Pesquisar No Site

Anúncio do novo projeto do Complexo Turístico do Camaroeiro marca abertura do Empreenda Caraguá 2025

Destaques
Anúncio do novo projeto do Complexo Turístico do Camaroeiro marca abertura do Empreenda Caraguá 2025
Anúncio do novo projeto do Complexo Turístico do Camaroeiro marca abertura do Empreenda Caraguá 2025

Prefeitura de Caraguatatuba e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp) promovem o Empreenda Caraguá 2025 até o próximo sábado (6/12), a partir das 13h, na Praça da Cultura, no Centro.

#PraTodosVerem: Pessoas transitando pelos estandes do Empreenda Caraguatatuba 2025 na Praça da Cultura, no Centro (Foto: Hugo Labanca/PMC)

A cerimônia de abertura foi realizada na noite da última quarta-feira (3), com as presenças dos expositores, autoridades e visitantes. Na ocasião, o prefeito Mateus apresentou o novo projeto do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio com restaurante, área de lazer, parquinho infantil, teleférico e roda gigante, entre outras estruturas.

Os investimentos, instalação dos equipamentos e manutenção serão executados por meio de uma concessão para a iniciativa privada, que terá o direito de exploração dos pontos turísticos por 30 anos.

O prefeito Mateus Silva disse que o Empreenda Caraguatatuba foi totalmente reformulado para edição deste ano. “Agradeço a Deus a oportunidade de estar fazendo esse grande evento, completamente reestruturado, moderno, com novas dinâmicas, mais espaço e com mais potencial para vocês, empresários, fazerem aquilo que vocês fazem de melhor, gerar emprego. Esse é o nosso objetivo e vamos trazer cada vez mais investimentos da Prefeitura de Caraguatatuba para vocês geradores de emprego, empresários, microempreendedores e individuais”, explicou.

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva (no centro), ao lado do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Acec), Ari Barbosa, e da vereadora Vera Morais, destaca a importância dos empresários e MEIs na geração de empregos na abertura do Empreenda Caraguatatuba 2025, na Praça da Cultura (Foto: Hugo Labanca/PMC)

O prefeito também destacou a criação da Estação MEI e da Caraguá Delas. “Esse ano tem uma ala especial para todos os MEIs, em especial para as microempreendedoras individuais. Colocamos um pouco mais do nosso dinamismo em relação à gestão municipal e estamos trazendo bons projetos e boas parcerias. Para o Empreenda Caraguá 2025, fizemos uma parceria com o Ministério do Empreendedorismo”, reconheceu. “O Governo Federal está nos ajudando e não tem um real de dinheiro municipal no evento. Isso traz oportunidade para que a gente possa tracionar a empregabilidade”, comemorou.

O prefeito Mateus Silva adiantou que o município irá ganhar um atrativo turístico de projeção nacional. “Também está em fase de abertura de licitação, um projeto sonhado lá em 2012 e se Deus quiser, vai se tornar realidade, o novo teleférico de Caraguá. Isso vai tracionar muito o turismo em nossa cidade. Acredito que o teleférico seja um sonho de todos nós e hoje está sendo lançado”,  adiantou. “Hoje, nós também chegamos à marca de 1.000 projetos de construções aprovados em Caraguatatuba neste ano. É um feito histórico, no dia 3 de dezembro, já são mais de 1.000 novos empreendimentos com alvará de construção no município. Isso demonstra o dinamismo, agilidade, desburocratização e que damos aos empreendedores, um tapete vermelho de facilitação e de oportunidades de novos negócios”, assegurou.

O Empreenda Caraguatatuba 2025 tem como objetivo estimular a integração entre comércio, indústria, serviços, instituições de fomento, universidades e comunidade, além de fortalecer a rede de empresas locais, atrair novos empreendimentos e consolidar a cultura empreendedora no município.

2025

#PraTodosVerem: A secretária de Administração, Flávia Oliveira, corta a fita de abertura da entrada do Empreenda Caraguatatuba 2025, rodeada de pessoas (Foto: Luis Gava/PMC)

Em 2025, os 120 expositores estão distribuídos em 80 empresas de vários portes, 20 microempreendedores individuais da “Estação MEI” e 20 microempreendedoras individuais da “Caraguá Delas”. A Secretaria de Administração reservou oito dos 120 estandes para empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A feira agrega vendas de produtos e serviços, rodadas de negócios, rodada de crédito, palestras e praça de alimentação em uma estrutura gigantesca, coberta e decorada.  Os visitantes podem se cadastrar gratuitamente no site  https://empreenda.caraguatatuba.sp.gov.br/.

O evento deste ano também conta com um podcast para os expositores divulgarem seus negócios em um bate-papo ao vivo no canal do YouTube   do governo municipal, o CaraguatatubaOficial (https://www.youtube.com/@CaraguatatubaOficial), durante os quatro dias de evento.

O Empreenda Caraguatatuba 2025 é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Administração, Governo e Turismo, e do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp) do Governo Federal.

Programação do Empreenda Caraguatatuba 2025 – De 3 a 6 de Dezembro

Local – Praça da Cultura:  Avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia) – Centro

DIA 5 – SEXTA-FEIRA

18h – Palestra: “Liderança Resiliente: A Inteligência Emocional como Bússola para Gerir o Tempo e Evitar Esgotamento”

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/lideranca-resiliente-a-inteligencia-emocional-como-bussola-para-gerir-o-tempo-e-evitar-esgotamento/3232379

19h – Rodada de Crédito com Instituições Bancárias Pública e Privada

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/rodada-de-credito-05-12/3237008

DIA 6 – SÁBADO

18h – Workshop: “Aprenda a Criar e Otimizar o Perfil da Sua Empresa no Google”

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-aprenda-a-criar-e-otimizar-o-perfil-da-sua-empresa-no-google/3232384

19h – Rodada de Negócios

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/rodada-de-negocios-06-12/3237015

 

INFORMAÇÕES: https://empreenda.caraguatatuba.sp.gov.br/.

CREDENCIAMENTO GRATUITO

https://www.sympla.com.br/evento/empreenda-caraguatatuba-2025/3208790

Secretaria de Comunicação – 04/12/2025

Fotos: Luís Gava/PMC e Hugo Labanca/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Peça Parará_Foto Stephanie Lauria (14)
Espetáculo “Parará – Um Reino Pela Música” é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta (17/4), às 15h, o espetáculo “Parará – Um Reino Pela Música” com o grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas. A atração tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro com até uma hora de antecedência.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026
0213 Martim - Hugo Labanca-31292
Caraguatatuba recebe famtour internacional e reforça estratégia de promoção turística no Litoral Norte

Caraguatatuba recebe, entre os dias 16 e 19 de abril, um famtour com operadoras internacionais de turismo da Itália, Nigéria, Argentina, Uruguai, Botswana, México e Canadá. A visita integra a programação da WTM 2026 e inclui visitas técnicas, experiências gastronômicas e roteiros turísticos no Litoral Norte. O famtour ocorre em

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2026
1000507534
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área degradada no Massaguaçu com plantio de árvores

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou a recuperação de uma área degradada no Massaguaçu, na Região Norte, que vinha sendo utilizada de forma irregular para o descarte de resíduos. O local, que antes apresentava acúmulo de lixo e comprometia o meio ambiente e a

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Sem categoria Publicado em 28/04/2026
Novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano tomam posse nesta quinta-feira
Novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano tomam posse nesta quinta-feira

Os candidatos eleitos, titulares e suplentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba para o mandato do biênio 2026–2028 tomam posse nesta quinta-feira (16) às 9h, em solenidade agendada na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). A cerimônia contará com a presença do prefeito

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026
Congresso técnico abre Jogos Escolares Municipais 2026 em Caraguatatuba
Congresso técnico abre Jogos Escolares Municipais 2026 em Caraguatatuba

Caraguatatuba deu início à organização dos Jogos Escolares Municipais (JEM) 2026 com a realização do Congresso Técnico na noite de quarta-feira (22), na EMEF Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela Dalva. O encontro reuniu representantes das escolas das redes municipal e estadual, além de uma escola particular, e é

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 23/04/2026