Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família

Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários.

#PraTodosVerem: Plantio de árvores nativas no canteiro central da Avenida da Praia de Caraguatatuba (Foto: JC Curtis/PMC)
No dia 6, foram plantadas 15 árvores de espécies diversas, todas nativas da região. No último domingo, os voluntários plantaram mais 25 árvores no trecho da rotatória entre a Av. Dr. Arthur da Costa Filho (Av. da Praia) e a Av. Prestes Maia, com suporte da Secretaria de Urbanismo.
As espécies selecionadas foram palmito juçara, embaúba, jatobá, pitangueira, jabuticabeira, entre outras. As árvores escolhidas para o plantio são essenciais para o equilíbrio ecológico da região, além de contribuírem para a preservação da Mata Atlântica e a recuperação de áreas degradadas.
O Projeto Arborizar, lançado pela Secretaria de Urbanismo, busca promover a arborização da cidade e também criar um vínculo entre os moradores, especial Por meio do Projeto Arborizar, mente as futuras gerações, com a preservação ambiental.
O sentimento de pertencer e cuidar são propostas centrais do projeto, que já iniciou as atividades nas escolas públicas do município, com ações educativas voltadas para estudantes. Agora, está alinhada ao projeto do Governo Municipal de promover um domingo de lazer na Rua da Família.
Parceria entre Governo Municipal e voluntários do Projeto Araticum
O Projeto Araticum teve grande participação no plantio, que é uma iniciativa focada em restaurar e revitalizar áreas de vegetação nativa da região, com foco na Mata Atlântica e na Restinga. Com um trabalho voltado à sustentabilidade e à educação ambiental, o Araticum tem contribuído para aumentar a área verde de Caraguatatuba e conscientizar a população sobre a importância da preservação da biodiversidade local.
O envolvimento de voluntários e organizações ambientais no plantio de árvores reforça a ideia de que, para promover mudanças reais e duradouras, é fundamental o engajamento coletivo.
Secretaria de Comunicação Social – 14/7/2025
Veja Também Recentes

Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba pleiteia ao Ministério da Saúde o selo de eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Selo Ouro da Sífilis, além do Selo Prata para Hepatite B. A certificação reconhece municípios que atingem metas específicas no enfrentamento da transmissão de infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população

Caraguatatuba conta com novo portal da Política Nacional Aldir Blanc no município
O governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), lançou o site oficial da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no município. A plataforma, disponível no endereço https://sites.google.com/view/pnabcaraguatatuba tem como objetivo centralizar as informações sobre os editais, etapas de execução, prestação de contas e materiais de

Palestra da Reforma tributária reúne 100 profissionais do ramo da construção em Caraguatatuba
Cerca de 100 pessoas, entre profissionais dos ramos da construção civil, imobiliário, contábil e do setor público assistiram à palestra “Reforma Tributária e seus Impactos na Construção Civil e no Mercado Imobiliário: Cenários e Oportunidades” na última segunda-feira (16/6), na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá. Organizada pela Associação

Documentário resgata memórias de Caraguatatuba em sessão dedicada a idosos e pessoas com deficiência
A exibição do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” reuniu vários usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) para uma imersão na história de Caraguatatuba contada pelas lentes do surfe.