Pesquisar No Site
Caraguatatuba conclui elaboração e organização de relatórios técnicos e avança em tratativas sobre gestão da orla
Caraguatatuba conclui elaboração e organização de relatórios técnicos e avança em tratativas sobre gestão da orla
A Prefeitura de Caraguatatuba concluiu a elaboração e organização de relatórios técnicos pendentes relacionados à gestão de áreas da União, referentes ao período de 2018 a 2025. A documentação foi encaminhada à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão responsável pela administração de bens públicos federais, incluindo terrenos de marinha e áreas costeiras.
De acordo com as secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, os relatórios não foram apresentados dentro dos prazos nos anos anteriores, o que exigiu um trabalho técnico intensivo para reconstituição de dados, consolidação de informações e adequação às exigências normativas federais. A regularização é considerada essencial para assegurar conformidade administrativa com a União e evitar possíveis sanções ou restrições institucionais.
A SPU atua de forma articulada com órgãos de controle como o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), sobretudo em temas ligados à ocupação e uso de áreas públicas, motivo pelo qual é necessário rigor técnico e transparência na prestação de contas.
Para prosseguir com o diálogo e as tratativas, o secretário de Urbanismo, César Abboud, esteve em São Paulo na segunda-feira (27) para realizar a entrega formal dos relatórios e alinhar procedimentos futuros. A agenda também contemplou discussões relacionadas à gestão da orla marítima, área que demanda cumprimento de normas federais específicas e articulação institucional.
Do ponto de vista técnico, a gestão de orla está vinculada a instrumentos como o Projeto Orla e à legislação sobre terrenos de marinha, que estabelecem critérios para uso, ordenamento e fiscalização dessas áreas. A Prefeitura está restabelecendo a conformidade institucional e a governança sobre áreas costeiras, estratégicas sob os aspectos ambiental, urbano e econômico.
Novas propostas apresentadas à SPU
A Secretaria de Urbanismo também levou ao encontro propostas para o projeto do Parque Linear na orla de Caraguatatuba, um planejamento de longo prazo que abrange cerca de 11 quilômetros de intervenções estruturadas. A iniciativa reúne diferentes projetos integrados, concebidos para execução contínua ao longo de sucessivas gestões, com o objetivo de garantir ordenamento urbano e valorização paisagística da faixa costeira.
Entre as propostas já em estágio avançado estão os projetos do “Casar” e “Vilinha Caiçara”, ambos com previsão de captação de recursos e encaminhamentos técnicos em andamento.
Sobre a Gestão da Orla em Caraguatatuba
A Secretaria de Urbanismo trabalha a estruturação técnica do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU). Atualmente, se concentra no trecho entre o Camaroeiro e o Molhe do Rio Juqueriquerê, no Porto Novo. Já foram realizadas intervenções nas regiões da Martim de Sá e do Massaguaçu, enquanto a área da Mococa passa por reavaliação em razão do processo de erosão, o que demanda adequações técnicas no projeto.
As próximas etapas preveem o avanço para as praias da Tabatinga e Cocanha, conforme critérios técnicos e a necessidade identificada ao longo do desenvolvimento. O PIU é um trabalho que demanda tempo devido à grande extensão da orla de Caraguatatuba, que abrange as regiões central e sul, além da complexidade técnica envolvida nas intervenções.
O projeto tem caráter contínuo e será desenvolvido de forma gradual ao longo das gestões, acompanhando a evolução dos estudos e das prioridades definidas para cada trecho da orla.
Após a validação pelos órgãos competentes, as propostas serão apresentadas à população, à imprensa e aos demais envolvidos, garantindo transparência em todas as etapas.
No campo ambiental, em paralelo às ações do PIU, também estão em desenvolvimento iniciativas voltadas à preservação e recuperação dos ecossistemas costeiros, como o Programa de Recuperação de Vegetação de Praias – Jundu, que abrange cerca de três quilômetros entre o Rio Santo Antônio e o Rio Lagoa, com plantio de vegetação nativa para auxiliar na contenção da erosão.
O planejamento também prevê a organização do uso da faixa de areia, com definição de áreas livres para banhistas, cujas dimensões variam conforme as características de cada praia, buscando equilíbrio entre uso público, turismo e preservação ambiental.
Secretaria de Comunicação Social – 27/4/2026
Fotos: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Reclamações financeiras e internet fixa lideram ranking de março do Procon de Caraguatatuba
O relatório de atividade do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 564 atendimentos formalizados dos 1.102 realizados entre os dias 1º e 31 de março, além de outros 538 relacionados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 206 queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças
Atividades náuticas e luau marcam mais uma edição do Navegar Experience em Caraguatatuba
Caraguatatuba promove, neste domingo (26), atividades gratuitas de lazer e esporte em mais uma edição do Navegar Experience. As ações serão realizadas ao longo do dia para o público a partir de 10 anos, em diferentes pontos da cidade. As atividades náuticas serão realizadas em quatro locais. Na faixa de
Caraguatatuba conquista resultados expressivos na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX em São José dos Campos
A equipe de Caraguatatuba de BMX participou da 2ª etapa do Campeonato Paulista, realizada em São José dos Campos, no último domingo (26), com a participação de 12 atletas representando o município em diferentes categorias. Entre os principais resultados, Matheus Santos foi campeão na categoria Boys 13, garantindo o lugar
Procon de Caraguatatuba anuncia palestras on-line gratuitas da Escola de Defesa do Consumidor em abril e maio
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba divulgou uma série de cursos e palestras on-line e presenciais da Fundação Procon-SP para fornecedores e público em geral interessado. A Escola de Proteção e Defesa do Consumidor (EPDC) promove as capacitações nos meses de abril e maio, por meio da plataforma Microsoft Teams,
Caraguatatuba intensifica ações do programa “Pontes para o Futuro” com organização dos espaços públicos
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta quinta-feira (16), mais uma ação conjunta do programa “Pontes para o Futuro”, com atuação em pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como foco o ordenamento urbano, a limpeza dos espaços públicos e o atendimento e encaminhamento às pessoas em situação de
