Pesquisar No Site
Caraguatatuba celebra talentos no 1º MiniFEC “Imagens que educam, vozes que transformam”
Caraguatatuba celebra talentos no 1º MiniFEC “Imagens que educam, vozes que transformam”
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de quinta-feira (9), a cerimônia de premiação do 1º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema, promovido pela Secretaria de Educação. O evento marcou o encerramento da primeira edição do projeto, que teve como tema “Imagens que educam, vozes que transformam” e reuniu estudantes, professores, gestores e familiares para celebrar a arte, a criatividade e o protagonismo estudantil.

#PraTodosVerem – Caraguatatuba celebra talentos no 1º MiniFEC (Foto: Hugo Labanca/PMC)
A solenidade contou com a presença de autoridades e a exibição dos curtas-metragens vencedores nas quatro categorias do festival.
“Esse projeto mostra que a rede de ensino de Caraguatatuba está conectada com o futuro. O cinema, além de ser uma poderosa ferramenta de expressão, ensina os alunos a olhar o mundo com sensibilidade e consciência. Parabenizo todos os envolvidos por levarem à tela o talento, a emoção e a realidade de nossas escolas”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva.
“O MiniFEC é uma iniciativa que reforça o quanto a arte pode educar, inspirar e transformar. Nossos alunos mostraram que a escola é um espaço de criação, sensibilidade e voz”, destacou a secretária de Educação, Roseli Morilla.
Na premiação, na categoria “Live-Action”, o destaque foi o curta “Cor de Pele”, produzido pela EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz. Na categoria “Animação”, o prêmio ficou com “O Caminho da Filha da Lua”, desenvolvido pelo CIEFI Prof.ª Edna Maria Nogueira Ferraz. O título de melhor “Documentário” foi conquistado pela EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho, com o filme “Passos de Pedro”. Fechando a lista, a EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra venceu a categoria “Júri Popular”, com o curta “O (In)Visível”, escolhido pelo público nas plataformas digitais.
As produções foram avaliadas por uma comissão julgadora composta pela professora Gabriela Pancheri, Sara Sousa Mendonça (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc) e Evânia Escudeiro (Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba).
O festival foi idealizado pelas professoras Flávia Teles e Beatriz Gabelini e contou com a participação de diversas unidades da rede municipal de ensino, que apresentaram curtas produzidos com o apoio dos professores e das equipes gestoras. Entre elas estiveram o CIEFI Prof.ª Edna Maria Nogueira Ferraz, as EMEFs Prof. Luiz Ribeiro Muniz, Antonia Antunes Arouca, Auracy Mansano, Maria Aparecida de Carvalho, Maria Aparecida Ujio, Antonio de Freitas Avelar, Euclídes Ferreira e Luiz Silvar do Prado, além da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra.
Os premiados foram contemplados com troféus personalizados e feitos de material reciclável pelo supervisor de ensino, Robson Nascimento. Também foram entregues medalhas.
Saiba mais: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Secretaria de Comunicação Social 13/10/2025
Veja Também Recentes
Caraguatatuba participa da 10ª Semana Nacional de Arquivos com programação especial
O Arquivo Municipal Arino Santa’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove entre os dias 8 e 12/6 (segunda a sexta-feira) uma extensa programação aberta ao público. Serão realizadas rodas de conversa com convidados especiais, palestra e exibição de filmes, na sede do Arquivo, no Auditório Maristela de Oliveira e na Videoteca
Caraguatatuba vence clássico regional e entra no G-3 do futsal feminino
O futsal feminino de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória importante na temporada. Jogando no último domingo (17), a equipe do projeto Geração Independente venceu o ADCCTA, de São José dos Campos, por 2 a 0. O time caraguatatubense construiu o resultado com gols de Giovanna Mateus e Laura Garcia. A
9º Festival Felino apresenta espetáculos gratuitos no fim de semana no Teatro Mario Covas
O 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte segue nesta semana com espetáculos gratuitos em diversos locais de Caraguatatuba. Até o início de junho, o festival promove mais de 40 atrações em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Grupos nacionais e internacionais apresentam artes circenses e teatrais em
Prefeitura de Caraguatatuba retira de estrutura irregular em área de preservação permanente no Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta semana a retirada de uma estrutura irregular instalada em área de preservação permanente (APP), às margens do Rio Gracuí, no bairro Massaguaçu. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Além da remoção da estrutura, as equipes também executaram uma ampla
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de seis funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais nove aprovados de seis cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (20, 21 e 22/5), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
