Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove ação com DER-SP de educação no trânsito na ‘Avenida da Praia’ no Centro
Caraguatatuba promove ação com DER-SP de educação no trânsito na ‘Avenida da Praia’ no Centro
Agentes do Departamento de Estradas de Rodagem do estado (DER-SP) vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba realizam a partir desta sexta-feira (23), abordagem educativa aos condutores e pedestres.

#PraTodosVerem Funcionária do DER-SP sentada em frente à uma mesa, digita em um computador dados de um motorista que está sentado à sua frente
A ação tem como objetivo a conscientização para comportamentos mais seguros no trânsito e será feita das 16h às 23h59, na Avenida Doutor Arthur da Costa Filho (Av da Praia), na altura no nº 979 e prossegue no sábado e domingo (24 e 25). Também na próxima semana nos dias 30 e 31 e 1º de fevereiro, no mesmo horário.
Na oportunidade, dois programas do DER-SP serão apresentados aos munícipes e turistas, o “Consciência x Culpa”, que promove reflexões sobre responsabilidade, riscos e atitudes preventivas no trânsito; e o “Curta o Circuito”, voltado ao incentivo de práticas seguras, com abordagem participativa e informativa. Eles visam sensibilizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre os riscos de comportamentos imprudentes nas rodovias.
O “Consciência x Culpa” foca na reflexão sobre o comportamento individual e suas consequências. Uma série de perguntas são aplicadas a motoristas (passeio, utilitários, caminhão, ônibus), motociclistas ou pedestres, habilitados ou não. As respostas geram uma análise sobre o comportamento do participante. Ao final, cada participante recebe um vídeo destacando os riscos associados às suas atitudes no trânsito.
O “Curta o Circuito” é uma atividade interativa simula os perigos da mistura entre álcool e direção ou outras imprudências. Utiliza óculos especiais que alteram a percepção visual e simulam os efeitos do consumo de álcool. Com os óculos, os participantes tentam realizar um percurso, vivenciando na prática a perda de coordenação motora e alteração de percepção.
Secretaria de Comunicação Social – 22/1/2026
Veja Também Recentes
Inscrições abertas para “Trilha Formativa” do Caraguá a Gosto voltada a empresários que estarão no Festival Gastronômico
Os donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município empreendedores que pretendem participar do Caraguá A Gosto, ainda têm a oportunidade de se inscreverem para a “Trilha Formativa”, que terá início nesta terça-feira, às 15 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá. A “Trilha Formativa” para o Caraguá
Jovens atletas representam Caraguatatuba na 41ª edição dos Jogos Abertos da Juventude em Barretos
Os atletas de Caraguatatuba participaram, nos dias 10 e 11 de junho de 2026, da 41ª edição dos Jogos Abertos da Juventude, realizada no município de Barretos e promovida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. O evento reuniu 14 regiões esportivas, 101 municípios e cerca de 4
Estabelecimentos gastronômicos participantes da 8ª edição do Jazz & Vinhos em Caraguatatuba estão definidos
A preparação para um dos festivais mais aguardados da temporada definiu os estabelecimentos que irão compor a área gastronômica do evento. A oitava edição do Jazz & Vinhos, realizada entre 25 e 28 de junho na Praça da Cultura, reúne apresentações musicais e uma seleção de sabores que já se
Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para o curso gratuito de Mix de Salgados
Estão abertas até o dia 19 de junho, as inscrições para o curso de Mix de Salgados, uma parceria do Fundo Social de Caraguatatuba com o Instituto Gourmet. Estão disponíveis 20 vagas e a inscrição deve ser efetuada, pessoalmente, na sede do Fundo Social, na Rua São Sebastião, 19, bairro
Congresso abre espaço para debate sobre tecnologia e novas práticas odontológicas em Caraguatatuba
Profissionais, estudantes e equipes da área da saúde podem conhecer novas práticas durante o 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Mario Covas. A programação vai abordar inovação, tecnologia e inclusão no atendimento odontológico. Ao longo dos dois
