Pesquisar No Site
Começa a Semana do Bebê e do Brincar

Começa a Semana do Bebê e do Brincar

#PraCegoVer Pátio de uma escola. Sete mulheres estão sentadas com crianças à mesa. Elas brincam de desenhar, pintar e colar. (Foto: Claudia Moysés/PMC)
Várias atividades estão agendadas esta semana nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para marcar a Semana do Bebê e do Brincar (14 a 18 de maio).
Esse evento ocorre desde 2015, no município, e no ano passado, por meio da Lei 2.330, de 25 de abril de 2017, foi instituída a Semana do Bebê e do Brincar dentro do calendário oficial do município, na terceira semana de maio.
Apresentações musicais e teatrais, contação de histórias, vivências sobre shantala (massagem para bebês), ofurô (banho de imersão com ervas), oficinas de massinha, pipa e pintura, palestras sobre cuidados com o corpo e higiene, uso de chupetas e mamadeiras, importância da amamentação, alimentação saudável, fases do desenvolvimento do bebê, são algumas das atividades programadas no decorrer da semana com as crianças e familiares.
Hoje, segunda-feira (14/05), às 19 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá, haverá palestra com o tema – “Brincar e Cuidar na formação subjetiva da criança”, com a psicóloga e consultora do Instituto Avisa Lá, Maria Teresa Venceslau de Carvalho.
Ontem, domingo (13), no início da celebração da missa na Paróquia de Santo Antônio, às 18 horas, o padre Carlos Alberto da Silva, o padre Beto, apresentou o projeto Semana do Bebê e do Brincar juntamente com representantes do Comitê da Primeiríssima Infância de Caraguatatuba e da Pastoral da Criança e reforçou a importância dos cuidados na formação da criança para formar cidadãos de bem. Ao final, a articuladora do Comitê, Sílvia Fernandes da Silva, o prefeito Aguilar Junior e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar reforçaram o convite para que os pais participem das atividades durante a semana, nas escolas dos filhos.
A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação, Comitê da Primeiríssima Infância, Pastoral da Criança e Senac que, com ações articuladas, mobilizam a sociedade em geral sobre a importância de direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.
Histórico – A Semana do Bebê teve início há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. E tem o objetivo de chamar a atenção para o direito das crianças (0 a 6 anos), à qualidade de vida e ao desenvolvimento, na agenda dos municípios brasileiros.
Já a Semana do Brincar foi criada, em 2009, pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças de se desenvolverem por meio de vivências e experiências durante as interações com as pessoas e com o meio.
De acordo com a Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Carolina Velho, os pais que brincam com filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, amizade, linguagem, criação.
“É no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, e a perceber as diferentes perspectivas de uma situação. Isso tudo é aprendizagem, que vai contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor”, afirmou Carolina.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local
Quarenta estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR) concluíram o 1º evento Hackathon do litoral norte paulista, realizado no município entre os dias 5 e 7 de julho. A iniciativa do instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, desafiou os participantes em uma maratona

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê abre inscrições para Programa de Voluntariado
Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, com o objetivo de engajar a comunidade na preservação do meio ambiente e na realização de atividades de conservação. O programa oferece a oportunidade para quem deseja colaborar com a proteção dos recursos naturais enquanto

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência

Polo Cultural do Centro recebe oficina literária “Escrita Criativa Sensorial” na próxima segunda-feira
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima segunda-feira (7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina “Escrita Criativa Sensorial”, com Ethel Pontes. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina é um

GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação