Pesquisar No Site
9º Festival Felino promove oficinas e espetáculos teatrais gratuitos em Caraguatatuba
9º Festival Felino promove oficinas e espetáculos teatrais gratuitos em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe de 8 de maio a 3 de junho a 9ª edição do Felino – Festival de Artes do Litoral Norte com extensa programação gratuita e descentralizada para todos os públicos. A iniciativa é da Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte e, na cidade, conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Até o início de junho, o festival promove mais de 40 atrações em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Grupos nacionais e internacionais trazem artes circenses e teatrais em versões clássicas e contemporâneas. A programação oferece oficinas de teatro e espetáculos para todos os públicos.
No município, as atrações ocorrem em diversos locais da cidade, de forma descentralizada, na Praça Dr. Cândido Motta (Centro), Praça Jorge de Castro (no bairro Travessão), Teatro Mario Covas e Auditório Maristela de Oliveira. Nos locais fechados, os ingressos podem ser retirados com até uma hora de antecedência. A programação completa pode ser conferida abaixo.
Os espetáculos apresentados são “Quem Morreu?”, do grupo Andaime Teatro; “Flap! Circo de Formas”, da Cia. La Termostática, da Argentina; “Paulo Freire – O Andarilho da Utopia”, com Off-Sina; “Hoje tem espetáculo!”, com o grupo Rosa dos Ventos; “Bem-Vindo”, com Off-Sina; “Lótus”, da Cia. Lótus; “O Sonho de Um Homem Rídiculo”, da Cia. Lúdica; “A Lenda de Peter Von Hales”, do Teatro Búfalo, do Chile; e “Pinocchio – Olhos de Madeira”, da Cia Arte-Móvel.
Já a oficina de teatro “Viewpoints”, com Renata Lemes, propõe um mergulho prático nos conceitos do Viewpoints – método desenvolvido por Mary Overlie e ampliado por Anne Bogart, que trabalha a construção de cena a partir de elementos essenciais do movimento, espaço e tempo.
Os participantes serão convidados a explorar o jogo como princípio de criação, desenvolvendo atenção, escuta, improvisação e interação com o grupo. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas através do link https://tinyurl.com/2pk9s7fk.
Programação – Caraguatatuba
9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte
Entrada Gratuita
Dia 8/5 – Sexta
20h – Espetáculo “Quem Morreu?” – Grupo Andaime Teatro
Teatro Mario Covas
Dia 9/5 – Sábado
20h – Espetáculo “Flap! Circo de Formas” – Grupo La Termostática (Argentina)
Teatro Mario Covas
Dia 15/5 – Sexta
19h – Espetáculo “Paulo Freire, O Andarilho da Utopia” – Grupo Off-Sina
Auditório Maristela de Oliveira
20h30 – Peça “Hoje Tem Espetáculo!” – Grupo Rosa dos Ventos
Dia 16/5 – Sábado
15h – Espetáculo “Bem-Vindo” – Grupo Off-Sina
Praça Jorge de Castro – Travessão (Em frente ao Polo Cultural)
Dia 23/5 – Sábado
20h – Espetáculo “Lótus” – Cia. Lótus
Teatro Mario Covas
Dia 24/5 – Domingo
19h – Espetáculo “O Sonho de Um Homem Rídiculo” – Cia. Lúdica
Teatro Mario Covas
Dia 29/5 – Sexta
20h – Espetáculo “A Lenda de Peter Von Hales” – Teatro Búfalo (Chile)
Auditório Maristela de Oliveira
Dia 30/5 – Sábado
19h – Espetáculo “Pinocchio – Olhos de Madeira” – Cia. Arte-Móvel
Auditório Maristela de Oliveira
Dia 1º/6 – Segunda
18h30 – Oficina de Teatro “Viewpoints” com Renata Lemes
Auditório Maristela de Oliveira
Dia 3/6 – Quarta
18h30 – Oficina de Teatro “Viewpoints” com Renata Lemes
Auditório Maristela de Oliveira
Endereços:
Teatro Mario Covas l Av. Goiás, nº 187, Indaiá
Auditório Maristela de Oliveira l Rua Santa Cruz, nº 396, Centro (junto à sede da Fundacc)
Praça Jorge de Castro l Travessão (em frente ao Polo Cultural)
Praça Dr. Cândido Motta l Centro
Sobre o Evento
O festival é uma iniciativa da “Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte”, que em 2019, foi reconhecida como Ponto de Cultura. A ação é realizada anualmente com o objetivo de promover a cultura na região do Litoral Norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).
Nos últimos anos, a associação realizou oito edições do evento, reunindo mais de 13 mil pessoas presencialmente e em transmissões ao vivo, além de contabilizar mais de 19 mil visualizações nas atividades on-line.
Na 9ª edição, em 2026, o Festival Felino conta com financiamento público do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Programa de Ação Cultural – ProAC e Fomento CULTSP. Confira a programação completa das quatro cidades através do link https://linktr.ee/associacaofelino.
Fotos: Divulgação
Veja Também Recentes
21º Festival da Tainha atrai cerca de 20 mil visitantes e comercializa mais de 8 toneladas do pescado
O tradicional Festival da Tainha recebeu cerca de 20 mil visitantes entre os dias 9 e 12 de julho, na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. Em sua 21ª edição, o evento, que celebra a gastronomia e a cultura tradicional caiçara, é uma iniciativa do
Caraguatatuba recebe mutirão para reconhecimento de paternidade neste sábado
Caraguatatuba recebe no sábado (1º) o mutirão nacional “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo para atendimento de pessoas que buscam o reconhecimento de paternidade ou a investigação de vínculo biológico. A ação será das 9h às 13h, na unidade da Defensoria Pública, na
Fundo Social de Caraguatatuba atende famílias afetadas pela ventania em ação integrada do Plancon
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na sexta-feira (31), a entrega de itens de primeira necessidade às famílias que tiveram as casas atingidas pelos fortes ventos registrados no município entre quarta-feira e quinta-feira (29 e 30). A ação faz parte do atendimento humanitário previsto no Plano de Contingência de Proteção
Treino Especial de Krav Maga aguarda 300 praticantes em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebe, entre os dias 14 e 16 de agosto, o Treino Especial Lehikaness da escola Bukan de Krav Maga, ministrado pelo Grão Mestre Yaron Lichtenstein e Rotem Lichtenstein. O encontro deve reunir aproximadamente 300 alunos de diversos estados brasileiros e promete fortalecer a
PAT de Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (8). Ao todo, estão disponíveis 103 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
