Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove mutirão para regularização agropecuária e fortalecimento da sanidade animal e vegetal
Caraguatatuba promove mutirão para regularização agropecuária e fortalecimento da sanidade animal e vegetal
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza, ao longo do mês de maio, um Mutirão de Atendimento da Defesa Agropecuária, voltado a produtores rurais do município. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em atendimento à legislação estadual nº 18.077/2024 (Fundesa), e tem como objetivo facilitar a regularização de rebanhos e culturas agrícolas, além de reforçar a sanidade animal.
Durante o mutirão, serão oferecidos atendimentos para registro e atualização de animais, bem como cadastro de culturas de banana e cítricos. A iniciativa busca garantir que os produtores estejam em conformidade com as exigências legais, permitindo, por exemplo, o transporte e a comercialização dos animais, além do acompanhamento sanitário adequado.
O primeiro atendimento será realizado no dia 14 de maio, das 9h às 16h30, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê. A segunda etapa ocorre no dia 19 de maio, no mesmo horário, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O terceiro e último atendimento será no dia 26 de maio, também das 9h às 16h30, novamente no Parque Juqueriquerê.
Para os pecuaristas, o mutirão permite a regularização dos rebanhos, com atualização cadastral e registro de animais de produção ainda não declarados, o que é condição essencial para evitar restrições na Defesa Agropecuária e garantir a legalidade das atividades. No caso da bananicultura, o cadastro possibilita o agendamento de vistorias técnicas para identificação de pragas, como a fusariose. Para os produtores de cítricos, o registro é fundamental para o monitoramento do greening, doença de alto impacto que pode comprometer grandes áreas de cultivo.
O mutirão também reforça a importância do Fundo de Defesa da Sanidade Animal (Fundesa-PEC), que garante recursos para indenização de produtores em casos de sacrifício sanitário de animais, funcionando como uma proteção financeira diante de possíveis focos de doenças, como a febre aftosa.
Com a suspensão da vacinação contra a febre aftosa em 2024, o Estado de São Paulo avançou em seu status sanitário, passando a exigir maior rigor na vigilância e no controle dos rebanhos. Nesse contexto, o Fundesa-PEC se torna essencial, substituindo a imunização pela intensificação do monitoramento, realizado tanto pelo Serviço Veterinário Oficial quanto pelos próprios produtores.
A contribuição ao fundo é obrigatória e vinculada à atualização dos rebanhos, realizada nas campanhas de maio e novembro. Para 2026, o valor estabelecido é de R$ 1,06 por animal declarado para produtores de bovinos e bubalinos.
A Prefeitura reforça a importância da participação dos produtores rurais no mutirão, que garante a regularização das atividades, a segurança sanitária e o fortalecimento da agropecuária no município.
Secretaria de Comunicação Social/PMC – 6/5/2026
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Basquete de Caraguatatuba conquista duas vitórias e garante vaga na semifinal da Série Ouro da Liga Paulista
As equipes de base do basquete de Caraguatatuba tiveram mais um fim de semana de destaque pela Liga Paulista de Basquete. As partidas foram disputadas no último domingo (7), em Diadema, e terminaram com duas vitórias e uma derrota para os times caraguatatubenses. Na categoria Sub-14, Caraguatatuba venceu a equipe
Stand up “Gio da Família Brasileira” com Gio Lisboa é destaque no Teatro Mario Covas neste domingo
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe neste domingo (7/6), às 19h, o show de humor “Gio da Família Brasileira”, com Gio Lisboa – um dos grandes destaques do stand up comedy nacional. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/2fvxd7ke. A montagem propõe uma experiência que combina humor, música e
Primeiro encontro da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda encantamento ao cliente
Os preparativos para o tradicional Festival Gastronômico da cidade já começou. Teve início, terça-feira (16), a Trilha de Formativa do Caraguá A Gosto, voltada aos empresários participantes do evento. A capacitação para os proprietários de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município, tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais,
Caraguatatuba imuniza 400 pessoas contra gripe durante ação da UBS Sumaré
A vacinação contra a gripe, realizada na quinta e sexta-feira (18 e 19), resultou em 400 doses aplicadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Sumaré em frente ao supermercado Shibata, no Centro de Caraguatatuba. O local foi escolhido em razão do grande fluxo de pessoas, como forma de facilitar o
Caraguatatuba divulga resultado preliminar da eleição para Conselhos Gestores de 26 unidades de saúde
Representantes de usuários e trabalhadores da saúde foram eleitos para compor os Conselhos Gestores de Unidade (CGU) da rede municipal de saúde de Caraguatatuba para o biênio 2026–2028. O resultado preliminar do processo foi divulgado na segunda-feira (15) e contempla 26 unidades e serviços de saúde do município. A eleição
