Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba inicia obra de contenção no Morro Santo Antônio
Prefeitura de Caraguatatuba inicia obra de contenção no Morro Santo Antônio

#PraCegoVer: Imagem sem escala do projeto de contenção do deslizamento. Estão detalhadas as áreas verdes de vegetação existente e onde serão colocadas as mudas de capim, biomanta e escadas hidráulicas
Nas próximas semanas, a Prefeitura de Caraguatatuba dará início às obras de contenção no trecho da rampa leste do Morro Santo Antônio, que no ano passado sofreu um deslizamento de terra em decorrência de fortes chuvas que atingiram a cidade.
O escorregamento de terra provocou uma fissura no morro desde o topo até a base, destacando-se da vegetação nativa ao seu entorno e por se tratar de uma região com aclive a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, juntamente com a Secretaria de Obras e Defesa Civil, decidiram realizar a contenção e estabilização da encosta para evitar novos escorregamentos.
Após a análise de diversas opções de contenção, optou-se por realizar a Engenharia Natural, um conjunto de técnicas de engenharia em que os principais materiais de construção são plantas, comunidades vegetais e sistemas naturais. O valor investido chega a R$ 145 mil e o tempo estimado para término da obra é de sete meses.
De acordo com o secretário de Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, a recomposição do local de deslizamento será feita com material (vegetal) vivo, combinado com estruturas inertes como madeira, pedra, bambu, mantas geotêxteis e estruturas metálicas.
“Por se tratar de uma área com vegetação adensada da Mata Atlântica, será realizada também uma recomposição vegetal priorizando o plantio de espécies nativas, tudo isso pensando em não impactar o meio ambiente”, explicou o secretário.
Com o tempo, a própria vegetação irá incorporar as contenções naturais, trazendo harmonia ambiental e paisagística, além da recomposição estrutural do local.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é destaque no Campeonato Brasileiro de Va’a com equipe mista 40+
A equipe de canoa havaiana de Caraguatatuba conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Va’a, disputado no último fim de semana (11 e 12/4), na Praia do Balneário dos Trabalhadores, em São Sebastião. Em etapa única, organizada pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVaa), a competição reuniu atletas de alto
Praça Jorge de Castro, no Travessão, recebe peça teatral “Florilégio” neste sábado
Visitantes e moradores de Caraguatatuba estão convidados a prestigiar neste sábado (11/4), às 10h, na Praça Jorge de Castro, no bairro Travessão, o espetáculo “Florilégio”, do grupo Pombas Urbanas, de São Paulo. A apresentação é gratuita. O espetáculo parte do território do real, ancestral e dos sonhos, em um espaço/tempo
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 25 agentes de apoio escolar para rede municipal de ensino
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 25 aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar até a próxima sexta-feira (20/3), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza Praça Irmã Lucila no Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou a revitalização da Praça Irmã Lucila (Praça Santa Cruz), no Massaguaçu. Trata-se de uma reforma geral com troca de piso, bancos e acessibilidade nos 1.050,02 m² do espaço, localizado ao lado da Capela Santa Cruz. Além da revitalização
CaraguaPrev realiza prova de vida dos segurados inativos aniversariantes de abril até dia 30
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril até o dia 30 (quinta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência.