Pesquisar No Site
Instituto Federal de Caraguatatuba e Secretaria de Turismo realizam 1º Hackathon voltado ao turismo local
Instituto Federal de Caraguatatuba e Secretaria de Turismo realizam 1º Hackathon voltado ao turismo local
O Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, promove entre os dias 5 e 7 de julho de 2025 o 1º Hackathon IFSP-CAR, uma maratona de programação inédita no município, voltada à criação de soluções tecnológicas inovadoras para impulsionar o setor turístico de Caraguatatuba.
A atividade, de natureza extensionista, será o primeiro evento do gênero realizado na cidade e deve reunir estudantes dos cursos técnicos e superiores do Instituto em uma imersão de 50 horas ininterruptas, com atividades presenciais no campus. Os participantes, organizados em equipes, devem desenvolver projetos digitais práticos e aplicáveis à realidade do turismo local e responder a desafios propostos pela Secretaria de Turismo.
A palavra “hackathon” nasce da combinação de “hack” (no sentido criativo e colaborativo de solucionar problemas) com “marathon” (maratona). Trata-se de um formato que vem sendo adotado por empresas, governos e universidades no mundo todo para promover inovação aberta, estimular talentos e gerar soluções reais em um curto espaço de tempo.
Esse tipo de evento estimula o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e, principalmente, a aplicação prática do conhecimento acadêmico em benefício da comunidade, destaca a comissão organizadora do Instituto Federal. E, neste caso, com foco direto em um setor estratégico para Caraguatatuba – o turismo.
Durante o Hackathon, os participantes vão contar com mentoria técnica e apoio da infraestrutura do Instituto Federal, incluindo laboratórios de informática, internet e áreas de descanso. O evento também conta com o apoio de empresas locais e regionais, que devem fornecer suporte aos estudantes durante as 50 horas de imersão e garantir refeições e acolhimento. As empresas apoiadoras incluem Magic City, Wet’n Wild, Serramar Shopping, Imaruí Distribuidora, IIBrasil, Atlântic Burguer e Ticho.
Ao final, os projetos serão avaliados por uma banca formada por representantes do Instituto Federal, da Secretaria de Turismo, convidados técnicos e contará com a participação do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva. Os melhores trabalhos serão reconhecidos com menções honrosas e podem ser apresentados publicamente em evento oficial do governo municipal.
A expectativa é que as ideias desenvolvidas tenham continuidade, podendo inclusive ser encaminhadas para incubação, apoio institucional ou futura implementação no município — sempre com o devido crédito aos idealizadores.
Para a Secretaria de Turismo, a iniciativa representa mais um passo rumo à integração entre formação educacional, criatividade jovem e desenvolvimento de políticas públicas mais modernas e eficientes. “Estamos criando uma ponte entre o conhecimento técnico e as necessidades reais da cidade”, afirma a secretária Bianca Colepicolo.
A participação é exclusiva para estudantes do Instituto Federal de Caraguatatuba. A comunidade está convidada a acompanhar os desdobramentos do evento pelas redes e site oficiais do Instituto. A cerimônia de abertura será realizada no dia 5 de julho, às 9h, no próprio Instituto.
Mais informações:
Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – IFSP Caraguatatuba
e-mail: ads@ifspcaraguatatuba.edu.br
Site: ifspcaraguatatuba.edu.br
Secretaria de Comunicação Social – 30/6/2025
Veja Também Recentes
Caraguatatuba abre inscrições para entidades casas religiosas e grupos participarem da 42ª Festa de Iemanjá
Com mais de duas décadas de tradição, a Festa de Iemanjá chega à 42ª edição em Caraguatatuba no dia 5 de dezembro. A celebração será na Praia do Centro com abertura às 19h. Entidades, casas religiosas e grupos que desejam participar podem se inscrever até às 17h do dia 13
Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região
Caraguatatuba recebe no dia 17 de outubro a 2ª Etapa do Circuito Mirim da Delegacia da 6ª Região, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com competição que contempla as categorias Pré-Mirim (6 a 8 anos), Mirim I (9 anos) e Mirim II (10 anos). A participação é destinada a
Caraguá em Movimento começa nesta sexta-feira com música e programação para toda família
A Praça de Eventos do Porto Novo recebe a partir desta sexta-feira (18) o Caraguá em Movimento, com três dias de música, gastronomia, artesanato, dança e atividades para diferentes públicos. A programação segue até domingo (20), com entrada gratuita. A abertura fica por conta da banda Terra Acústica, que se
Projeto do Domicílio Tributário Eletrônico para comunicação com CNPJs inscritos em Caraguatatuba é tema de audiências públicas
O projeto de lei que institui o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) no município será discutido em duas audiências públicas nesta quarta-feira e na última quarta-feira de setembro (23 e 30/9), às 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda devem explicar a propositura, que cria uma
Palhaça Bizuka estreia peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” no Auditório Maristela de Oliveira nesta sexta
Estreia nesta sexta-feira (2/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. Haverá reapresentação do espetáculo no sábado (3/10), no mesmo horário e local. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael
