Pesquisar No Site
Sepedi realiza formatura unificada dos alunos das turmas do curso de LIBRAS Básico, Intermediário e Avançado
Sepedi realiza formatura unificada dos alunos das turmas do curso de LIBRAS Básico, Intermediário e Avançado
Alunos dos cursos de Língua Brasileira de Sinais oferecido, gratuitamente, pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, das turmas Básico, Intermediário e Avançado, receberam sua certificação de conclusão, na segunda-feira (8).

#PraTodosVerem: Turma intermediária do curso de Língua Brasileira de Sinais
O objetivo da Sepedi ao oferecer a capacitação é o de promover a acessibilidade comunicacional por meio da oferta do curso em Libras de qualidade, gratuito à comunidade, como também garantir atendimento qualificado às pessoas surdas e proporcionar um ambiente social, organizacional e comunitário que valoriza e respeite a diversidade de todos os indivíduos.
A secretária da Sepedi, Ivy Malerba, agradeceu aos participantes de todas as turmas pela confiança e empenho no aprendizado da LIBRAS e ao professor Alan Miranda, que tem ampla experiência como intérprete desta língua como instrutor nas cidades do Litoral Norte.
“Esse curso é oferecido com o esforço conjunto de muitas mãos para que todos os interessados possam aprender LIBRAS e se comunicar com a comunidade surda com respeito, empatia e cidadania. Além de ser um curso que abre portas profissionalmente. Continuem seus estudos e pratiquem”, disse Malerba.
O professor agradeceu a confiança da secretária pelo êxito do seu trabalho e também aos alunos e à colaboração e contribuição do deficiente auditivo, Sílvio Aparecido Paulino, nas aulas.

#PraTodosVerem: Turma avançada do curso de Língua Brasileira de Sinais
Mãe de um rapaz de 17 anos, surdo, Simone Alexandra Pereira, 55 anos, terminou a etapa intermediária e, no próximo semestre, vai continuar na turma avançada.
“Sempre achei LIBRAS muito difícil e esperava que algum dia meu filho fosse verbal. Mas, o tempo me mostrou que a forma dele se comunicar é em LIBRAS e, então, decidi aprender. Sou a pessoa que acompanha ele na escola, batalha sempre por um intérprete para ele em sala de aula desde criança e agora ele está no IFSP fazendo um curso técnico e conseguimos que ele tenha o suporte de um tradutor. É muito importante que a LIBRAS seja ensinada nas escolas desde criança para que as pessoas surdas não se sintam excluídas. Quanto mais pessoas souberem LIBRAS, melhor será a convivência social para os surdos” afirmou.
A agente de desenvolvimento infantil, Cleidiane Bomfim Santos, disse que na escola em que trabalha não há crianças surdas. “Sempre tive vontade de aprender e acredito que é um diferencial no meu trabalho. Quando chegar um aluno ou aluna com deficiência auditiva, estarei preparada para lidar com eles da melhor forma”, disse.
A servidora pública, Ana Canuto, que faz atendimento na linha de frente da Sepedi, terminou a etapa avançada do curso. “É muito difícil e ao mesmo tempo gratificante, porque podemos nos comunicar com os surdos que procuram atendimento na Sepedi e ajudá-los no que necessitam. Agora é praticar para pegar a fluência como em qualquer outra língua”, concluiu.
Veja Também Recentes
Vigilância Sanitária de Caraguatatuba orienta farmácias sobre mudanças no controle de receitas eletrônicas
Farmácias e drogarias de Caraguatatuba devem se adequar às novas regras previstas para o Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), plataforma voltada ao controle eletrônico de receitas de medicamentos sujeitos a controle especial. O sistema é regulamentado pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 1.000/2025, da Agência Nacional de
Programa Ruas da Esperança realiza novas abordagens e encaminhamentos em Caraguatatuba
As ações do Programa Ruas da Esperança seguem diariamente em Caraguatatuba, com foco no acolhimento humanizado, orientação social, garantia de direitos e atendimento digno às pessoas em situação de rua. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social, por meio das equipes de abordagem social, com apoio integrado da
Estudantes da rede municipal participam de ações de educação ambiental durante gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”
A Semana do Meio Ambiente começa no dia 2 de junho com uma agenda que reúne atividades em escolas, espaços públicos e áreas ambientais de Caraguatatuba. Nos espaços educacionais, a programação conta com a gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”, no Cide Tinga e nos Ciases do Travessão e Sumaré,
PAT de Caraguatatuba oferece 131 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (20). Ao todo, estão disponíveis 131 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Maio Laranja promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na última segunda-feira (18), uma blitz educativa de orientação e sensibilização na Avenida da Praia e na Avenida Padre Anchieta, no centro da cidade, em apoio e visibilidade ao Maio Laranja, com a campanha “Faça Bonito”, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso
