Pesquisar No Site
Programa Vivaleite entrega mais de 44 mil litros no primeiro semestre e beneficia 491 crianças em Caraguatatuba
Programa Vivaleite entrega mais de 44 mil litros no primeiro semestre e beneficia 491 crianças em Caraguatatuba
O Programa Vivaleite registrou resultados expressivos em Caraguatatuba no primeiro semestre de 2026. Entre os meses de janeiro e junho, foram entregues 44.190 litros de leite enriquecido e 491 crianças em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas.
O programa foi implantado no município em 2011 e atualmente atende crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses pertencentes a famílias com renda de até dois salários mínimos. Cada beneficiário recebe 15 litros de leite por mês, distribuídos semanalmente.
Atualmente, a iniciativa entrega aproximadamente 7.365 litros de leite por mês e reforça o compromisso com a promoção da saúde e desenvolvimento infantil. O alimento distribuído possui alto valor nutricional, com teor mínimo de 3% de gordura, além de ser enriquecido com ferro e vitaminas essenciais para o crescimento das crianças.
A distribuição ocorre em pontos estratégicos das regiões norte, centro e sul da cidade: CRAS Jetuba, Núcleo Pedra Grande, Núcleo João Bolinha, CIASC Ponte Seca, Fundacc Barranco Alto e CIASC Perequê-Mirim.
“Os números alcançados neste primeiro semestre demonstram a relevância do Vivaleite para a população. Trata-se de uma ação que complementa a alimentação das crianças e contribui diretamente para a qualidade de vida e segurança nutricional das famílias que mais necessitam”, afirma a nutricionista e responsável técnica do Banco de Alimentos de Caraguatatuba, Cíntia Araújo.
Desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Vivaleite é considerado o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Criado em 1999, distribui anualmente cerca de 75 milhões de litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D e contribui para a segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias. Além de promover a segurança alimentar, também incentiva a cadeia produtiva do leite no Estado de São Paulo, gerando emprego e renda no campo de forma indireta.
Como participar
As famílias interessadas em ingressar no programa devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região e apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento da criança;
- Carteira de vacinação atualizada da criança;
- Documento de identidade (RG) da mãe ou responsável legal;
- CPF da mãe ou responsável legal;
- Comprovante de renda familiar;
- Comprovante da condição de desemprego do responsável familiar, quando necessário;
- Número de Identificação Social (NIS) da criança e do responsável.
As inclusões no programa ocorrem conforme a disponibilidade de vagas, considerando a demanda de inclusões e exclusões registradas ao longo do ano. Desde o ano passado, cada família tem direito ao cadastro de até duas crianças no programa.
Secretaria de Comunicação Social – 23/6/2026
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Espetáculo “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini é destaque no Teatro Mario Covas neste fim de semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (25), às 20h, e domingo (26), às 19h, o renomado espetáculo “Um Dia Muito Especial”, estrelado pelos atores Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/yh7c4w4d. Com origem do filme homônimo de Ettore Scola, lançado em
21º Festival da Tainha atrai cerca de 20 mil visitantes e comercializa mais de 8 toneladas do pescado
O tradicional Festival da Tainha recebeu cerca de 20 mil visitantes entre os dias 9 e 12 de julho, na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. Em sua 21ª edição, o evento, que celebra a gastronomia e a cultura tradicional caiçara, é uma iniciativa do
Caraguá Segura impede ocupação irregular em área pública no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais uma ação do programa Caraguá Segura para impedir ocupações irregulares e preservar o patrimônio público. Desta vez, a operação ocorreu em uma área municipal localizada na Rua Circular, no bairro Pegorelli na tarde desta quinta-feira (6). Equipes das secretarias de Urbanismo e de Serviços
Agentes da GCM de Caraguatatuba prendem mulher por trafico de drogas no bairro Jardim Jaqueira
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu uma mulher por tráfico de drogas durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de sexta-feira (10), na Praça dos Navegantes, no bairro Jardim Jaqueira, nas proximidades do Terminal Rodoviário do município. A região é alvo frequente de denúncias relacionadas ao comércio ilícito de
População de Caraguatatuba já pode escolher nome do mascote da saúde bucal
A população de Caraguatatuba já pode participar da escolha do nome do mascote oficial das ações de saúde bucal do município. A votação foi aberta pela Prefeitura e pode ser feita pelo link https://forms.gle/Nb6Q8Gu2ScirxHw48. Coordenada pela Divisão de Gestão da Saúde Odontológica, vinculada à Secretaria de Saúde, a iniciativa convida
