Pesquisar No Site

Conselheiros da Defesa dos Direitos do Idoso passam por capacitação sobre leis e noções de administração pública

Conselheiros da Defesa dos Direitos do Idoso passam por capacitação sobre leis e noções de administração pública
Conselheiros da Defesa dos Direitos do Idoso passam por capacitação sobre leis e noções de administração pública

Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de Caraguatatuba (CMDDI) passaram por capacitação sobre algumas leis importantes que regem os direitos da pessoa idosa, atuação da administração pública, a política da pessoa idosa nos municípios e o fortalecimento dos Conselhos Municipais, entre outros temas pertinentes, na quarta-feira (5), na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

A atualização ministrada pelo advogado e Chefe de Gabinete do governo municipal de Caraguatatuba, Marcelo Paiva de Medeiros, teve o objetivo trazer informação e habilidades de fiscalização de políticas públicas para acompanhar as verbas do fundo de repasse, noções de administração pública, e também sobre o terceiro setor.

O que é um Conselho Municipal? Qual o papel do conselheiro? O que é controle social? O Conselho como órgão de certificação e fiscalização. O que é o Plano de Ação Anual? O Fundo Municipal, o Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741/2003 – Lei n.º 14.423/22), que estabelece normas específicas para garantir os direitos dos idosos e inclui a proteção contra qualquer forma de violência, discriminação ou negligência, foram alguns dos temas abordados.

O advogado explicou que os Conselhos Municipais reúnem representantes do governo (50%) e da sociedade civil (50%) para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços estatais. São espaços nos quais governo e sociedade devem discutir, formular e decidir de forma compartilhada e corresponsável as diretrizes das Políticas Públicas  Municipais.

Além disso, os conselhos têm um importante papel a desempenhar no controle da gestão pública e na democratização das relações que se estabelecem entre o Estado e a sociedade em geral.

Cabe ainda promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios das pessoas idosas, encaminhando propostas aos poderes municipais, que são os principais responsáveis pela execução das ações.

O Chefe de Gabinete destacou também os cinco princípios constitucionais da Administração Pública no Brasil, previstos no Art. 37 da Constituição Federal: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, que orientam toda a atuação dos órgãos públicos para garantir uma gestão seja justa, transparente, ética e eficaz.

Outro assunto apresentado foi a respeito dos Fundos Municipais, que são fundos especiais previstos no art. 71 da Lei Federal nº 4.320/64, criados para abrigar contabilmente as receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços.

Os recursos captados devem ser aplicados, exclusivamente, nas ações, programas, projetos e atividades voltadas ao atendimento da pessoa idosa sob a orientação e supervisão dos conselhos, por meio de um plano de aplicação de recursos.

Medeiros explicou ainda, especificamente, sobre o Fundo Municipal de Defesa aos Direitos do Idoso, presente nos artigos 21, 22 e 23 da Lei Municipal n.º 1.861/2010, em conformidade com a Lei Federal n.º 12.213/2010, que institui o Fundo Nacional do Idoso, destinado a financiar programas e as ações relativas ao idoso, com vistas em assegurar seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Está vinculado diretamente ao poder executivo, tendo sua destinação liberada através de projetos, programas e atividades aprovadas pelo CMDDI.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, presente na reunião, disse que na próxima quarta-feira (12), será a vez dos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Com Deficiência (Comdefi) passarem por capacitação.

“Com os conhecimentos repassados na capacitação, os dois conselhos se fortalecem para trabalhar com mais propriedade e segurança, diante de suas atribuições e em parceria com a Sepedi, em prol das pessoas idosas e das pessoas com deficiência no município”, afirmou Malerba.

De acordo com o presidente do CMDDI, Alexandre Barroqueiro, a capacitação foi de extrema importância e fundamental para o efetivo funcionamento e impacto do conselho, e essencial para garantir que os conselheiros possam exercer plenamente suas funções de controle social, fiscalização e proposição de políticas públicas, conforme o que é exigido em um estado democrático de direito.

“O Dr. Marcelo Paiva nos trouxe o conhecimento necessário sobre os Marcos Legais, como o Estatuto da Pessoa Idosa, leis municipais, entre outros, e os conceitos relacionados aos direitos e à situação da pessoa idosa. Isso garante que as deliberações e fiscalizações, estejam embasadas na legislação e com maior compreensão das políticas publicas. Investir na formação dos conselheiros é o caminho mais eficaz para transformar a legislação em proteção real para as pessoas idosas do município”, avaliou Barroqueiro.

Secretaria de Comunicação – 06/11/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca aprovados de três funções do Concurso de 2023
Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca aprovados de três funções do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de três funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (15, 16 e 17/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/10/2025
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo

Os jovens integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram de uma atividade formativa na sede do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no bairro Indaiá, na manhã do último sábado (11). O encontro reuniu os dois polos do projeto, nos Ciases Sumaré e Travessão, e teve como

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/10/2025
Fundacc promove 9º Festival de Cinema ‘Curta Caraguá’ a partir de quarta-feira
Fundacc promove 9º Festival de Cinema ‘Curta Caraguá’ a partir de quarta-feira

Tem início nesta quarta-feira (29/10) a nona edição do Curta Caraguá – Festival de Cinema de Caraguatatuba, uma celebração da sétima arte, voltada ao incentivo da produção audiovisual, da formação de público e da valorização de talentos da região. A programação é gratuita e segue até o dia 7 de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/10/2025
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê promove programação especial com rodas de conversa e exposições
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê promove programação especial com rodas de conversa e exposições

Os visitantes do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê em Caraguatatuba podem aproveitar uma programação especial nas próximas semanas. Com rodas de conversa e diversas exposições abertas ao público, as atividades buscam valorizar a educação ambiental, a cultura caiçara e o protagonismo de iniciativas locais voltadas à preservação da natureza. No

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 07/10/2025
Caraguatatuba inicia projeto de educação em saúde bucal para pessoas com deficiência
Caraguatatuba inicia projeto de educação em saúde bucal para pessoas com deficiência

Voltado à promoção de práticas adequadas de higiene oral entre usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, a Secretaria de Saúde deu início ao projeto “Educação em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência”. O intuito é realizar palestras educativas destinadas a pais, cuidadores, professores e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/10/2025