Pesquisar No Site
Caraguatatuba é sede do Encontro Presencial do ProLEEI pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Caraguatatuba é sede do Encontro Presencial do ProLEEI pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Caraguatatuba recebeu, no último sábado (28), o Encontro Presencial de Formação do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI), iniciativa vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e integrante do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A ação é coordenada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

#PraTodosVerem – Caraguatatuba é sede do Encontro Presencial do ProLEEI pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Foto: Caio Guimarães/PMC)
O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Educação (SEDUC), no Salão Monteiro Lobato, e reuniu professores da Educação Infantil de Caraguatatuba e dos municípios do Litoral Norte que compõem o Polo 9: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
A condução dos trabalhos ficou sob responsabilidade da formadora estadual do Leei, professora formadora Roseane Daminelli Gomes, que apresentou diretrizes e estratégias pedagógicas voltadas ao fortalecimento das práticas de linguagem oral, literatura e escrita para primeira infância.
Criado em 2025 e com atividades ativas em 2026, o ProLEEI tem abrangência nacional e atua em regime de colaboração com estados e municípios. O programa integra o CNCA e tem como foco a qualificação continuada de docentes da Educação Infantil, com ênfase em práticas sensíveis e intencionais de promoção da leitura e da escrita na primeira infância.
“É uma forma de inserir e fomentar a literatura dentro da educação infantil de forma intencional, significativa e alinhada ao desenvolvimento dos estudantes”, destacou a professora formadora Roseane Daminelli Gomes.
“É muito importante esse momento formativo, pois formaliza uma reflexão sobre as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil. O ProLEEI vem contribuir muito com o desenvolvimento das crianças. Quanto mais cedo a linguagem oral e escrita for vivenciada de forma prazerosa e significativa, mais natural será o aprendizado”, disse a professora Marta Tanuri.
O ciclo formativo 2025/2026 teve início em outubro do ano passado e prevê encontros presenciais e atividades formativas continuadas ao longo do período. A proposta busca consolidar uma política pública estruturada de formação docente, alinhada às metas nacionais de alfabetização, valorizando a mediação pedagógica e a ampliação do repertório literário das crianças.
Vale destacar que durante o encontro, os participantes foram orientados a levar um objeto de infância que despertasse memórias afetivas e recordações marcantes, como parte de uma dinâmica voltada à sensibilização sobre o papel das experiências simbólicas no desenvolvimento da linguagem.
Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Acesse @seduc_caragua
Secretaria de Comunicação Social 2/3/2026
Veja Também Recentes
Cineclube exibe longa-metragem “Chega de Saudade” nesta quinta-feira em Caraguatatuba
O projeto Cineclube Ponto MIS exibe nesta quinta-feira (26/3), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o filme brasileiro “Chega de Saudade”, dirigido por Laís Bodanzky. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso. O romance é ambientado em um baile da terceira idade, em um tradicional
Caraguatatuba empossa novo Conselho de Desenvolvimento Urbano para gestão 2026–2028
Os membros eleitos para compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) em Caraguatatuba tomaram posse na manhã de quinta-feira (16), durante solenidade realizada na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). A nomeação foi formalizada com base no decreto nº 2.497, de 8 de abril
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para food trucks no Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba abriu o Edital de Chamada Pública nº 014/2026 para selecionar interessados em operar food trucks no Complexo Turístico do Camaroeiro. As inscrições devem ser feitas online entre os dias 10 e 15 de abril, até às 17h. O uso do espaço será temporário e mediante pagamento,
Dia Mundial da Tuberculose: Caraguatatuba realiza ações com foco em diagnóstico precoce e busca ativa
Caraguatatuba iniciou uma mobilização em prol do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado na terça-feira (24), para ampliar o enfrentamento da doença. As ações seguem até dia 31 de março com foco na identificação precoce de casos e na orientação direta à população. Como estratégia, o município descentralizou as ações e
Atletas de Caraguatatuba conquistam excelentes resultados no BMX em competições nacionais
Os atletas de Caraguatatuba se destacaram nas competições nacionais de BMX realizadas no último fim de semana (21 e 22/3), na cidade de Indaiatuba (SP). No sábado (21), durante a Copa Penks Brasil BMX Series 2026, válida como final da pré-temporada e somatória de pontos para o ranking nacional, os
