Pesquisar No Site

Macc reabre e apresenta três exposições no aniversário de Caraguatatuba

Destaques
Leopoldo Ferreira Louzada
Macc reabre e apresenta três exposições no aniversário de Caraguatatuba

No dia 20 de abril, Caraguatatuba comemora 169 anos e o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) reabre suas portas após a revitalização. Como parte da programação cultural, inaugura três exposições às 9h; “Caraguatatuba – Memória e Patrimônio”, “Poesia e Cores de Parziale” e “Encontros”, de Edson Macedo. As mostras serão acessíveis; contarão com visita virtual e audiodescrição nas obras da exposição histórica “Caraguatatuba”. A visitação segue até o dia 20 de junho, de terça a sábado, das 10h às 18h. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Sobre as exposições

“Caraguatatuba – Memória e Patrimônio” apresenta ao público os acervos do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros (Amasb) e do Macc, com seus desdobramentos em documentários, produções literárias, exposições e projetos. Ao mesmo tempo, evidencia artistas, mestres da cultura tradicional e grupos que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento artístico e cultural da cidade. A curadoria é de Adriana Coutinho, Edna do Espírito Santo de Assis e Denise Lemes.

A mostra “Caraguatatuba” nasce como gesto inaugural de um novo tempo para o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc). Ao iniciar a construção de seu Plano Museológico — em consonância com o Plano Municipal de Cultura (Lei nº 2.768/2025) — o museu convida a cidade a refletir sobre si mesma, revisitar trajetórias, vozes e imagens que moldaram sua identidade.

Ao articular arte, história e educação, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reafirma sua missão de democratizar o conhecimento, fortalecer a cidadania e promover qualidade de vida por meio da cultura.

“Encontros”, de Edson Macedo, entrelaça a formação, escolha e presença. A obra se organiza em série e variações. Retratos, paisagens, marinhas e naturezas mortas afirmam o trabalho e o tempo de fazer. A curadoria é de Claudia Lopes.

A exposição dialoga com a mostra de Gianni Parziale na sala ao lado, e prepara a chegada do Centenário de Antonio Carelli, em julho. Suas obras acendem o olhar, os traços guardam histórias de aprendizado, convivência e passagem, ressignificam o ontem, hoje e amanhã. Edson Macedo, é artista plástico caiçara de Caraguatatuba, com pinturas e ilustrações que homenageiam a cultura local. Entre outras obras, ilustrou o livro  “Causos e Lendas Caiçaras” de Pedro Caetano (2025, editora Quatrô) e criou um mural no bairro Porto Novo (2020), financiado pela Sabesp, retratando elementos caiçaras como marés e tradições locais. Suas criações enfatizam a identidade cultural da região.

Macc reabre e apresenta três exposições no aniversário de Caraguatatuba

“Poesia e Cores de Parziale” revela o imaginário onírico de Gianni Parziale, artista ítalo-brasileiro cuja trajetória é marcada pela inquietude e pela reinvenção. Italiano, em contato com o Brasil, estabelece uma conexão imediata com a Mata Atlântica, em Caraguatatuba, não apenas como paisagem, mas como organismo pulsante. Sua produção traduz as forças vitais da natureza, a seiva, os insetos, as texturas orgânicas e os ritmos invisíveis que transpõem o mundo natural.

Sua obra emerge como gesto vital, resposta sensível e luminosa ao peso da experiência histórica e transita livremente entre pintura, escultura, tapeçaria, vidro e cerâmica. Com curadoria de Luciana Renna, a exposição é a celebração de sua trajetória e dedicação à arte, uma experiência, convite para perceber com mais atenção e se deixar levar pelas cores, formas e sensações.

Artista plástico italiano radicado em Caraguatatuba, formado em Maestri d’Arte pelo Istituto “Paolo Toschi”, em Parma, Itália, é conhecido por pinturas, esculturas e desenhos. Importante presença no desenvolvimento da Cultura e da Arte em Caraguatatuba nos últimos 30 anos, apresenta nesta mostra, um pequeno recorte de sua produção.

Serviço

Exposições “Caraguatatuba – Memória e Patrimônio”, “Poesia e Cores de Parziale” e “Encontros”, de Edson Macedo

Macc – Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro – Caraguatatuba

Mostras acessíveis

Abertura: 20 de abril, 9h

Visitação até 20 de junho – terça a sábado, das 10h às 18h.

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Crédito das fotos: Adriana Coutinho/Fundacc

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na quarta-feira (26), o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com o tema “Fortalecendo a rede, garantindo direitos e rompendo o ciclo da

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 5 - Igualdade de gênero Publicado em 26/08/2026
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, o lançamento da Trilha Formativa Freemind. A iniciativa ocorre por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação Freemind Brasil, voltada exclusivamente à qualificação de servidores públicos e usuários de serviços

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/09/2026
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba

Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial ODS 4 - Educação de qualidade ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 18/09/2026