Pesquisar No Site

Nutricionista alerta para importância de água, proteína e fibras na terceira idade

Destaques
Nutricionista alerta para importância de água, proteína e fibras na terceira idade
Nutricionista alerta para importância de água, proteína e fibras na terceira idade

Como garantir a ingestão apropriada de nutrientes e líquidos para manter a energia e hidratação do corpo e também otimizar a absorção dos alimentos, foram temas da palestra da nutricionista Cíntia Araújo para idosos, familiares e cuidadores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e da comunidade, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), sexta-feira (25).

#PraTodosVerem Pessoas idosas, familiares e cuidadores estão sentadas no salão de eventos da Sepedi. Elas assistem à palestra Alimentação Saudável para a Terceira Idade com a nutricionista Cíntia Araújo e o tradutor de LIBRAS, Alan Miranda.

Para assegurar uma alimentação saudável na terceira idade, a nutricionista indicou três boas refeições (café da manhã, almoço e jantar) ou pequenas refeições e lanches nutritivos a cada duas ou três horas para evitar longos períodos em jejum.

“Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais como arroz, milho, trigo, pães e massas de preferencialmente integrais; tubérculos como batata; raízes como mandioca, ao longo do dia. Dê preferência aos alimentos na sua forma natural. Coma também ao menos três porções de legumes e verduras e frutas diariamente”, ressaltou.

Cíntia também destacou a importância das fibras solúveis para o controle da glicemia, redução do colesterol, saciedade e saúde intestinal como a aveia, cevada, feijão, lentilhas, grão de bico, maçã, cenoura e batata doce. E ainda consumo necessário de proteínas, encontradas no leite derivados e carnes (boi, peixe e frango) para prevenir e reverter a perda de massa muscular (sarcopenia) e manter funcionalidade e força muscular.

“No idoso a salivação diminui e muitos têm dificuldade em mastigar e engolir (disfagia). A saída é transformar a consistência do alimento. Usar preparações bem cozidas e bem picadas ou amassadas, pois alguns têm problemas também quando fica muito liquido”, ensinou.

Não menos importante é a ingestão de água. “O ideal na terceira idade é tomar dez copos de água por dia. Para aqueles que têm dificuldade em consumir a

quantidade de água indicada, pode complementar com chás de ervas como camomila, erva-doce, hortelã, cavalinha, entre outros, e sucos de frutas, sem adoçá-los”, ressaltou.

Wilson Ribeiro 66 anos, é cuidador da esposa Maria, 66 anos, que amputou membro inferior, devido ao diabetes. “Gostei muito das dicas passadas pela nutricionista, principalmente porque sou eu quem cozinho em casa”, disse.

A aposentada Vanilse Carvalho Medeiros, 71 anos, avaliou que o conteúdo repassado foi muito importante. “Há casos de diabetes na minha família e por isso, tomo muito cuidado com o que como. Em casa evito doces, carnes gordas e refrigerantes. Além disso, faço hidroginástica, alongamento e ritmo, no Ciapi para manter a saúde”, declarou.

A palestra “Alimentação Saudável na Terceira Idade” foi uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, por meio do Banco de Alimentos e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

Secretaria de Comunicação – 25/7/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Curso de formação dos 36 guarda-vidas temporários do Verão 2026/2027 de Caraguatatuba termina dia 16
Curso de formação dos 36 guarda-vidas temporários do Verão 2026/2027 de Caraguatatuba termina dia 16

O curso de formação do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) para os 36 selecionados no teste de aptidão física (TAF) do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) segue até o dia 16 de outubro, no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/10/2026
Estudantes e população de Caraguatatuba escolhem Kiko como nome do mascote da saúde bucal
Estudantes e população de Caraguatatuba escolhem Kiko como nome do mascote da saúde bucal

Caraguatatuba elegeu o nome que vai representar a mascote da Saúde Bucal nas ações desenvolvidas pela área, incluindo atividades educativas, campanhas de prevenção e iniciativas voltadas à população. Kiko foi a escolha anunciada na última quinta-feira (24), após votação realizada pela internet e nas escolas da rede municipal. Ao todo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 28/09/2026
Litoral Encena abre 17ª edição com “O Auto da Compadecida” e programação gratuita em Caraguatatuba
Litoral Encena abre 17ª edição com “O Auto da Compadecida” e programação gratuita em Caraguatatuba

Teve início no último sábado (12/9), na Praça da Cultura, no Centro, o Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba. Em sua 17ª edição, o evento segue até 20 de setembro (domingo), com uma extensa programação gratuita, reunindo espetáculos teatrais para todas

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/09/2026
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 24 de outubro (sábado), às 20h, a peça teatral “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e direção da renomada atriz Ana Rosa. Em cena, Rogério Fabiano, ator e produtor do espetáculo, revive

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/09/2026
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade

As equipes de voleibol de Caraguatatuba disputaram, no último final de semana, em Caçapava, as finais da Copa da Amizade, com conquistas nas categorias Sub-13 e Sub-17, pelas séries Prata e Ouro. As partidas foram marcadas pelo desempenho das atletas, que demonstraram técnica, determinação e espírito de equipe ao longo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/09/2026