Pesquisar No Site
Caraguatatuba conclui elaboração e organização de relatórios técnicos e avança em tratativas sobre gestão da orla
Caraguatatuba conclui elaboração e organização de relatórios técnicos e avança em tratativas sobre gestão da orla
A Prefeitura de Caraguatatuba concluiu a elaboração e organização de relatórios técnicos pendentes relacionados à gestão de áreas da União, referentes ao período de 2018 a 2025. A documentação foi encaminhada à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão responsável pela administração de bens públicos federais, incluindo terrenos de marinha e áreas costeiras.
De acordo com as secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, os relatórios não foram apresentados dentro dos prazos nos anos anteriores, o que exigiu um trabalho técnico intensivo para reconstituição de dados, consolidação de informações e adequação às exigências normativas federais. A regularização é considerada essencial para assegurar conformidade administrativa com a União e evitar possíveis sanções ou restrições institucionais.

#PraTodosVerem: Secretário César Abboud cumpre agenda em São Paulo junto de autoridades da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) (Fotos: Divulgação/PMC)
A SPU atua de forma articulada com órgãos de controle como o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), sobretudo em temas ligados à ocupação e uso de áreas públicas, motivo pelo qual é necessário rigor técnico e transparência na prestação de contas.
Para prosseguir com o diálogo e as tratativas, o secretário de Urbanismo, César Abboud, esteve em São Paulo na segunda-feira (27) para realizar a entrega formal dos relatórios e alinhar procedimentos futuros. A agenda também contemplou discussões relacionadas à gestão da orla marítima, área que demanda cumprimento de normas federais específicas e articulação institucional.
Do ponto de vista técnico, a gestão de orla está vinculada a instrumentos como o Projeto Orla e à legislação sobre terrenos de marinha, que estabelecem critérios para uso, ordenamento e fiscalização dessas áreas. A Prefeitura está restabelecendo a conformidade institucional e a governança sobre áreas costeiras, estratégicas sob os aspectos ambiental, urbano e econômico.
Novas propostas apresentadas à SPU
A Secretaria de Urbanismo também levou ao encontro propostas para o projeto do Parque Linear na orla de Caraguatatuba, um planejamento de longo prazo que abrange cerca de 11 quilômetros de intervenções estruturadas. A iniciativa reúne diferentes projetos integrados, concebidos para execução contínua ao longo de sucessivas gestões, com o objetivo de garantir ordenamento urbano e valorização paisagística da faixa costeira.
Entre as propostas já em estágio avançado estão os projetos do “Casar” e “Vilinha Caiçara”, ambos com previsão de captação de recursos e encaminhamentos técnicos em andamento.
Sobre a Gestão da Orla em Caraguatatuba
A Secretaria de Urbanismo trabalha a estruturação técnica do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU). Atualmente, se concentra no trecho entre o Camaroeiro e o Molhe do Rio Juqueriquerê, no Porto Novo. Já foram realizadas intervenções nas regiões da Martim de Sá e do Massaguaçu, enquanto a área da Mococa passa por reavaliação em razão do processo de erosão, o que demanda adequações técnicas no projeto.
As próximas etapas preveem o avanço para as praias da Tabatinga e Cocanha, conforme critérios técnicos e a necessidade identificada ao longo do desenvolvimento. O PIU é um trabalho que demanda tempo devido à grande extensão da orla de Caraguatatuba, que abrange as regiões central e sul, além da complexidade técnica envolvida nas intervenções.
O projeto tem caráter contínuo e será desenvolvido de forma gradual ao longo das gestões, acompanhando a evolução dos estudos e das prioridades definidas para cada trecho da orla.
Após a validação pelos órgãos competentes, as propostas serão apresentadas à população, à imprensa e aos demais envolvidos, garantindo transparência em todas as etapas.
No campo ambiental, em paralelo às ações do PIU, também estão em desenvolvimento iniciativas voltadas à preservação e recuperação dos ecossistemas costeiros, como o Programa de Recuperação de Vegetação de Praias – Jundu, que abrange cerca de três quilômetros entre o Rio Santo Antônio e o Rio Lagoa, com plantio de vegetação nativa para auxiliar na contenção da erosão.
O planejamento também prevê a organização do uso da faixa de areia, com definição de áreas livres para banhistas, cujas dimensões variam conforme as características de cada praia, buscando equilíbrio entre uso público, turismo e preservação ambiental.
Secretaria de Comunicação Social – 27/4/2026
Fotos: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Caraguatatuba cresce 33% em arrecadação do Imposto de Renda em 2026
O Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Caraguatatuba registrou um avanço significativo no volume de doações recebidas por meio da destinação do Imposto de Renda, em 2026. O montante arrecadado atingiu R$ 79.563,72, crescimento de mais de 33% em comparação com os R$ 58.593,58 contabilizados em 2025. De acordo com o presidente do Conselho Municipal
Guarda Municipal captura dois procurados por homicídio durante patrulhamento ostensivo no Morro do Algodão
A atuação permanente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba no patrulhamento ostensivo resultou, na sexta-feira (24), na captura de dois indivíduos procurados pela Justiça pelo crime de homicídio. A primeira ocorrência foi registrada durante patrulhamento preventivo no bairro Morro do Algodão. Os agentes identificaram um veículo estacionado em frente
Guarda Municipal identifica instituição de acolhimento irregular no bairro Travessão
Na tarde de terça-feira (11), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba identificou uma possível instituição de acolhimento irregular durante patrulhamento preventivo no bairro Travessão. Os agentes foram acionados por um cidadão, que informou ter seus documentos pessoais retidos em uma residência por pessoas que não pertenciam ao
Circuito Mais Mulher reúne 3 mil participantes e transforma a orla de Caraguatatuba em um grande movimento de valorização da mulher
O Circuito Mais Mulher 2026, iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, reuniu cerca de 3 mil mulheres na manhã deste domingo (2), na orla do Centro de Caraguatatuba. A etapa foi marcada por esporte, integração, acolhimento e conscientização. As participantes disputaram as provas de corrida de
Dentistas da rede municipal recebem capacitação para atendimento de urgências odontológicas em Caraguatatuba
Cirurgiões-dentistas que atuam na rede municipal de saúde de Caraguatatuba participam de uma capacitação em Endodontia, área da odontologia responsável pelo tratamento da parte interna dos dentes, incluindo a polpa e os canais radiculares, no dia 11 de agosto, às 14h, no auditório da UPA Centro. O treinamento, promovido pela
