Pesquisar No Site
Caraguatatuba lança livro didático para fortalecer identidade e pertencimento entre estudantes
Caraguatatuba lança livro didático para fortalecer identidade e pertencimento entre estudantes
Caraguatatuba dá mais um passo na valorização da educação e da história local com o lançamento do livro “Caraguatatuba: Território de saberes entre a serra e o mar”. A obra, apresentada durante o evento cívico em comemoração aos 169 anos do município, nasce com o propósito de aproximar os estudantes da rede municipal de suas raízes e do território onde vivem.

#PraTodosVerem – Caraguatatuba lança livro didático para fortalecer identidade e pertencimento entre estudantes (Foto: Luís Gava/PMC)
A iniciativa partiu do prefeito Mateus Silva e foi incorporada pela Secretaria de Educação como ferramenta pedagógica voltada ao fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos. O material será utilizado especialmente por estudantes do 6º ao 9º ano, integrando conteúdos históricos, geográficos e culturais da cidade ao cotidiano escolar.
A construção do livro foi coordenada pela Secretaria de Educação, por meio do Setor de Projetos e Apoio Pedagógico, em parceria com a Secretaria de Comunicação, responsável pela edição. O desenvolvimento contou com a atuação direta de professores da rede municipal: Ailton Guedes e Maria Beatriz Fernandes (Língua Portuguesa), Beatriz Gabelini (Geografia) e Claudilene Gigliotti (História).
Desde o primeiro semestre de 2025, o grupo se reuniu periodicamente para aprofundar pesquisas em diferentes fontes e instituições parceiras, como Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) e o Arquivo Público Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”, para mais consistência e riqueza de conteúdo. Já no segundo semestre, o projeto avançou para a etapa de produção textual, com foco na construção de um material dinâmico, que incorpora metodologias ativas, propostas de atividades em grupo e estímulo ao protagonismo dos estudantes.
Em 2026, a obra entrou na fase final de produção, com diagramação desenvolvida pela Secretaria de Comunicação, sob coordenação de Richard Lippi, diretor da Divisão de Publicidade e Estratégia de Comunicação, que deu identidade visual e unidade ao conteúdo.
Mais do que um livro, a publicação se consolida como um instrumento de conexão entre os alunos e a história de Caraguatatuba, que valoriza a cultura local e fortalece o vínculo dos estudantes com o município.
Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Acesse @seduc_caragua
Secretaria de Comunicação Social 22/4/2026
Foto: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Mais de quatro mil pessoas visitam Feira das Profissões 2026 em Caraguatatuba
Mais de quatro mil pessoas passaram pela Feira das Profissões 2026, realizada na quarta-feira (16), na ETEC e no IFSP, no Indaiá, em Caraguatatuba. Durante todo o dia, estudantes da cidade e de municípios vizinhos puderam conhecer cursos, conversar com profissionais e descobrir caminhos para a escolha de uma carreira.
Guarda Civil aborda veículo após denúncia de disparos e apreende pistola e drogas em Caraguatatuba
Na madrugada de domingo (20), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foram informados por um munícipe que circulava pelas imediações em uma motocicleta, que havia presenciado disparos de arma de fogo efetuados para o alto por um indivíduo que conduzia um Chevrolet Cruze, de cor branca, em via
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP
Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram do lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município. O evento foi realizado na terça-feira (22), no Centro de Operação Integrado (COI) da empresa, em São José dos Campos. A apresentação foi antecipada
Caraguá Segura avança para nova fase de operações integradas
O Caraguá Segura terá uma nova etapa de operações em Caraguatatuba, com maior troca de informações entre as forças de segurança e os setores da Prefeitura envolvidos no programa. As próximas ações foram discutidas em reunião realizada na última semana no gabinete do prefeito Mateus Silva, que também fez um
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IPA e Tamoios realizam vistoria em área com risco de escorregamento na pista de chegada a Caraguatatuba
Equipe formada por representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corpo de Bombeiros e Concessionária Tamoios realizaram vistoria em um morro com sinais de erosão, na Avenida Presidente Campos Sales, antes do supermercado Shibata, na pista de chegada ao município, na sexta-feira (11). De acordo
