Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove ação com DER-SP de educação no trânsito na ‘Avenida da Praia’ no Centro
Caraguatatuba promove ação com DER-SP de educação no trânsito na ‘Avenida da Praia’ no Centro
Agentes do Departamento de Estradas de Rodagem do estado (DER-SP) vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba realizam a partir desta sexta-feira (23), abordagem educativa aos condutores e pedestres.

#PraTodosVerem Funcionária do DER-SP sentada em frente à uma mesa, digita em um computador dados de um motorista que está sentado à sua frente
A ação tem como objetivo a conscientização para comportamentos mais seguros no trânsito e será feita das 16h às 23h59, na Avenida Doutor Arthur da Costa Filho (Av da Praia), na altura no nº 979 e prossegue no sábado e domingo (24 e 25). Também na próxima semana nos dias 30 e 31 e 1º de fevereiro, no mesmo horário.
Na oportunidade, dois programas do DER-SP serão apresentados aos munícipes e turistas, o “Consciência x Culpa”, que promove reflexões sobre responsabilidade, riscos e atitudes preventivas no trânsito; e o “Curta o Circuito”, voltado ao incentivo de práticas seguras, com abordagem participativa e informativa. Eles visam sensibilizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre os riscos de comportamentos imprudentes nas rodovias.
O “Consciência x Culpa” foca na reflexão sobre o comportamento individual e suas consequências. Uma série de perguntas são aplicadas a motoristas (passeio, utilitários, caminhão, ônibus), motociclistas ou pedestres, habilitados ou não. As respostas geram uma análise sobre o comportamento do participante. Ao final, cada participante recebe um vídeo destacando os riscos associados às suas atitudes no trânsito.
O “Curta o Circuito” é uma atividade interativa simula os perigos da mistura entre álcool e direção ou outras imprudências. Utiliza óculos especiais que alteram a percepção visual e simulam os efeitos do consumo de álcool. Com os óculos, os participantes tentam realizar um percurso, vivenciando na prática a perda de coordenação motora e alteração de percepção.
Secretaria de Comunicação Social – 22/1/2026
Veja Também Recentes
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 24 de outubro (sábado), às 20h, a peça teatral “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e direção da renomada atriz Ana Rosa. Em cena, Rogério Fabiano, ator e produtor do espetáculo, revive
Caraguatatuba abre inscrições para 32 bolsas de estudo e prazo vai até 31 de outubro
Estão abertas as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba para concessão e renovação de 32 bolsas de estudos no Colégio Módulo. As oportunidades são destinadas a estudantes carentes do município, com descontos de 33,33%, 50% e 100%. Quem optar pela inscrição presencial pode entregar a documentação até 29
Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias
Caraguatatuba está entre os municípios finalistas do 3º Prêmio AMVALE UNITAU de Gestão Responsável 2026 com quatro projetos desenvolvidos nas áreas de educação, inclusão, turismo e meio ambiente. As iniciativas avançaram para a segunda fase da premiação, que recebeu 322 inscrições de cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas
O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira (30), a primeira doação vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação resultou na destinação de 1.220 quilos de alimentos para sete instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 700 pessoas
