculinas e mistas, com premiação simbólica para os vencedores. Após a competição, os participantes foram recepcionados com um almoço de confraternização oferecido pela Fundacc, em reconhecimento à importância da prova e como forma de valorizar aqueles que mantêm viva essa tradição. Mais informações: www.fundacc.sp.gov.br.

Fotos: Hugo Labanca/PMC – Gianni D’Angelo e Natasche Annunciato/Fundacc

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

NOTA OFICIAL
NOTA OFICIAL – ATENDIMENTO PRESENCIAL SUSPENSO NA SECRETARIA DE HABITAÇÃO

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento presencial na Secretaria de Habitação, na Avenida Guaporé, nº 955, no bairro Indaiá, está suspenso. A equipe de servidores ao chegar para trabalhar, na manhã desta terça-feira (30), se deparou, com o centro de medição de energia elétrica vandalizado, os cabos cortados

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 30/06/2026
Encerramento da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda importância do cardápio para gerar lucro
Encerramento da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda importância do cardápio para gerar lucro

A Trilha de Formativa do Caraguá A Gosto foi encerrada na última terça-feira (7), com o tema “Engenharia de cardápio para potencializar o lucro” – Como desenhar um cardápio que venda mais e gere mais lucro para o Festival Gastronômico, no saguão do Teatro Mario Covas em Caraguatatuba. A capacitação

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 08/07/2026
Caraguatatuba recebe workshop sobre navegação com especialistas e apoio da Marinha do Brasil
Caraguatatuba recebe workshop sobre navegação com especialistas e apoio da Marinha do Brasil

Um dos eventos planejado para agosto em Caraguatatuba é o Workshop de Navegação Porto do Rio 2026, marcado para o dia 8, com palestras sobre segurança no mar, meteorologia e preservação ambiental. A atividade é aberta ao público, mediante inscrição prévia pela plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/workshop-de-navegacao/3483921. As vagas são

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/07/2026
Espetáculo “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini é destaque no Teatro Mario Covas neste fim de semana
Espetáculo “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini é destaque no Teatro Mario Covas neste fim de semana

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (25), às 20h, e domingo (26), às 19h, o renomado espetáculo “Um Dia Muito Especial”, estrelado pelos atores Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/yh7c4w4d. Com origem do filme homônimo de Ettore Scola, lançado em

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/07/2026
Fundo Social entrega cobertores ao Lar São Francisco de Assis dentro da Campanha do Agasalho 2026
Fundo Social entrega cobertores ao Lar São Francisco de Assis dentro da Campanha do Agasalho 2026

O Fundo Social de Caraguatatuba entregou cobertores e kits alimentação ao Lar São Francisco de Assis, que assiste atualmente aproximadamente 87 idosos e familiares no município, além de administrar uma Instituição de Longa Permanência no Pontal de Santamarina e um Centro de Convivência, na sede, no Perequê-Mirim. A ação faz

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/07/2026