Pesquisar No Site
Caraguatatuba atualiza procedimento para entrega de mudas de compensação ambiental
Caraguatatuba atualiza procedimento para entrega de mudas de compensação ambiental
A partir de 1º de março de 2026, entra em vigor, o novo procedimento para a entrega de mudas referentes à compensação ambiental no município. A medida visa aprimorar a organização, o controle e o fortalecimento das ações de preservação ambiental, mantendo o pleno cumprimento das normas estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 2.145/2025. As regras e hipóteses de compensação ambiental permanecem inalteradas.
De acordo com o novo procedimento, supervisionado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, as mudas oriundas de compensação ambiental deverão ser entregues em um dos seguintes locais, conforme a quantidade estabelecida no processo de autorização:
- Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca: para a entrega de até 10 mudas, em qualquer dia da semana. Endereço: Rua Santos Dumont, nº 502, Centro.
- Viveiro Municipal: para a entrega de quantidades acima de 10 mudas, às terças e quintas-feiras, das 9h às 16h. Endereço: Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2500, Jardim Gaivotas (ao lado do Kartódromo).
As mudas exigidas como compensação são espécies nativas da Mata Atlântica, definidas pela equipe técnica da Secretaria, com o objetivo de preservar a biodiversidade local e fortalecer a recomposição ambiental do município.
A lista de espécies elegíveis é rotativa e fornecida aos munícipes durante o processo de obtenção da Autorização para Corte de Árvore, tanto em áreas particulares quanto em áreas públicas, como calçadas. A atualização periódica da lista garante maior diversidade de espécies e contribui para o equilíbrio ecológico.
A quantidade de mudas a ser entregue é definida individualmente em cada processo, conforme a legislação ambiental vigente e os critérios técnicos aplicáveis.
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça que a compensação ambiental é uma importante ferramenta para garantir o desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental, promovendo a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Secretaria de Comunicação Social – 23/2/2026
Veja Também Recentes
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abre, de 1º a 11 de setembro, as inscrições para o Prêmio InterInfância 2026, iniciativa inédita que deve reconhecer práticas desenvolvidas por professores e equipes gestoras da Educação Infantil da rede municipal. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial de
Posse da CIPA Gestão 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba é transferida para 9 de outubro
A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será no dia 9 de outubro, às 14h, na Secretaria de Educação, no Indaiá, conforme o Comunicado da Comissão Eleitoral, publicado na Edição 1.975 do
Macc participa da “20ª Primavera dos Museus”
Entre os dias 22 e 24 de setembro, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) integra a 20ª Primavera dos Museus com o tema “Museus para todas as pessoas”. A iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) reúne instituições museais e culturais de diferentes regiões do país
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na quarta-feira (26), o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com o tema “Fortalecendo a rede, garantindo direitos e rompendo o ciclo da
APAE de Caraguatatuba promove congresso com debates sobre inclusão e neurodivergência
Especialistas de diferentes áreas devem marcar presença em Caraguatatuba no dia 28 de setembro para discutir temas que fazem parte da rotina de pessoas com deficiência, famílias e profissionais. O 1º Congresso APAE de Caraguatatuba – Conexões para a Inclusão será realizado no Teatro Mario Covas, com palestras sobre neurodivergência,
