Pesquisar No Site
Feira das Profissões de Caraguatatuba orienta jovens sobre oportunidades no mercado de trabalho
Feira das Profissões de Caraguatatuba orienta jovens sobre oportunidades no mercado de trabalho
Centenas de adolescentes da região visitaram a Feira das Profissões 2025 na última terça-feira (14/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e na Escola Técnica Estadual (Etec), no Indaiá, em Caraguatatuba. O evento ofereceu orientação profissional, experiências práticas e encaminhamentos que auxiliam na escolha de carreira e qualificação para as demandas da economia regional.

#PraTodosVerem: Alunos e Alunas da Guarda Mirim montam figuras geométricas durante a Feira de Profissões 2025 (Foto: JC Curtis/PMC)
Quem passou pelas duas instituições de ensino teve a chance de se informar sobre carreiras das áreas de Administração, Contabilidade, Direito, Edificações, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de RH, Matemática, Medicina, Meio Ambiente, Processos Gerenciais, Psicologia, Tecnologia da Informação, Polícia Militar, Mecânica Automotiva, Música, Artes, Empreendedorismo, entre outras.
Os visitantes também puderam retirar mudas nativas da Mata Atlântica no viveiro municipal da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; fazer um teste vocacional com alunos de psicologia e assistir à simulação de um Tribunal do Júri com alunos de direito, além de uma partida de basquetebol promovida pela Secretaria de Esportes e Recreação com análise pós-jogo.
De acordo com o aluno do 1º ano do Ensino Médio com Técnico de Administração, Eduardo de Melo Valeriano, de 16 anos, a Feira das Profissões mostra os atrativos e a estrutura dos cursos ofertados pelo IFSP e pela Etec de Caraguatatuba. “As duas escolas nos proporcionam cursos integrados ao ensino médio. Isso vai me dar a direção para onde eu quero ir”, enfatizou.
A secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes, disse que a Feira das Profissões serve para nortear estudantes com dúvidas sobre a escolha de uma carreira no mercado de trabalho. “A Feira das Profissões é o momento em que os jovens podem conhecer diversas formações existentes, além das tradicionais, Medicina, Engenharia e Direito. Aqui, eles escolhem com muito mais segurança o seu futuro profissional”, explicou. “A nossa intenção é atrair os alunos no início e no final do Ensino Médio porque são estudantes que enfrentam esse dilema nessa faixa etária”, concluiu.
Para o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, o evento abre os horizontes dos jovens da região. “A Feira das Profissões é uma parceria do governo municipal com as instituições de ensino de Caraguatatuba. Isso faz com que nós tenhamos jovens mais engajados e com metas mais estruturadas sobre o que e como fazer em relação ao mercado de trabalho. A população tem que vir aqui prestigiar e trazer as crianças para terem contato com essas profissões”, reconheceu.
A Feira de Profissões é uma iniciativa do governo municipal por meio da Secretaria de Governo, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba, Escola Técnica (ETEC), Centro Universitário Módulo, Unitau Caraguatatuba, empresas de diferentes segmentos e profissionais liberais, com o objetivo de apresentar opções de formação e mercado de trabalho para jovens, alunos do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas famílias.
Secretaria de Comunicação Social – 15/10/2025
Veja Também Recentes
Eleitos novos Conselheiros Representantes da Sociedade Civil do Comdefi gestão 2026/2029
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizou eleição para Conselheiros Representantes da Sociedade Civil, gestão 2026/2029, terça-feira (14), e contou com 324 eleitores votantes. No segmento das Associações Civis que atuam no atendimento e defesa das Pessoas com Deficiências (PcD) foram eleitas a APAE – Associação
Rua da Família oferece esporte cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (26) mais uma edição do programa Rua da Família, na Avenida da Praia, no Centro. O evento ocorre das 8h às 12h, com atividades gratuitas voltadas a moradores, turistas e visitantes. Promovida pela administração municipal, a iniciativa transforma um trecho da orla em
Prefeitura de Caraguatatuba realiza projeto Colônia de Férias Inverno para crianças e adolescentes do Residencial Getuba
Crianças e adolescentes do Condomínio Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, em Caraguatatuba, participaram na quarta-feira (23) de uma visita ao Complexo Turístico do Camaroeiro, onde desenvolveram várias atividades recreativas e dinâmicas em grupo. A iniciativa faz parte do projeto “Colônia de Férias”, desenvolvido, desde o ano
Ana Maria Carvalho apresenta show de cultura popular no 27º Festival do Camarão
O 27º Festival do Camarão segue nesta semana com extensa programação gratuita na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Entre as diversas atrações artísticas, os visitantes podem prestigiar o show da cantora, arte educadora e brincante da cultura popular brasileira Ana Maria Carvalho. A apresentação será realizada domingo (26/7),
Defesa Civil alerta para ventos a partir de 90 km/h nesta sexta-feira e no sábado
A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que a partir desta quinta-feira (6), chega ao Litoral Norte uma nova frente fria que deve provocar mudança no tempo, com rajadas de vento a partir das 14 horas. Na sexta-feira (7) e no sábado (8), as rajadas se intensificam e devem chegar a
