Pesquisar No Site
Nutricionista alerta para importância de água, proteína e fibras na terceira idade
Nutricionista alerta para importância de água, proteína e fibras na terceira idade
Como garantir a ingestão apropriada de nutrientes e líquidos para manter a energia e hidratação do corpo e também otimizar a absorção dos alimentos, foram temas da palestra da nutricionista Cíntia Araújo para idosos, familiares e cuidadores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e da comunidade, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), sexta-feira (25).

#PraTodosVerem Pessoas idosas, familiares e cuidadores estão sentadas no salão de eventos da Sepedi. Elas assistem à palestra Alimentação Saudável para a Terceira Idade com a nutricionista Cíntia Araújo e o tradutor de LIBRAS, Alan Miranda.
Para assegurar uma alimentação saudável na terceira idade, a nutricionista indicou três boas refeições (café da manhã, almoço e jantar) ou pequenas refeições e lanches nutritivos a cada duas ou três horas para evitar longos períodos em jejum.
“Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais como arroz, milho, trigo, pães e massas de preferencialmente integrais; tubérculos como batata; raízes como mandioca, ao longo do dia. Dê preferência aos alimentos na sua forma natural. Coma também ao menos três porções de legumes e verduras e frutas diariamente”, ressaltou.
Cíntia também destacou a importância das fibras solúveis para o controle da glicemia, redução do colesterol, saciedade e saúde intestinal como a aveia, cevada, feijão, lentilhas, grão de bico, maçã, cenoura e batata doce. E ainda consumo necessário de proteínas, encontradas no leite derivados e carnes (boi, peixe e frango) para prevenir e reverter a perda de massa muscular (sarcopenia) e manter funcionalidade e força muscular.
“No idoso a salivação diminui e muitos têm dificuldade em mastigar e engolir (disfagia). A saída é transformar a consistência do alimento. Usar preparações bem cozidas e bem picadas ou amassadas, pois alguns têm problemas também quando fica muito liquido”, ensinou.
Não menos importante é a ingestão de água. “O ideal na terceira idade é tomar dez copos de água por dia. Para aqueles que têm dificuldade em consumir a
quantidade de água indicada, pode complementar com chás de ervas como camomila, erva-doce, hortelã, cavalinha, entre outros, e sucos de frutas, sem adoçá-los”, ressaltou.
Wilson Ribeiro 66 anos, é cuidador da esposa Maria, 66 anos, que amputou membro inferior, devido ao diabetes. “Gostei muito das dicas passadas pela nutricionista, principalmente porque sou eu quem cozinho em casa”, disse.
A aposentada Vanilse Carvalho Medeiros, 71 anos, avaliou que o conteúdo repassado foi muito importante. “Há casos de diabetes na minha família e por isso, tomo muito cuidado com o que como. Em casa evito doces, carnes gordas e refrigerantes. Além disso, faço hidroginástica, alongamento e ritmo, no Ciapi para manter a saúde”, declarou.
A palestra “Alimentação Saudável na Terceira Idade” foi uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, por meio do Banco de Alimentos e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
Secretaria de Comunicação – 25/7/2025
Veja Também Recentes
Procon de Caraguatatuba reforça dicas de compra dos presentes da garotada no Dia das Crianças
O Procon de Caraguatatuba fornece algumas recomendações para o consumidor evitar transtornos na hora da compra do presente do Dia das Crianças, celebrado anualmente em 12 de outubro. O supervisor de governança do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, enfatiza a importância da realização de uma pesquisa rigorosa
Massaguaçu Basketball vence Taubaté e garante vaga na final do campeonato
A equipe feminina do MBF Massaguaçu Basketball garantiu, no último domingo (20), uma vaga na fase final do Campeonato da Federação Paulista de Basketball – Região III, após vencer o CFE Taubaté por 15 a 13, em partida realizada no Ginásio da CTI, no município de Taubaté. Com o resultado,
Macc participa da “20ª Primavera dos Museus”
Entre os dias 22 e 24 de setembro, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) integra a 20ª Primavera dos Museus com o tema “Museus para todas as pessoas”. A iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) reúne instituições museais e culturais de diferentes regiões do país
Caraguatatuba avança em nova etapa do Alfabetiza Juntos SP
Troca de experiências, análise da prática em sala de aula e novas estratégias para trabalhar Língua Portuguesa e Matemática marcaram mais uma etapa do Alfabetiza Juntos SP realizada nesta semana em Caraguatatuba. Articuladores regionais e técnicos municipais do Vale do Paraíba participaram do Módulo 6 da formação, com atividades voltadas
Caraguatatuba é selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026
Caraguatatuba foi selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026, que será realizada de 19 a 22 de outubro, no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na capital paulista. Durante todo o evento, a participação ocorrerá no espaço Crie Políticas Públicas, integrado à Arena Cidade Empreendedora – Cidades
