Pesquisar No Site
Programa Ruas da Esperança realiza nova ação integrada e aborda 27 pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
Programa Ruas da Esperança realiza nova ação integrada e aborda 27 pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na tarde da última sexta-feira (26), mais uma ação integrada do programa Ruas da Esperança, com abordagens a pessoas em situação de rua nos bairros Centro e Indaiá.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Civil. O objetivo é promover acolhimento social, encaminhamento, ordenamento urbano, limpeza e manutenção de áreas públicas e reinserção social às pessoas em situação de rua no município.

#PraTodosVerem: Agente de abordagem da Comunidade Terapêutica Restitui conduz pessoa em situação de rua para encaminhamento ao Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino (CATEP) (Foto: Alexandre Marzola/PMC)
Participaram da ação o secretário de Assistência Social, Dr. Marcelo Paiva, agentes de abordagem da Comunidade Terapêutica Restitui, educadores sociais e integrantes da Guarda Civil Municipal.
As abordagens ocorreram na Praça Cândido Mota (Praça do Coreto), Praça Primeiro Centenário, nas proximidades do Centro POP e Terminal Rodoviário, Praça Juscelino Kubitschek e Praça do Rádio Amador.
Durante a ação, foram abordadas 27 pessoas em situação de rua. Como resultado dos atendimentos, sete pessoas aceitaram retornar para suas cidades de origem, cinco foram encaminhadas para o Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino (CATEP) e outras oito para o Centro de Acolhida Especial (CAE).
A Guarda Civil Municipal garantiu a segurança das equipes técnicas durante todo a ação, com patrulhamento preventivo nos locais atendidos.
Operação Inverno 2026
Com a chegada do período de baixas temperaturas, a Secretaria Municipal de Assistência Social intensifica as ações de proteção social por meio da Operação Inverno 2026. A iniciativa amplia o atendimento à população em situação de rua com reforço das abordagens sociais, aumento temporário das vagas de acolhimento, distribuição de cobertores e fortalecimento dos encaminhamentos para os serviços da rede socioassistencial.
Serviços
Centro POP
Rua Antônio Valente, 100 – Jardim Jaqueira (próximo à Rodoviária)
Telefones: (12) 3889-4157 ou (12) 3888-2582
Centro de Acolhida Especial (CAE) e Centro de Acolhimento Popular Temporário Feminino
Rua Banco Itaú, 328 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-7080
Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino (CATEP)
Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)
Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim
Telefone: (12) 3885-4600
Secretaria de Comunicação Social –29/6/2026
Foto: Alexandre Marzola/PMC
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (17). Ao todo, estão disponíveis 101 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Instinto Surfé celebra três anos com ação ambiental e atividades gratuitas no Jardim Aruan neste sábado
Caraguatatuba recebe neste sábado (13), das 9h às 12h, uma programação especial em comemoração aos três anos do projeto Instinto Surfé. O evento será realizado no Quiosque 38 (Carapaça), no Jardim Aruan, e reúne esporte, educação ambiental, cultura e lazer para toda a família. A iniciativa também marca as celebrações
Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para o curso gratuito de Mix de Salgados
Estão abertas até o dia 19 de junho, as inscrições para o curso de Mix de Salgados, uma parceria do Fundo Social de Caraguatatuba com o Instituto Gourmet. Estão disponíveis 20 vagas e a inscrição deve ser efetuada, pessoalmente, na sede do Fundo Social, na Rua São Sebastião, 19, bairro
Caraguatatuba vence em São José dos Campos e garante vaga na final da Liga Metropolitana de Basquete
A equipe adulta feminina de basquete de Caraguatatuba está na decisão da Liga Metropolitana. No último domingo (31), jogando fora de casa, o time venceu o Hakuna, de São José dos Campos, por 47 a 41 e assegurou presença na grande final da competição. A partida foi marcada pelo equilíbrio,
Festa de Santo Antônio segue com programação religiosa, casamento comunitário e transmissão do jogo do Brasil
A 173ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Caraguatatuba, segue com uma programação que reúne celebrações religiosas, gastronomia e atividades voltadas à comunidade. Neste sábado (13), o dia do padroeiro, moradores e visitantes podem participar de missas, do tradicional Casamento Comunitário e acompanhar o jogo da Seleção Brasileira em telão
