Pesquisar No Site
Programa Ruas da Esperança realiza nova ação integrada e aborda 27 pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
Programa Ruas da Esperança realiza nova ação integrada e aborda 27 pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na tarde da última sexta-feira (26), mais uma ação integrada do programa Ruas da Esperança, com abordagens a pessoas em situação de rua nos bairros Centro e Indaiá.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Civil. O objetivo é promover acolhimento social, encaminhamento, ordenamento urbano, limpeza e manutenção de áreas públicas e reinserção social às pessoas em situação de rua no município.

#PraTodosVerem: Agente de abordagem da Comunidade Terapêutica Restitui conduz pessoa em situação de rua para encaminhamento ao Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino (CATEP) (Foto: Alexandre Marzola/PMC)
Participaram da ação o secretário de Assistência Social, Dr. Marcelo Paiva, agentes de abordagem da Comunidade Terapêutica Restitui, educadores sociais e integrantes da Guarda Civil Municipal.
As abordagens ocorreram na Praça Cândido Mota (Praça do Coreto), Praça Primeiro Centenário, nas proximidades do Centro POP e Terminal Rodoviário, Praça Juscelino Kubitschek e Praça do Rádio Amador.
Durante a ação, foram abordadas 27 pessoas em situação de rua. Como resultado dos atendimentos, sete pessoas aceitaram retornar para suas cidades de origem, cinco foram encaminhadas para o Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino (CATEP) e outras oito para o Centro de Acolhida Especial (CAE).
A Guarda Civil Municipal garantiu a segurança das equipes técnicas durante todo a ação, com patrulhamento preventivo nos locais atendidos.
Operação Inverno 2026
Com a chegada do período de baixas temperaturas, a Secretaria Municipal de Assistência Social intensifica as ações de proteção social por meio da Operação Inverno 2026. A iniciativa amplia o atendimento à população em situação de rua com reforço das abordagens sociais, aumento temporário das vagas de acolhimento, distribuição de cobertores e fortalecimento dos encaminhamentos para os serviços da rede socioassistencial.
Serviços
Centro POP
Rua Antônio Valente, 100 – Jardim Jaqueira (próximo à Rodoviária)
Telefones: (12) 3889-4157 ou (12) 3888-2582
Centro de Acolhida Especial (CAE) e Centro de Acolhimento Popular Temporário Feminino
Rua Banco Itaú, 328 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-7080
Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino (CATEP)
Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)
Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim
Telefone: (12) 3885-4600
Secretaria de Comunicação Social –29/6/2026
Foto: Alexandre Marzola/PMC
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba realiza eleição para a CIPA nesta quarta-feira
A eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba para a gestão 2026/2027 será nessa quarta-feira, dia 5, das 7h às 16h30, exclusivamente pela internet, no endereço http://cipaa.caraguatatuba.sp.gov.br/ Para acessar o sistema, o servidor deve utilizar apenas o número do CPF, sem pontos
Moradores do Núcleo Paulino Ferreira recebem título de regularização fundiária
Moradores da quadra A, com 65 lotes, no Núcleo Paulino Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, estiveram na noite de segunda-feira (3), na sede da EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi para receber os títulos de regularização fundiária. O prefeito Mateus Silva fez uma chamada de vídeo transmitida aos presentes para parabenizá-los pela
Teatro Mario Covas recebe espetáculo de humor com Dihh Lopes e Márcio Donato; no dia 7 de agosto
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 7 de agosto (sexta-feira), às 20h, o espetáculo “A Série B dos Quatro Amigos”, estrelado pelos humoristas Dihh Lopes e Márcio Donato. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://tinyurl.com/dvbsyhhb. Integrantes do grupo “4 Amigos”, Dihh Lopes e Márcio Donato sobem ao
Caraguatatuba promove 2º Simpósio Educacional com três dias de formação e especialistas de destaque nacional
A Prefeitura de Caraguatatuba promove, entre os dias 26 e 28 de agosto, o 2º Simpósio Educacional de Caraguatatuba, um dos principais eventos de formação continuada voltados aos profissionais da rede municipal de ensino. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o encontro foi estruturado para ampliar o debate sobre
Ana Maria Carvalho apresenta show de cultura popular no 27º Festival do Camarão
O 27º Festival do Camarão segue nesta semana com extensa programação gratuita na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Entre as diversas atrações artísticas, os visitantes podem prestigiar o show da cantora, arte educadora e brincante da cultura popular brasileira Ana Maria Carvalho. A apresentação será realizada domingo (26/7),
