Pesquisar No Site
Caraguatatuba lança livro didático para fortalecer identidade e pertencimento entre estudantes
Caraguatatuba lança livro didático para fortalecer identidade e pertencimento entre estudantes
Caraguatatuba dá mais um passo na valorização da educação e da história local com o lançamento do livro “Caraguatatuba: Território de saberes entre a serra e o mar”. A obra, apresentada durante o evento cívico em comemoração aos 169 anos do município, nasce com o propósito de aproximar os estudantes da rede municipal de suas raízes e do território onde vivem.

#PraTodosVerem – Caraguatatuba lança livro didático para fortalecer identidade e pertencimento entre estudantes (Foto: Luís Gava/PMC)
A iniciativa partiu do prefeito Mateus Silva e foi incorporada pela Secretaria de Educação como ferramenta pedagógica voltada ao fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos. O material será utilizado especialmente por estudantes do 6º ao 9º ano, integrando conteúdos históricos, geográficos e culturais da cidade ao cotidiano escolar.
A construção do livro foi coordenada pela Secretaria de Educação, por meio do Setor de Projetos e Apoio Pedagógico, em parceria com a Secretaria de Comunicação, responsável pela edição. O desenvolvimento contou com a atuação direta de professores da rede municipal: Ailton Guedes e Maria Beatriz Fernandes (Língua Portuguesa), Beatriz Gabelini (Geografia) e Claudilene Gigliotti (História).
Desde o primeiro semestre de 2025, o grupo se reuniu periodicamente para aprofundar pesquisas em diferentes fontes e instituições parceiras, como Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) e o Arquivo Público Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”, para mais consistência e riqueza de conteúdo. Já no segundo semestre, o projeto avançou para a etapa de produção textual, com foco na construção de um material dinâmico, que incorpora metodologias ativas, propostas de atividades em grupo e estímulo ao protagonismo dos estudantes.
Em 2026, a obra entrou na fase final de produção, com diagramação desenvolvida pela Secretaria de Comunicação, sob coordenação de Richard Lippi, diretor da Divisão de Publicidade e Estratégia de Comunicação, que deu identidade visual e unidade ao conteúdo.
Mais do que um livro, a publicação se consolida como um instrumento de conexão entre os alunos e a história de Caraguatatuba, que valoriza a cultura local e fortalece o vínculo dos estudantes com o município.
Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Acesse @seduc_caragua
Secretaria de Comunicação Social 22/4/2026
Foto: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conquista quatro medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu
A equipe de jiu-jítsu de Caraguatatuba conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 2ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu, realizada em Barueri (SP), no último domingo (24). Representados pelo professor Jonata Souza, os destaques ficaram por conta de Isabelly Guerreiro e Bruno Vicente, que subiram ao
Cineclube exibe longa-metragem na sessão Clássicos Coreanos nesta quinta
O Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (28/5), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o filme “Dinheiro”, integrando a sessão especial de clássicos coreanos. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso. A obra, produzida em 1958, conta a história do fazendeiro ingênuo e diligente, Bong-su. Apesar de
Campeonato Amador da 3ª Divisão começa neste fim de semana com 18 equipes em busca do acesso em Caraguatatuba
A bola vai rolar para mais uma edição do Campeonato Amador da 3ª Divisão de Caraguatatuba. A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, começa neste domingo (24) com partidas espalhadas por diferentes campos da cidade e promete movimentar atletas, torcedores e comunidades ao longo da temporada. Neste
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal
Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram, na última quarta-feira (3), do programa Horta nas Escolas, iniciativa que une educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável por meio de atividades teóricas e práticas. A ação foi realizada na EMEF Prof.ª Maria Aparecida
Profissionais debatem inovação e novas práticas clínicas em Congresso de Odontologia em Caraguatatuba
Tecnologias aplicadas à harmonização facial, odontopediatria com foco em mínima intervenção, reabilitação estética digital e acessibilidade no atendimento a pacientes com necessidades especiais estão entre os temas que serão debatidos no 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba, marcado para os dias 25 e 26 de setembro, no
