Pesquisar No Site

Caraguatatuba disponibiliza Cartilha Digital para contadores sobre a Campanha Destine Bem o Imposto de Renda

Destaques
Caraguatatuba disponibiliza Cartilha Digital para contadores sobre a Campanha Destine Bem o Imposto de Renda
Caraguatatuba disponibiliza Cartilha Digital para contadores sobre a Campanha Destine Bem o Imposto de Renda

A Prefeitura de Caraguatatuba elaborou uma Cartilha Digital com o passo a passo, voltada principalmente aos contadores, e também à população em geral, sobre como destinar parte do Imposto de Renda para Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, sem pagar nada a mais por isso.

O período de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começa nesta segunda-feira, dia 23, e segue até 29 de maio.

A campanha “Destine Bem” do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e da Secretaria de Assistência Social incentiva pessoas físicas e jurídicas a destinarem seu Imposto de renda para subsidiar políticas de proteção e promoção das pessoas idosas bem como das crianças e adolescentes do município.

A doação para o Imposto Solidário 2026 deve ser informada antes do envio da declaração de renda para a Receita Federal. Essa ação não gera custos extras e é feita de maneira fácil, rápida e segura. Esta doação não afeta o valor a ser recebido na restituição.

Essa contribuição auxilia as organizações da cidade que atendem crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social e proporciona melhores condições de vida e dignidade. Ajuda quem mais precisa e amplia a proteção às pessoas idosas e às crianças e adolescentes. É uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e é um ato efetivo de cidadania.

Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido no ano de 2025 até dezembro. No período de declaração do IR referente a 2024, é possível doar 3% para o FMDPI e 3% para o FMDCA ou escolher um único fundo e doar 3%.

Pessoas jurídicas podem doar até 2% do lucro real, sendo 1% para FMDPI e 1% para o FMDCA, ou optar por um único fundo, doando 1%.

Para efetivar a doação, é necessário escolher o modelo completo de declaração, conferir o valor do imposto e confirmar a opção “Doações diretamente na declaração”. O programa emitirá o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

A Cartilha Digital “Destine Bem seu Imposto de Renda” está disponível na página da Prefeitura de Caraguatatuba no endereço eletrônico www.caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais informações sobre como realizar a destinação aos fundos é só acessar o site da Receita Federal ou converse com um contador.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

3ª parcela do ISS Fixo e taxas municipais vence na próxima segunda-feira
3ª parcela do ISS Fixo e taxas municipais vence na próxima segunda-feira

A 3ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga nesta segunda-feira (21/9). As outras datas de vencimento dos tributos são 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 16/09/2026
Humorista Marco Luque apresenta show “É disso que eu tô falando” em setembro no Teatro Mario Covas
Humorista Marco Luque apresenta show “É disso que eu tô falando” em setembro no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, abre a programação de setembro com espetáculo de comédia. O humorista Marco Luque apresenta seu novo show “É disso que eu tô falando” no dia 11, sexta-feira, às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/bdpfzwjr ou na livraria Reticências (Av. Anchieta, nº 556, no Centro).

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/08/2026
Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta quinta-feira
Caraguatatuba oferece 113 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba oferece 113 vagas de emprego nesta segunda-feira (14), para diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato deve consultar os requisitos

Leia Mais Notícias PAT Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 14/09/2026
Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana
Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana

Seguem abertas até a próxima quinta-feira (24/9) as inscrições para o Festival de Cinema “Curta Caraguá”. O festival, que neste ano chega à sua 10ª edição, reúne categorias estudantis e abertas, ampliando as possibilidades de participação e valorizando diferentes formas de criação audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 15/09/2026
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto

O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 09/09/2026