Pesquisar No Site
Cultura no Coração da Ação Climática: Palestras Dialogadas estão com inscrições abertas em Caraguatatuba
Cultura no Coração da Ação Climática: Palestras Dialogadas estão com inscrições abertas em Caraguatatuba
Com produção do Ponto de Cultura Ali Arte, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza, nesta quinta-feira (13/11), no Polo Cultural do Massaguaçu, e na próxima quarta-feira (19/11), na Videoteca Lúcio Braun, a Palestra Dialogada: Cultura no Coração da Ação Climática. A iniciativa reconhece a cultura como um direito fundamental e uma poderosa ferramenta de transformação para o planeta — e será conduzida pela gestora cultural Litiane Fernandez. Os encontros são gratuitos e ocorrem das 18h às 20h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/52skatb4 .
Enquanto o Brasil recebe a COP 30, em Belém — a maior conferência climática do mundo —, Caraguatatuba não espera pelas decisões globais chegarem. A cidade convida artistas, produtores culturais, educadores, gestores públicos e toda a comunidade para um encontro que coloca a cultura no centro do debate sobre ação climática e desenvolvimento sustentável.
Os encontros exploram diferentes linguagens artísticas — música, teatro, dança, artes visuais, audiovisual e literatura — e se conectam aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O objetivo é mostrar que a ação climática não é responsabilidade apenas de cientistas, políticos ou ambientalistas, mas de todos os indivíduos, especialmente dos criadores culturais, que têm o poder de transformar imaginários coletivos.
A palestra dialogada está alinhada aos princípios da Política Nacional de Cultura Viva, que reconhece a cultura como um direito de todos os brasileiros e como instrumento de inclusão social, desenvolvimento sustentável e transformação. Sob essa perspectiva, cada artista, criador e agente cultural é também um agente de mudança.
“A cultura é a ferramenta mais poderosa que temos para criar as novas narrativas que o planeta precisa”, explica Litiane Fernandez, gestora cultural e especialista em projetos de impacto na intersecção entre cultura e sustentabilidade. “Não precisamos esperar que as decisões globais cheguem até nós. Enquanto os líderes mundiais discutem em Belém, podemos agir aqui e agora, em Caraguatatuba. Este encontro é um convite para que o artista local, o produtor de eventos, o artesão e o educador percebam que suas ações podem ter um impacto real e transformador”, finaliza.
Sobre Litiane Fernandez
Litiane Fernandez é gestora cultural, produtora executiva e especialista em projetos de impacto na intersecção entre cultura e sustentabilidade. Com formação em Meio Ambiente e Licenciatura em Artes Visuais, possui mais de 14 anos de experiência atuando em iniciativas que conectam criatividade, educação e ação climática.
Reconhecida pelo Ministério da Cultura por sua plataforma Pegada Cultural, Litiane lidera o ALI ARTE, um Ponto de Cultura chancelado pela Política Nacional de Cultura Viva. Sua expertise é aprofundada pela formação em Liderança Climática Criativa (Creative Climate Leadership), metodologia que ela agora traz para Caraguatatuba.
Serviço
Palestra Dialogada: Cultura no Coração da Ação Climática com Litiane Fernandez l Gestora Cultural, especialista em Liderança Climática Criativa
Entrada Gratuita l Classificação Livre
Inscrições: https://tinyurl.com/52skatb4
– Dia 13/11 – quinta-feira – das 18h às 20h
Local: Polo Cultural do Massaguaçu (Rua José Jerônimo, nº 400)
– Dia 19/11 – quarta-feira – das 18h às 20h
Local: Videoteca Lúcio Braun (Praça do Caiçara, Rua Dr. Paul Harris, nº 1107, no Centro)
Saiba mais através da página no Instagram: @pontodeculturavivaaliarte
Veja Também Recentes
Programa Saúde em Primeiro Lugar comemora mais de 37 mil participações em Caraguatatuba
Desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Programa Saúde em Primeiro lugar já realizou aproximadamente 3,2 mil ações, com mais de 37 mil participações em ações voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. São atividades
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê
Caraguatatuba conquistou mais um resultado de destaque no cenário esportivo nacional. A atleta Ana Júlia Pereira Nogueira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na primeira semana de setembro, no Estado de Goiás. Faixa vermelha, Ana Júlia competiu na categoria Sub-21, na modalidade Kumite, e alcançou
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia
Caraguatatuba entra na rota do esporte internacional nos dias 12 e 13 de setembro com a realização do Campeonato Mundial de Sambo de Praia, na Praça da Cultura. A competição deve trazer ao município mais de 250 atletas de mais de 30 países e será realizada pela primeira vez na
Governo Municipal apresenta Programa Caraguá Segura a empresários de Caraguatatuba
O programa Caraguá Segura foi apresentado pelo secretário de Assistência Social, Marcelo Paiva de Medeiros, durante o café empresarial da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, realizado na quinta-feira (27), no Hotel Costa Norte. O encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre comerciantes, empresários, convidados, equipes das Secretarias de Governo
Caraguatatuba ganha projeção internacional com Mundial de Sambo de Praia e Brasil conquista quatro medalhas
Caraguatatuba recebeu o Campeonato Mundial de Sambo de Praia no último fim de semana, dias 12 e 13 de setembro. A competição ocorreu na Arena Nacional Serramar Parque Shopping e reuniu mais de 250 atletas, integrantes de delegações e comissões de 19 países. A competição marcou a realização, pela primeira
