Pesquisar No Site
Ciapi completa dois anos com festa para idosos e familiares

Ciapi completa dois anos com festa para idosos e familiares

#PraCegoVer Idosa tendo seu cabelo cortado por funcionária
A coordenação do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso promoveram uma programação especial nesta quarta-feira (25) para comemorar dois anos do Ciapi completos no dia 18 e também dos aniversariantes do mês de abril, que frequentam o espaço.
O Ciapi é um dos poucos no país a atender de modo interdisciplinar pessoas com deficiência e idosos por meio do Centro Dia e do Centro de Convivência.
Durante os festejos houve apresentações da teve a esquete “Nega Maluca”, com Margarida Maria Machado, do coral da oficina de cantoterapia, dos grupos de dança Fênix, Ritmos, dança sênior e zumba e da Banda Municipal Carlos Gomes, regida pelo maestro Salatiel Jesus.
Também foram oferecidos cortes de cabelo e barba, além de embelezamento das unhas com os alunos das oficinas de cabeleireiro e manicure do Centro de Referência de Assistência Social (Cras/Centro), supervisionados pelas professoras Berenice Martins Rodrigues e Adriana Maura Cortez.
O aposentado Otávio Maluta, 86 anos, frequenta o espaço desde a inauguração. “Aqui gosto de jogar tranca mexicana e dançar. Faço também aulas diárias de alongamento ou musculação. É um lugar para passar o tempo de forma saudável e fazer amigos”, declarou.
CIAPI – Centro Dia – É destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para 100 usuários/mês com perfil de semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de dezoito anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
Podem usufruir do serviço, pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário ser inferior a dois salários mínimos.
Centro de Convivência – É um espaço de atividades integradas, que estimula a convivência e a socialização, com o propósito de contribuir para um processo de desenvolvimento e habilitação ou reabilitação das funções humanas e da vida saudável, autônoma e ativa. Disponibiliza várias atividades como: hidroginástica, academia, vôlei, basquete, bocha, aulas de informática, culinária, dança sênior, dança circular, ginástica, coral, artesanato, teatro, artes, zumba, jogos (xadrez, dama, dominó, baralho), e salas de leitura, cinevídeo e de estimulação cognitiva.
Para frequentar o espaço, os interessados devem apresentar condição de saúde satisfatória, atestado pelo médico e realizar a matrícula conforme a disponibilidade de vagas.
CIAPI – Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Britânia – Tel (12) 3886-3131.

#PraCegoVer Atração nega maluca se apresentando para plateia de pessoas.
Veja Também Recentes

26º Festival do Camarão celebra culinária e cultura caiçara e recebe mais de 40 mil visitantes
Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 26ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura – uma das maiores festividades do município, que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizar as tradições e

Fundacc está com inscrições abertas até 10 de agosto para 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba
Foi lançado na última semana o edital para execução cultural no 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), no Polo Cultural do Centro. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de agosto. Podem ser inscritas apresentações artísticas,

Vinte e sete servidores disputam eleição on-line da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba no dia 12 de agosto
A eleição online da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contará com 27 candidatos de diversas secretarias. Os servidores vão eleger 12 representantes da categoria no órgão, seis titulares e seis suplentes. A votação eletrônica será no dia 12

CaraguaPrev recebe prêmios nacionais por gestão eficiente e política de investimento do Regime Próprio de Previdência Social
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) foi 3º colocado no 2º Prêmio Selo Gestor Nacional e no 2º Prêmio Nacional de Investimentos da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). A cerimônia de premiação ocorreu no 4º Seminário Nacional de Investimentos e Gestão

Alunos dos cursos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de RH realizado pelo Governo municipal e ETEC recebem certificação
Na quinta-feira (10), alunos que participaram das capacitações de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Recursos Humanos, oferecidos pelo governo municipal por meio da secretaria de Governo e ETEC Caraguatatuba, com carga horária de 60 horas, receberam os certificados de conclusão, na videoteca Lúcio Braun, Centro. A secretaria de Governo, em