Pesquisar No Site
Nova lei quer proibir fogos com estampido e punir infratores com mais rigor em Caraguatatuba

Nova lei quer proibir fogos com estampido e punir infratores com mais rigor em Caraguatatuba
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, enviou à Câmara de Vereadores um novo projeto de lei que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido no município e reforça as punições para quem descumprir a norma, caso aprovada pelos parlamentares.
Além de proibir a soltura de fogos com estampido em todo o território municipal, a proposta amplia as sanções, aumenta o valor da multa e admite outros meios de prova, como fotos e vídeos, para comprovar infrações. Responsáveis por empresas, eventos, que descumprirem a lei também serão responsabilizados, inclusive podendo ser punidos opor omissão.
A iniciativa acompanha o veto total ao projeto anteriormente aprovado pela Câmara, que previa não só a proibição, mas também comercialização de fogos com estampido. Na justificativa do veto, o prefeito esclarece que a inclusão da palavra “comercialização” no texto contraria a Constituição Federal e decisões já proferidas em ações diretas de inconstitucionalidade (ADIN), pois não caberia ao município restringir a venda de produtos, apenas a sua soltura, sob pena de ferir a garantia da livre iniciativa comercial.
“Nós concordamos com o objetivo do projeto, mas da forma que foi apresentado não cabia apenas um veto parcial para retirar o termo ‘comercialização’. Por isso, optamos pela apresentação de uma nova lei, que preserva o objeto original e aperfeiçoa a matéria, com punições mais rigorosas, mecanismos de identificação eficientes” e melhoria no processo de fiscalização, afirma Mateus Silva.
É notório que a queima de fogos de artifício com estampido (barulho) pode desencadear crises severas em pessoas com condição de hipersensibilidade, provoca estresse em animais e coloca em risco o meio ambiente.
As novas regras visam justamente proteger de maneira mais assertiva a saúde e o bem estar da coletividade em Caraguatatuba, impedindo tais ocorrências e punindo de maneira mais severa os infratores.
Secretaria de Comunicação Social – 10/7/2025
Veja Também Recentes

Copa da Criança de Futsal de Caraguatatuba começa com 23 gols em quatro jogos
A bola rolou nas quadras de Caraguatatuba na noite de quarta-feira (11) pela Copa da Criança de Futsal 2025, um dos maiores eventos esportivos infantojuvenis da região, voltado ao estímulo da prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. A competição reúne 86 equipes de Caraguatatuba, Ubatuba,

Teatro Mario Covas recebe espetáculo adaptado por Augusto Cury neste sábado
Neste sábado (28/6), às 20h, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe o espetáculo “O Futuro da Humanidade”, inspirado na obra do renomado psiquiatra e escritor Augusto Cury. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 120, e podem ser adquiridos pelo site https://bileto.sympla.com.br/. Classificação 10 anos. Dirigida por Rogério

Mostra de Filmes Caiçaras tem nova edição no próximo domingo
Com três projetos audiovisuais gravados em Caraguatatuba com equipe local, a Mostra de Filmes Caiçaras teve início no último dia 22 no Polo Cultural do Travessão e reuniu grande público para assistir a estreia de “Trancistas” e “Corpo Mutável”. A presença do DJ Pippo garantiu muita música e festa no evento. A iniciativa terá continuidade com novas edições nos dias 29 de

Oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt é nesta quinta-feira com entrada gratuita
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (10/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina combina métodos

Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba pleiteia ao Ministério da Saúde o selo de eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Selo Ouro da Sífilis, além do Selo Prata para Hepatite B. A certificação reconhece municípios que atingem metas específicas no enfrentamento da transmissão de infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.