Pesquisar No Site
Curso de Funileiro de Brilho em parceria com o Senai inicia em Caraguatatuba
Curso de Funileiro de Brilho em parceria com o Senai inicia em Caraguatatuba

#PraCegoVer: alunos sentados prestando atenção na fala do professor (Foto: Luis Gava/PMC)
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba em parceria com o Senai iniciou nesta segunda-feira (07/05), o curso de iniciação profissional de Funileiro de Brilho, que ensina a técnica de desamassar peças de automóveis sem estragar a pintura, o “martelinho de ouro”.
O curso tem carga horária de 40 horas, ministrado em uma Unidade Móvel, instalada na Praça do Caiçara, no Centro. As aulas práticas são realizadas em peças reais de carro, como capô, portas, paralamas e tampa traseira.
O monitor do Senai, Paulo Cesar, diz que essa profissão tem a vantagem de ser independente. “O profissional pode ir até a casa do cliente ou atender em sua própria residência. Como é um trabalho manual, o custo é baixo, mas muito bem remunerado, já que a profissão exige muito cuidado”, explicou o professor.
O aluno Ubiratan Carlos, de 53 anos de idade, desempregado há três meses, procura no curso uma forma de voltar ao mercado de trabalho. “Tenho experiência em várias áreas, construção civil, motorista de guincho e inclusive, funilaria, mas sem certificado dificulta a contratação. Com esta chance tenho esperanças de conseguir um emprego”, relatou.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, destacou a importância de oferecer cursos de qualificação. “Com a possibilidade de um novo emprego, também proporcionamos à população mais autonomia e oportunidade de uma vida melhor”.

#PraCegoVer: equipamentos de funilaria expostos na unidade móvel (Foto: Luis Gava/PMC)
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (8). Ao todo, estão disponíveis 103 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Prefeitura de Caraguatatuba define jornada especial dos servidores com deficiência ou com dependentes PCDs
A Prefeitura de Caraguatatuba definiu as regras para a concessão de jornada especial de trabalho reduzida aos servidores públicos municipais com deficiência ou que tenham sob sua dependência pessoa com deficiência, com o Decreto nº 2.508/2026, que regulamenta o benefício previsto na Lei Complementar Municipal nº 145, de 19 de
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, na última quinta-feira (16), o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), novo equipamento público criado para acolher, orientar e apoiar pessoas em situação de migração, trânsito ou vulnerabilidade social. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Caraguatatuba, o CAM foi estruturado para oferecer atendimento humanizado,
Exposição de Antonio Carelli reúne grandes nomes da arte em noite de abertura no museu
Os curadores da exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” reuniram na noite de abertura, na última sexta-feira (3), amigos e artistas que acompanharam e trabalharam com o mestre durante sua permanência em Caraguatatuba; Mieko Ukeseki e Mario, de Cunha (SP), Fabio Sapede, gravador, e Carminha Sapede, encadernadora,
Boletim Defesa Civil – Ventos em Caraguatatuba – Atualizações AQUI
Boletim Defesa Civil 5_2026 – Ventos em Caraguatatuba Atualização – Sexta-feira (31), 11h30 A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil concluiu o atendimento às principais ocorrências provocadas pelos fortes ventos que atingiram o município entre a tarde e a noite de quarta-feira (29).