Pesquisar No Site
Caraguatatuba abre Semana do Bebê e do Brincar com debate sobre Primeira Infância
Caraguatatuba abre Semana do Bebê e do Brincar com debate sobre Primeira Infância
A abertura da Semana do Bebê e do Brincar transformou o Teatro Mario Covas em um espaço de diálogo sobre infância, educação e cuidado na noite de segunda-feira (11). O evento reuniu profissionais da rede municipal, especialistas e autoridades para discutir práticas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida.
Instituída pela Lei Municipal nº 2.330/2017, a Semana do Bebê e do Brincar integra as ações do Governo Municipal voltadas à Primeira Infância e propõe uma reflexão sobre o papel do brincar, das relações afetivas e do ambiente escolar na formação das crianças.
A abertura contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Sergio Arnaldo Braz, o Serjão; a secretária de Educação, Roseli Morilla; e a secretária-adjunta de Educação, Rosimeire Simões Alves.
“A Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças e carrega uma responsabilidade muito grande na formação humana, social e educacional dos nossos alunos. Por isso, deixo aqui o meu agradecimento pelo comprometimento de cada profissional que atua diariamente nas escolas, cuidando, ensinando e contribuindo para o futuro das nossas crianças”, disse o vice-prefeito e secretário de Saúde, Sergio Arnaldo Braz, o Serjão.
“Caraguatatuba vive um crescimento muito significativo na Educação Infantil desde os anos 2000. Hoje, a cidade respira e pulsa esse trabalho dentro das nossas escolas, com profissionais comprometidos e projetos que fazem diferença na vida das crianças e das famílias. O brincar, o cuidado e o aprender caminham juntos na formação dos alunos. Tenho muito orgulho da nossa equipe de Educação Infantil, que desenvolve um trabalho humano, sensível e muito elogiado pelos pais”, afirmou a secretária de Educação, Roseli Morilla.

#PraTodosVerem – Evento reuniu profissionais da rede municipal, especialistas e autoridades para discutir práticas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida (Foto: Fernando Matos/Seduc)
A abertura da Semana do Bebê e do Brincar contou com a mesa redonda “Do colo ao mundo: experiências na Primeira Infância”, que abordou os desafios e as possibilidades do trabalho pedagógico nos primeiros anos da infância. O debate contou com a participação da mestre em Educação, Camila Pimentel; das professoras de Educação Infantil, Priscila Perossi e Rafaela dos Santos; do coordenador pedagógico, Anderson Cruz; e da coordenadora da Clínica do Bebê do Instituto Langage, Andrea Lauermann. A mediação foi conduzida pela professora e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Marta Tanuri.
Além do seminário de abertura, a programação segue ao longo da semana com atividades em unidades escolares do município, com a participação de estudantes, famílias e profissionais da educação. Entre as ações previstas estão vivências brincantes, oficinas, palestras, apresentações musicais e atividades interativas voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e ao desenvolvimento infantil.
Nesta terça-feira (12), o CEI/EMEI Profª Stela da Silva recebe atividades da Semana do Bebê e do Brincar, das 8h às 10h. No período da tarde, das 14h às 16h, a EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira promove uma palestra voltada à comunidade escolar.
Na quarta-feira (13), a programação continua no CEI João Lino da Cruz, das 9h30 às 10h30, e no CEI Profª Diomar Berti Franzolin, com a atividade “Confecção de massinha caseira com participação da família”, das 9h às 10h. Ainda pela manhã, o CEI Profª Ester Nunes de Souza recebe o “Musical com a Vanessa”, das 8h15 às 9h.
Na quinta-feira (14), o CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho realiza a atividade “Integração: Vivências Brincantes”, das 8h45 às 15h30. No mesmo dia, a EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez promove mais uma edição da Semana do Bebê e do Brincar, das 8h30 às 15h30.
A proposta da programação é aproximar escola, família e comunidade em torno da valorização da infância, criando espaços de convivência, escuta e aprendizado coletivo dentro da rede municipal de ensino.
Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Acesse @seduc_caragua
Secretaria de Comunicação Social 12/5/2026
Foto: Fernando Matos/Seduc
Veja Também Recentes
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município
Representantes de diferentes segmentos da juventude de Caraguatatuba se reuniram na última quinta-feira (24) para apresentar demandas, projetos e propostas ao poder público. O encontro, realizado no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, reuniu jovens ligados a instituições de ensino, órgãos públicos, entidades religiosas, associações e outros grupos. Organizada
Inscrições abertas para oficinas gratuitas – Desenvolva seu Potencial e Instagram para Negócios nesta quarta e quinta-feira
A Secretaria de Governo em parceria com o Sebrae São José dos Campos e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba promove duas oficinas gratuitas, na quarta-feira (9), Desenvolva seu Potencial e, na quinta-feira (10), Instagram para Negócios. A primeira oficina é voltada para pessoas que desejam reconhecer
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de três cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (30/9; e 1º/10 e 2/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Caraguatatuba leva vacinação a supermercados e outros pontos da cidade nesta sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba, pela Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (4) mais uma ação de vacinação extramuros em locais de grande circulação de pessoas. As equipes estarão em três pontos da cidade com vacinas contra sarampo, febre amarela e influenza. No Supermercado Shibata, na Avenida Presidente Campos Sales, 297,
Zona Sul de Caraguatatuba recebe Ato Cívico de 7 de Setembro e Ação Solidária
Caraguatatuba celebra a Independência do Brasil na próxima segunda-feira (7) com Ato Cívico e Ação Solidária na região Sul da cidade. A programação começa às 8h, no Núcleo Esportivo Municipal “Lourenço José dos Santos” (Coliseu), no Perequê-Mirim, e une civismo, valorização da identidade local e serviços e atendimentos à população.
