Pesquisar No Site
Anúncio do novo projeto do Complexo Turístico do Camaroeiro marca abertura do Empreenda Caraguá 2025
Anúncio do novo projeto do Complexo Turístico do Camaroeiro marca abertura do Empreenda Caraguá 2025
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp) promovem o Empreenda Caraguá 2025 até o próximo sábado (6/12), a partir das 13h, na Praça da Cultura, no Centro.

#PraTodosVerem: Pessoas transitando pelos estandes do Empreenda Caraguatatuba 2025 na Praça da Cultura, no Centro (Foto: Hugo Labanca/PMC)
A cerimônia de abertura foi realizada na noite da última quarta-feira (3), com as presenças dos expositores, autoridades e visitantes. Na ocasião, o prefeito Mateus apresentou o novo projeto do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio com restaurante, área de lazer, parquinho infantil, teleférico e roda gigante, entre outras estruturas.
Os investimentos, instalação dos equipamentos e manutenção serão executados por meio de uma concessão para a iniciativa privada, que terá o direito de exploração dos pontos turísticos por 30 anos.
O prefeito Mateus Silva disse que o Empreenda Caraguatatuba foi totalmente reformulado para edição deste ano. “Agradeço a Deus a oportunidade de estar fazendo esse grande evento, completamente reestruturado, moderno, com novas dinâmicas, mais espaço e com mais potencial para vocês, empresários, fazerem aquilo que vocês fazem de melhor, gerar emprego. Esse é o nosso objetivo e vamos trazer cada vez mais investimentos da Prefeitura de Caraguatatuba para vocês geradores de emprego, empresários, microempreendedores e individuais”, explicou.

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva (no centro), ao lado do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Acec), Ari Barbosa, e da vereadora Vera Morais, destaca a importância dos empresários e MEIs na geração de empregos na abertura do Empreenda Caraguatatuba 2025, na Praça da Cultura (Foto: Hugo Labanca/PMC)
O prefeito também destacou a criação da Estação MEI e da Caraguá Delas. “Esse ano tem uma ala especial para todos os MEIs, em especial para as microempreendedoras individuais. Colocamos um pouco mais do nosso dinamismo em relação à gestão municipal e estamos trazendo bons projetos e boas parcerias. Para o Empreenda Caraguá 2025, fizemos uma parceria com o Ministério do Empreendedorismo”, reconheceu. “O Governo Federal está nos ajudando e não tem um real de dinheiro municipal no evento. Isso traz oportunidade para que a gente possa tracionar a empregabilidade”, comemorou.
O prefeito Mateus Silva adiantou que o município irá ganhar um atrativo turístico de projeção nacional. “Também está em fase de abertura de licitação, um projeto sonhado lá em 2012 e se Deus quiser, vai se tornar realidade, o novo teleférico de Caraguá. Isso vai tracionar muito o turismo em nossa cidade. Acredito que o teleférico seja um sonho de todos nós e hoje está sendo lançado”, adiantou. “Hoje, nós também chegamos à marca de 1.000 projetos de construções aprovados em Caraguatatuba neste ano. É um feito histórico, no dia 3 de dezembro, já são mais de 1.000 novos empreendimentos com alvará de construção no município. Isso demonstra o dinamismo, agilidade, desburocratização e que damos aos empreendedores, um tapete vermelho de facilitação e de oportunidades de novos negócios”, assegurou.
O Empreenda Caraguatatuba 2025 tem como objetivo estimular a integração entre comércio, indústria, serviços, instituições de fomento, universidades e comunidade, além de fortalecer a rede de empresas locais, atrair novos empreendimentos e consolidar a cultura empreendedora no município.
2025

#PraTodosVerem: A secretária de Administração, Flávia Oliveira, corta a fita de abertura da entrada do Empreenda Caraguatatuba 2025, rodeada de pessoas (Foto: Luis Gava/PMC)
Em 2025, os 120 expositores estão distribuídos em 80 empresas de vários portes, 20 microempreendedores individuais da “Estação MEI” e 20 microempreendedoras individuais da “Caraguá Delas”. A Secretaria de Administração reservou oito dos 120 estandes para empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A feira agrega vendas de produtos e serviços, rodadas de negócios, rodada de crédito, palestras e praça de alimentação em uma estrutura gigantesca, coberta e decorada. Os visitantes podem se cadastrar gratuitamente no site https://empreenda.caraguatatuba.sp.gov.br/.
O evento deste ano também conta com um podcast para os expositores divulgarem seus negócios em um bate-papo ao vivo no canal do YouTube do governo municipal, o CaraguatatubaOficial (https://www.youtube.com/@CaraguatatubaOficial), durante os quatro dias de evento.
O Empreenda Caraguatatuba 2025 é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Administração, Governo e Turismo, e do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp) do Governo Federal.
Programação do Empreenda Caraguatatuba 2025 – De 3 a 6 de Dezembro
Local – Praça da Cultura: Avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia) – Centro
DIA 5 – SEXTA-FEIRA
18h – Palestra: “Liderança Resiliente: A Inteligência Emocional como Bússola para Gerir o Tempo e Evitar Esgotamento”
19h – Rodada de Crédito com Instituições Bancárias Pública e Privada
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/rodada-de-credito-05-12/3237008
DIA 6 – SÁBADO
18h – Workshop: “Aprenda a Criar e Otimizar o Perfil da Sua Empresa no Google”
19h – Rodada de Negócios
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/rodada-de-negocios-06-12/3237015
INFORMAÇÕES: https://empreenda.caraguatatuba.sp.gov.br/.
CREDENCIAMENTO GRATUITO
https://www.sympla.com.br/evento/empreenda-caraguatatuba-2025/3208790
Secretaria de Comunicação – 04/12/2025
Fotos: Luís Gava/PMC e Hugo Labanca/PMC
Veja Também Recentes
15º Litoral em Dança movimenta cena cultural e reúne cerca de 500 bailarinos em Caraguatatuba
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, Caraguatatuba foi palco da 15ª edição do Litoral em Dança, reunindo talento, emoção e as mais variadas expressões artísticas. A mostra competitiva, realizada no Teatro Mario Covas, recebeu um público de aproximadamente duas mil pessoas e arrecadou mais de 500kg de alimentos não
Alunos aprendem técnica de desamassamento no curso de Funilaria de Brilho
As duas primeiras turmas do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho já estão colocando a mão na massa para aprenderem a famosa técnica do “martelinho de ouro”. A qualificação é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo. Peças de carroceria são dispostas pelo
CIPAA promove palestras sobre saúde física e mental dos servidores em Caraguatatuba
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) da Prefeitura de Caraguatatuba realiza, no dia 30 de abril (quinta-feira), uma programação especial voltada à saúde e ao bem-estar dos servidores municipais. A iniciativa reúne palestras e apresentação artística com foco na valorização do trabalhador e na promoção de
Futsal feminino de Caraguatatuba busca empate fora de casa e briga por classificação no Campeonato Joseense
A equipe feminina de futsal de Caraguatatuba somou um ponto importante fora de casa ao empatar contra o Último Pique, de São José dos Campos, pelo Campeonato Joseense, no último domingo (26). O confronto foi marcado pelo equilíbrio e pela intensidade do início ao fim, com alternâncias no placar e
Encontro literário celebra cultura caiçara nesta quarta-feira na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt
A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe nesta quarta-feira (29/4), às 19h, mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro contará com a participação dos autores Priscila Siqueira, Vera Nardi, Julinho Mendes, Pedro Caetano e Silvio Rangel. A entrada é gratuita e não é necessário
